Fala-se muito em felicidade, todos tem uma opinião sobre a felicidade.
Mas será que falamos da mesma coisa, quando falamos de felicidade?
Existe uma tendencia para padronizar a felicidade e vem da influência principalmente da proliferação dos meios de comunicação, e nomeadamente da indústria publicitária que ao serviço dos grandes interesses económicos cria uma imagem de felicidade que deve ser um objectivo para a população atingir.
É incutido um estilo de vida associada ao consumo e são definidos mesmo ao nível do aspecto físico, a forma como essa felicidade é representada.
São definidos padrões de beleza, que tornam muitos reféns desses padrões e que muitas vezes tem dificuldade em atingi-los.Gerando assim uma busca incessante para atingir tais padrões, mesmo à custa da saúde.
São exibidos objectos que se traduzem em estatus para quem os possuir e que apenas os seus proprietários serão felizes. Criando-se falsas necessidades que induzam o consumo.
E o que se verifica é que aqueles que possuem tais objectos não veem aumentada, senão temporáriamente os seus níveis de felicidade. E teem de continuar nesse ritmo de consumo desenfreado para voltar a ter esses breves momentos de felicidade. Vendo ainda aumentar a necessidade de aumentar cada vez mais o número ou o volume desses objectos.
Se cada um de nós fizer uma pausa e ficar apenas na companhia do seu Ser, irá verificar a ilusão que tudo isso representa.
Aumentando o seu auto-conhecimento irá redescobrir que de facto a felicidade genuína reside em si, é parte da sua essência, é o seu estado natural. E que independentemente do que se passar no seu exterior, essa essência feliz é imutável e eterna.
E tudo aquilo que lhe dizem precisar para ser feliz, de facto, é dispensável.
Tomando consciência de quem é, percebe que aceitando o que a realidade lhe presenteia verifica que esta não a define, nem a condiciona a não ser que assim o permita.
Vê que a felicidade não é um local, ou objectivo a atingir, mas sim algo que depende apenas da sua permissão para que se torne manifesta, pois já a possui. Que é a sua percepção que pode ou não torna-la manifesta na sua realidade.
E essa felicidade não é igual para todos, ela é intima de cada Ser. A forma como a irá viver nesta dimensão será diferente de acordo com a experiência que cada um de nós vem passar.
Sendo que na nossa essência somos todos um, somos diferentes partes de um mesmo todo.
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Vivendo o momento presente
Viver o momento presente, estar focada em cada coisa que fazes é a receita para te re-conectares com a tua essência. Ela está ai, esperando que olhes para ela, que voltes a reencontrar-te contigo própria.
A tua vida tem sido monótona, parece-te que os dias são todos iguais e que nada se passa. Sentes que és apenas mais uma a ver passar a carruagem da vida. O bem estar e a alegria parecem que andam afastadas da tua realidade. Desejas ardentemente que ocorram mudanças, mas não vês como possam acontecer.
As mudanças que desejas tem sempre ínicio em ti, e não precisam de ser grandes mudanças.
Podes começar por mudar a tua atitude face á tua situação, o modo como precepcionas a tua realidade determina como te sentes nela.
Se tiveres uma atitude de resistência e descontentamento face à situação, estarás mais focada nesse sentimento do que em estar presente em cada momento. Só estando presente em cada momento poderás apreciar em toda a plenitude as coisas boas que lhe estão agregadas.
Enquanto estiver a resistir a uma situação não poderá estar verdadeiramente presente nesse momento. Dedique a sua atenção total a cada momento e aceite as coisas como elas são, sem julgamentos, sem ideias pré-concebidas.
Esteja livre para aceitar o que vem, entregue-se e deixe-se supreender.
Mudando a sua atitude de um estado de resistência para uma estado de apreciação e receptividade verá que tudo muda instantaneamente na sua percepção da realidade.
E verá como tudo estará como tem de estar e o que tiver de sair da sua vida sairá e tudo aquilo que tiver de entrar na sua vida, será recebido com inteira dedicação e atenção.
Aprecie a vida, momento a momento são todos importantes, pois são os seus momentos e constituem a sua experiência humana.
A tua vida tem sido monótona, parece-te que os dias são todos iguais e que nada se passa. Sentes que és apenas mais uma a ver passar a carruagem da vida. O bem estar e a alegria parecem que andam afastadas da tua realidade. Desejas ardentemente que ocorram mudanças, mas não vês como possam acontecer.
As mudanças que desejas tem sempre ínicio em ti, e não precisam de ser grandes mudanças.
Podes começar por mudar a tua atitude face á tua situação, o modo como precepcionas a tua realidade determina como te sentes nela.
Se tiveres uma atitude de resistência e descontentamento face à situação, estarás mais focada nesse sentimento do que em estar presente em cada momento. Só estando presente em cada momento poderás apreciar em toda a plenitude as coisas boas que lhe estão agregadas.
Enquanto estiver a resistir a uma situação não poderá estar verdadeiramente presente nesse momento. Dedique a sua atenção total a cada momento e aceite as coisas como elas são, sem julgamentos, sem ideias pré-concebidas.
Esteja livre para aceitar o que vem, entregue-se e deixe-se supreender.
Mudando a sua atitude de um estado de resistência para uma estado de apreciação e receptividade verá que tudo muda instantaneamente na sua percepção da realidade.
E verá como tudo estará como tem de estar e o que tiver de sair da sua vida sairá e tudo aquilo que tiver de entrar na sua vida, será recebido com inteira dedicação e atenção.
Aprecie a vida, momento a momento são todos importantes, pois são os seus momentos e constituem a sua experiência humana.
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Treinar a Felicidade
Sim é possivel treinar a felicidade.
Através da prática tornas cada vez mais consciente em ti a felicidade que é parte da tua essência. Quanto mais focado em práticas felizes, mais a realidade irá espelhar esse estado de espírito. E as pessoas que fazem parte da sua vida também serão contagiadas e as mudanças que procura começarão a ganhar forma.
Temos um nível de felicidade consciente, ou seja, é o quanto percepcionamos a felicidade na nossa vida.
E esse nível sofre flutuações através de ocorrências externas, que julgamos como independentes de nós próprios. Existem estudos efectuados junto de pessoas que ganharam prémios do tipo da lotaria e euromilhões, que após um incremento de felicidade associado ao ganho do prémio financeiro, ao fim de poucos meses voltavam aos níveis anteriores de felicidade.
Por outro lado, existem outros estudos junto de pessoas que foram vítimas de acidentes graves que as deixaram parcialmente incapacitadas, paraplégicas, etc. E verificou-se que após o impacto negativo inicial nas suas vidas, também ao fim de alguns meses voltavam a ter o mesmo nível de percepção de felicidade qua possuiam antes do acidente.
Estes estudos são mais uma prova que os factores externos não são relevantes para o seu nível de felicidade, porque de facto a felicidade é parte de si, faz parte da sua natureza essencial. Logo nada do que faça externamente pode acrescentar o que quer que seja.Pode quando muito torná-la mais consciente para si.
Através de um treino assistido pode conectar-se mais conscientemente com a sua essência e verificar que sempre foi feliz e que sempre será feliz. Perceberá que independentemente do que ocorra na sua vida, o mais importante é a forma como reage ao que lhe acontece.
Possui em si todos os recursos, permita-se Ser.
Viva a sua vida em pleno.
Através da prática tornas cada vez mais consciente em ti a felicidade que é parte da tua essência. Quanto mais focado em práticas felizes, mais a realidade irá espelhar esse estado de espírito. E as pessoas que fazem parte da sua vida também serão contagiadas e as mudanças que procura começarão a ganhar forma.
Temos um nível de felicidade consciente, ou seja, é o quanto percepcionamos a felicidade na nossa vida.
E esse nível sofre flutuações através de ocorrências externas, que julgamos como independentes de nós próprios. Existem estudos efectuados junto de pessoas que ganharam prémios do tipo da lotaria e euromilhões, que após um incremento de felicidade associado ao ganho do prémio financeiro, ao fim de poucos meses voltavam aos níveis anteriores de felicidade.
Por outro lado, existem outros estudos junto de pessoas que foram vítimas de acidentes graves que as deixaram parcialmente incapacitadas, paraplégicas, etc. E verificou-se que após o impacto negativo inicial nas suas vidas, também ao fim de alguns meses voltavam a ter o mesmo nível de percepção de felicidade qua possuiam antes do acidente.
Estes estudos são mais uma prova que os factores externos não são relevantes para o seu nível de felicidade, porque de facto a felicidade é parte de si, faz parte da sua natureza essencial. Logo nada do que faça externamente pode acrescentar o que quer que seja.Pode quando muito torná-la mais consciente para si.
Através de um treino assistido pode conectar-se mais conscientemente com a sua essência e verificar que sempre foi feliz e que sempre será feliz. Perceberá que independentemente do que ocorra na sua vida, o mais importante é a forma como reage ao que lhe acontece.
Possui em si todos os recursos, permita-se Ser.
Viva a sua vida em pleno.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
Programa Treino da Felicidade
Programa treino da Felicidade
A felicidade faz parte da tua essência e ela é independente das condicionantes externas.
As condicionantes externas são resultado do teu estado interior, a tua realidade espelha o teu interior.
Se sentes que precisas de mudar algo na tua vida, se estás insatisfeita e queres ser mais feliz.
Este programa pode ser uma resposta para ti.
Sendo a felicidade algo que já possuis, ainda que não tenhas consciência disso, ela habita em ti. Se a tua realidade não o demonstra significa que estás desconectada da tua essência.Mas a boa notícia é que podes treinar a manifestação da tua felicidade. Com uma prática continuada, focando-te na felicidade, verás como tudo começa a mudar.E a felicidade começará a ser mais consciente na tua realidade.
Este programa no seu nível base1 é constituido por exercícios semanais enviados por mail e tem uma duração de quatro semanas.
No nível base2 acresce aos mails um feed-back aos resultados que vais obtendo.
No nível base3 terás uma sessão de Happiness Coaching no final do programa.
Se estiveres interessada em saber mais envia um mail para r23.renato@gmail.com
Age, é aqui e agora que tudo acontece.
Celebra a vida.
A felicidade faz parte da tua essência e ela é independente das condicionantes externas.
As condicionantes externas são resultado do teu estado interior, a tua realidade espelha o teu interior.
Se sentes que precisas de mudar algo na tua vida, se estás insatisfeita e queres ser mais feliz.
Este programa pode ser uma resposta para ti.
Sendo a felicidade algo que já possuis, ainda que não tenhas consciência disso, ela habita em ti. Se a tua realidade não o demonstra significa que estás desconectada da tua essência.Mas a boa notícia é que podes treinar a manifestação da tua felicidade. Com uma prática continuada, focando-te na felicidade, verás como tudo começa a mudar.E a felicidade começará a ser mais consciente na tua realidade.
Este programa no seu nível base1 é constituido por exercícios semanais enviados por mail e tem uma duração de quatro semanas.
No nível base2 acresce aos mails um feed-back aos resultados que vais obtendo.
No nível base3 terás uma sessão de Happiness Coaching no final do programa.
Se estiveres interessada em saber mais envia um mail para r23.renato@gmail.com
Age, é aqui e agora que tudo acontece.
Celebra a vida.
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Normal
O sentido de normalidade que leva a sociedade a julgar os que se desviam do padrão.
O que é ser normal?
Existe de facto tal conceito? Quem define os padrões de normalidade?
Tudo isto está na percepção de cada um, são uma ilusão criada pela mente colectiva e que vai mudando ao sabor dos tempos.
Aquilo que é tido como normal hoje, seria ultrajante hà séculos atrás, mesmo décadas atrás. Logo quem dá o direito a quem quer que seja de julgar os outros por padrões que são tudo menos estáveis, estando em constante mudança.
A sociedade está em constante mudança e vivemos tempos em que essas mudanças se dão a um ritmo elevado. Na realidade todas essas mudanças resultam da forma como vamos percepcionando aquilo que vemos e que sentimos. Mas de facto essa visão é incompleta, não nos dá a visão do todo. Ela é enviesada pela cultura e experiências em que são criadas.
Julgamos as situações em função das memórias que estão enraizadas em nós e quando ocorrem as situações são despoletadas essas memórias que servem de modelo de comparação.
Se em vez disso, nos centrarmos no momento presente, vivendo o agora em total consciência poderiamos ver e sentir as situações pelo que são. Sem necessidade de as julgarmos e mais disponiveis para absorver em plenitude a realidade que vamos criando e observando.
Estariamos a criar espaço para sermos supreendindos pelos acontecimentos, na sua beleza e harmonia. Na perfeição da existência, onde cada peça encaixa perfeitamente e todos são necessários e indispensáveis.
As deficiências existem apenas na nossa limitada percepção do Ser que somos, pois como nos temos como limitados a este corpo e em obdiência a uma mente, que se tem como separada de tudo o resto. Vamos criando barreiras que incrementam essa sensação de separação e desconexão ao todo. Permitindo-se re-conectar com a sua essência, perceberá que somos ilimitados e que somos de facto unos. Não havendo diferenças irreconciliáveis, nem seres descartáveis.
Existe espaço para todos, existe abundância para todos.
Aqui e agora vive a tua vida. Aceita quem és e a realidade que vais criando, procedendo assim crias espaço para que se manifeste na tua realidade a essência do teu Ser.
O que é ser normal?
Existe de facto tal conceito? Quem define os padrões de normalidade?
Tudo isto está na percepção de cada um, são uma ilusão criada pela mente colectiva e que vai mudando ao sabor dos tempos.
Aquilo que é tido como normal hoje, seria ultrajante hà séculos atrás, mesmo décadas atrás. Logo quem dá o direito a quem quer que seja de julgar os outros por padrões que são tudo menos estáveis, estando em constante mudança.
A sociedade está em constante mudança e vivemos tempos em que essas mudanças se dão a um ritmo elevado. Na realidade todas essas mudanças resultam da forma como vamos percepcionando aquilo que vemos e que sentimos. Mas de facto essa visão é incompleta, não nos dá a visão do todo. Ela é enviesada pela cultura e experiências em que são criadas.
Julgamos as situações em função das memórias que estão enraizadas em nós e quando ocorrem as situações são despoletadas essas memórias que servem de modelo de comparação.
Se em vez disso, nos centrarmos no momento presente, vivendo o agora em total consciência poderiamos ver e sentir as situações pelo que são. Sem necessidade de as julgarmos e mais disponiveis para absorver em plenitude a realidade que vamos criando e observando.
Estariamos a criar espaço para sermos supreendindos pelos acontecimentos, na sua beleza e harmonia. Na perfeição da existência, onde cada peça encaixa perfeitamente e todos são necessários e indispensáveis.
As deficiências existem apenas na nossa limitada percepção do Ser que somos, pois como nos temos como limitados a este corpo e em obdiência a uma mente, que se tem como separada de tudo o resto. Vamos criando barreiras que incrementam essa sensação de separação e desconexão ao todo. Permitindo-se re-conectar com a sua essência, perceberá que somos ilimitados e que somos de facto unos. Não havendo diferenças irreconciliáveis, nem seres descartáveis.
Existe espaço para todos, existe abundância para todos.
Aqui e agora vive a tua vida. Aceita quem és e a realidade que vais criando, procedendo assim crias espaço para que se manifeste na tua realidade a essência do teu Ser.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Empreendedorismo Pessoal
O empreendedorismo está muito em voga e tem a ver com espiríto de iniciativa, capacidade de criar coisas novas. Inovar quer nos processos já existentes, quer criando novos produtos ou serviços. Existem muitas formações neste âmbito.
Aquilo que eu proponho é que se invista no empreendedorismo pessoal, ou seja, apostar na iniciativa pessoal, na inovação de processos ligados ao auto-conhecimento.
É conhecendo-se verdadeiramente que cada pessoa pode extrair o melhor de si e das suas capacidades. Todos nós temos recursos ilimitados ao nosso dispor e contudo muita das vezes as desperdiçamos ou nem sequer temos consciência que elas existem.
Antes de tentar qualquer iniciativa criadora no mundo exterior, inove através da exploração do seu mundo interior. Comece por inovar na forma como se relaciona consigo próprio, essa pessoa que vê ao espelho é uma representação muito pequena de quem é de facto. Aquilo que faz como actividade profissional ou a sua posição na hierarquia familiar, também não dizem quem é.
A sua essência é muito mais basta do que a sua racionalidade consegue entender, e a questão aqui não é entender, mas sim experenciar. Só sentindo quem é, só permitindo-se Ser poderá ter uma ideia de toda a sua dimensão e perfeição.
Eleve a sua consciência aumentando a sua vibração energética.
E como é que faz isso?
Vivendo o momento presente, estando focada em cada acção que implemente, estando centrada nas emoções que perspassam no seu Ser.Tendo consciência dos pensamentos que povoam a sua mente e perceber que não é esses pensamentos. Mas sim quem os observa e que pode se assim o entender, seleccionar os pensamentos que a preenchem.
Este processo pode demorar mais ou menos dependendo de cada um e daquilo que veio experenciar nesta dimensão. O melhor disto tudo é que não está sozinho nesta caminhada, se assim o escolher. Pode sempre contar com o auxílio de outros que o poderão acompanhar nesta jornada pelo auto-conhecimento. Tendo como certeza que nada acontece por acaso, as pessoas que entram na sua vida vem para lhe mostrar algo de si. A realidade é um espelho do nosso interior, se estivermos receptivos aos sinais que vamos recebendo poderemos perceber aquilo que nos é comunicado e agir em função disso.
Uma das soluções é o Coaching, que é um processo de busca pessoal onde são definidos objectivos e colocadas em acção as tarefas que levam á sua execução. O coach é um parceiro que, com confidencialidade, está ao seu lado para que optimize as suas capacidades e atinga os seus objectivos.
O coach permite-lhe ter uma visão externa e geral de si, levando a tomar contacto consigo própria.
Aquilo que eu proponho é que se invista no empreendedorismo pessoal, ou seja, apostar na iniciativa pessoal, na inovação de processos ligados ao auto-conhecimento.
É conhecendo-se verdadeiramente que cada pessoa pode extrair o melhor de si e das suas capacidades. Todos nós temos recursos ilimitados ao nosso dispor e contudo muita das vezes as desperdiçamos ou nem sequer temos consciência que elas existem.
Antes de tentar qualquer iniciativa criadora no mundo exterior, inove através da exploração do seu mundo interior. Comece por inovar na forma como se relaciona consigo próprio, essa pessoa que vê ao espelho é uma representação muito pequena de quem é de facto. Aquilo que faz como actividade profissional ou a sua posição na hierarquia familiar, também não dizem quem é.
A sua essência é muito mais basta do que a sua racionalidade consegue entender, e a questão aqui não é entender, mas sim experenciar. Só sentindo quem é, só permitindo-se Ser poderá ter uma ideia de toda a sua dimensão e perfeição.
Eleve a sua consciência aumentando a sua vibração energética.
E como é que faz isso?
Vivendo o momento presente, estando focada em cada acção que implemente, estando centrada nas emoções que perspassam no seu Ser.Tendo consciência dos pensamentos que povoam a sua mente e perceber que não é esses pensamentos. Mas sim quem os observa e que pode se assim o entender, seleccionar os pensamentos que a preenchem.
Este processo pode demorar mais ou menos dependendo de cada um e daquilo que veio experenciar nesta dimensão. O melhor disto tudo é que não está sozinho nesta caminhada, se assim o escolher. Pode sempre contar com o auxílio de outros que o poderão acompanhar nesta jornada pelo auto-conhecimento. Tendo como certeza que nada acontece por acaso, as pessoas que entram na sua vida vem para lhe mostrar algo de si. A realidade é um espelho do nosso interior, se estivermos receptivos aos sinais que vamos recebendo poderemos perceber aquilo que nos é comunicado e agir em função disso.
Uma das soluções é o Coaching, que é um processo de busca pessoal onde são definidos objectivos e colocadas em acção as tarefas que levam á sua execução. O coach é um parceiro que, com confidencialidade, está ao seu lado para que optimize as suas capacidades e atinga os seus objectivos.
O coach permite-lhe ter uma visão externa e geral de si, levando a tomar contacto consigo própria.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Custo de Oportunidade do Ser
O custo de oportunidade é um termo económico e que basicamente representa aquilo que não ganhamos com outras coisas por estarmos a fazer o que fazemos actualmente. Ou seja tudo aquilo que poderiamos fazer se não estivessemos ocupados.
Também podemos aplicar uma espécie de custo de oportunidade do Ser, que seria aquilo que está a desperdiçar do seu Ser pelo limite que tem sobre quem é.
Enquanto se preocupa muito com a sua existência como membro desta sociedade que lhe diz que é limitado, que tem de batalhar muito para ter momentos de felicidade, que tudo exige muito sacrifício de si para chegar a algum lado. Que lhe mostra como modelos de sucesso pessoas com muito dinheiro e bons carros e boas casas, com status social e que só assim poderá ser feliz. Onde se espera que cada um olhe por si porque senão ninguém olhará. Uma sociedade que lhe impõe modelos de corpos perfeitos como modelo de saúde, onde a imagem é tudo e se não estiver à altura tenderá a ser excluido.
Enquanto dedicar o seu tempo a este padrão de pensamento está a ter um custo de oportunidade elevado, pois está a deixar de conhecer o seu Ser em toda a sua plenitude, está desconectado da sua essência. E esta é perfeita e completa, é amor incondicional, é paz, é plenitude. Tudo está onde tem de estar e acontece quando tem de acontecer e voçê é o responsável máximo pela sua existência nesta dimensão. Percebendo que em essência somos todos um, estamos todos ligados.
E é dando que recebe, sempre que dá está a receber no acto em que o faz, porque o faz de forma desinteressada, sem pensar na contrapartida. Pois tem noção que o universo é ilimitado em abundância e intemporal.
Desperte a sua consciência, assuma as rédeas da sua vida, deixe de pagar um preço elevado, desperdiçando a plenitude das suas capacidades. Está sempre a tempo de fazer diferente e voltar a conectar-se com a sua essência.
Possui em si todos os recursos para ser um agente de mudança da sua realidade, agindo no momento presente. É no agora que pode fazer a diferença, começe já.
Também podemos aplicar uma espécie de custo de oportunidade do Ser, que seria aquilo que está a desperdiçar do seu Ser pelo limite que tem sobre quem é.
Enquanto se preocupa muito com a sua existência como membro desta sociedade que lhe diz que é limitado, que tem de batalhar muito para ter momentos de felicidade, que tudo exige muito sacrifício de si para chegar a algum lado. Que lhe mostra como modelos de sucesso pessoas com muito dinheiro e bons carros e boas casas, com status social e que só assim poderá ser feliz. Onde se espera que cada um olhe por si porque senão ninguém olhará. Uma sociedade que lhe impõe modelos de corpos perfeitos como modelo de saúde, onde a imagem é tudo e se não estiver à altura tenderá a ser excluido.
Enquanto dedicar o seu tempo a este padrão de pensamento está a ter um custo de oportunidade elevado, pois está a deixar de conhecer o seu Ser em toda a sua plenitude, está desconectado da sua essência. E esta é perfeita e completa, é amor incondicional, é paz, é plenitude. Tudo está onde tem de estar e acontece quando tem de acontecer e voçê é o responsável máximo pela sua existência nesta dimensão. Percebendo que em essência somos todos um, estamos todos ligados.
E é dando que recebe, sempre que dá está a receber no acto em que o faz, porque o faz de forma desinteressada, sem pensar na contrapartida. Pois tem noção que o universo é ilimitado em abundância e intemporal.
Desperte a sua consciência, assuma as rédeas da sua vida, deixe de pagar um preço elevado, desperdiçando a plenitude das suas capacidades. Está sempre a tempo de fazer diferente e voltar a conectar-se com a sua essência.
Possui em si todos os recursos para ser um agente de mudança da sua realidade, agindo no momento presente. É no agora que pode fazer a diferença, começe já.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
