segunda-feira, 26 de março de 2012

A mudança perfeita.


A vida é perfeita assim como é, se permitirmos também o será para nós,porque apenas a nossa perceção da vida nos pode impedir de a ver como ela é.Se compreendermos o facto que nós não respondemos à realidade diretamente,mas sim à nossa interpretação da realidade.

E é essa interpretação que nos pode fazer vivenciar a nossa realidade como boa ou má,como perfeita ou imperfeita.Tal acontece pois estamos sempre a julgar os acontecimentos e neste processo de julgamento o que ocorre de facto é que nos afastamos da realidade como ela é para permitir que as memórias que temos sobre situações semelhantes nos forneçam uma ideia sobre como devemos interpretar aquilo que percecionamos.

Acabamos assim pode reviver vezes sem conta e de diversas formas as memórias que carregamos no nosso ego.Para terminar esse ciclo só estando plenamente presentes em cada momento, permitindo-se estar consciente de si, é permitindo-se Ser que poderá tomar consciência da sua conexão com o todo.

Agora é o único tempo que existe,tudo o que acontece é no agora que acontece.Este agora não tem a ver com o agora do tempo linear que estamos acostumados a usar, um tempo dividido em passado,presente e futuro, este tempo linear pode ser útil para programar as atividades do dia-a-dia,mas torna-se limitador quando deixamos que controle a nossa existência.

Porque o passado e o futuro existem apenas como pensamentos na nossa mente aquilo que podemos vivenciar é apenas no presente,é apenas no Agora que pode ser vivido.E os pensamentos são algo que acontece em si e não são quem você é, a não ser que permita que esses pensamentos o limitem,identificando-se totalmente com esses pensamentos.

Você é o espaço onde eles ocorrem e para tomar consciência disso comece a reparar nos intervalos entre pensamentos,quanto mais o treinar mais consciente fica.

O bom disto tudo é que não precisa de compreender tudo isto,na verdade isto é apenas uma forma do ego o manter ocupado quando você percebe que existe algo mais do aquilo que julgava ser e enquanto se mantiver nessa procura por compreender deixa de simplesmente Ser.

 Este processo é,no entanto,útil para que despertemos e possamos elevar o nosso nível de consciência até que estejamos preparados para libertarmos-nos do ego e apenas Ser. E sendo vemos como tudo flui e é perfeito, como tudo acontece como tem de acontecer e quando tem de acontecer,mesmo todas aquelas coisas que nos parecem más ,são na verdade experiências que nos fazem despertar para a nossa essência.

Convém ressalvar aqui que aquilo que é bom e funciona para uns não o será para outros,pois cada um de nós tem as suas experiências para viver da forma mais adequada ao nível de consciência de cada um em determinado momento.Por isso não perca tempo tentando convencer os outros a usarem aquilo que funciona para si e seja apenas um exemplo que os outros se acharem por bem possam seguir.

Em vez de tentar mudar o mundo que não o pode fazer,mude a si mesmo, indo dentro de si e verá como isso tem um grande impacto no seu mundo.




quinta-feira, 22 de março de 2012

O perdão em três momentos.


O perdão é para muitas pessoas um processo difícil de aceitar e mais ainda de colocar em prática,mas para o fazer podem empreender o processo em três momentos:

- Num primeiro momento perceber que o perdão é algo que tem a ver exclusivamente com o próprio,não envolve terceiros.Ou seja na verdade não tem de perdoar nada a ninguém que a tenha magoado muito no passado,nem muito menos aceitar aquilo que aconteceu no passado.O perdão é para libertar o próprio da prisão em que se colocou ao continuar a alimentar mágoas e rancores relativo a factos ocorridos no passado e que já não existem mais a não ser como memórias na sua mente.

- Num segundo momento perceber que a história do seu passado não define a pessoa que é,você não é a sua história.Você é muito maior que todos os acontecimentos que tenham ocorrido na sua vida ou que venham a ocorrer.Pode escolher continuar a ser vitima da sua história ou escolher assumir a 100% a responsabilidade pela sua vida e criar a vida que merece viver e é sua por natureza.Pode escolher estar do lado das causas em vez de estar do lado dos efeitos e essa escolha pode ser feita a cada momento,nunca é demasiado tarde para se permitir Ser.

- Num terceiro momento  quando consegue se dissociar da sua história e assumir o seu papel de criador da sua vida, pode permitir-se elevar o seu nível de consciência e obter uma visão alargada na sua vida e irá perceber que essas situações que no passado tanto a magoaram na verdade permitiram que evoluísse,que tomasse consciência de aspectos seus que de outra forma continuariam adormecido e por resolver.Permitiram que se conhecesse melhor e perceber que todos somos um só,que tudo está ligado e na realidade nada há a perdoar,aquilo que ocorreu no passado foi um despoletar do despertar de um sonho ilusório que em nada pode afectar aquela que é a sua essência perfeita.Pois ela foi criada perfeita e nada pode beliscar a perfeição,nada pode diminuir a perfeição do Ser,este apenas se pode expandir através da partilha.



Haverá casos de pessoas em que lhes seja difícil percorrer este processo por completo,mas se esse for o seu caso não se preocupe, se se ficar pelo primeiro momento já estará a dar um grande passo.Pode sempre contar com ajuda especializada para desenvolver este processo,pois ninguém está sozinho,somos todos um e a vida permite-nos sempre ter os recursos necessários para lidar com qualquer situação e esses recursos podem chegar a nós de diversas formas.Basta estar recetivo e presente em cada momento para perceber quando eles chegam,sejam vindos de dentro de si, seja através de fontes externas.



quarta-feira, 21 de março de 2012

Silêncio



O silêncio pode ser ensurdecedor, pois no silêncio ficas sozinho contigo próprio e se te identificas com os teus pensamentos,se acreditas que estás limitado a eles, então o silêncio pode ser algo que procuras evitar.Mas tu não és os teus pensamentos és o espaço onde eles ocorrem e para teres consciência disso repara nos intervalos entre pensamentos.É ai que encontras o silêncio puro do teu Ser, é onde vivências a plenitude,a harmonia,a perfeição do puro amor que é a tua essência.Assim permite-te ficar em silêncio e desfruta do momento.

terça-feira, 20 de março de 2012

O perdão na prática


O perdão é a chave para a tua felicidade, através do perdão libertaste de um passado de mágoas e rancores,pois o que quer que tenha acontecido no passado e que consideres imperdoável é algo que já passou e que existe apenas na tua memória.É um pensamento que permites que seja recorrente e que te faz reviveres vezes sem conta algo que é agora uma ilusão e existe apenas porque o alimentas com a tua atenção e emoção.

Enquanto permitires que assim seja estás a abdicar de viveres em pleno a vida que mereces e é tua por natureza.A tua vida acontece aqui e agora e não em nenhuma prisão do passado,que é o que são essas memórias que permites que te controlem.

Permite-te perdoar a ti própria por esses acontecimentos passados,não tens culpa do que aconteceu e enquanto te culpares deixas de amar a pessoa mais importante da tua vida, tu.

Só amando quem és,só investindo no teu amor próprio é que crias as condições para que a essência amorosa que és, se possa manifestar na tua vida presente e que recebas de volta sinais de todo esse amor que existe em ti para dar.

O perdão é algo que fazes mais por ti do que por outro qualquer motivo, o perdão é um sinal teu de que queres viver em amor,em paz, em alegria.Que escolhes ser livre,que escolhes acreditar no amor e o amor é a resposta a todas as tuas dúvidas,deixa que ele te mostre o caminho.Abre o teu coração e oferece o teu amor e verás como ele se expande,como ele cresce ao teu redor.

O perdão é o que permanece entre a ilusão e a verdade, a ilusão de uma prisão que te faz crer como limitada e condenada ao sofrimento e a verdade da tua essência ilimitada e amorosa,plena de alegria.

O perdão é uma escolha que fazes de deixares partir a culpa,não importa de quem seja a culpa se te fazes refém do passado,escolhe agora que és mais importante que qualquer acontecimento na tua vida e que é vivendo em pleno cada momento que melhor podes responder ao teu passado.


Deixo-te um pequeno exercício de perdão:
-escolhe um local calmo,onde não sejas incomodada, senta-te ou deita-te.
-fecha os olhos, respira fundo e lentamente três vezes.
- recorda uma pessoa ou acontecimento que te cause mágoa.
-agora imagina uma luz branca a começar no coração se for uma pessoa,ou num ponto da imagem desse acontecimento.
-faz com que essa luz se expanda,envolvendo a totalidade dessa situação.
-deixa que essa luz te envolva também.
-permanece assim por algum tempo,enquanto te for confortável.
-termina abrindo os olhos e apenas vivência o que estiveres a sentir nesse momento.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Sê tu própria


Sê tu própria, sê verdadeira contigo, tu mereces viver uma vida plena e feliz.Dedica tempo a conheceres quem és de facto e não apenas a história que contas e te contaram sobre quem és.Tu és única e indispensável ao universo,sem ti a perfeição está incompleta.

Ama-te plenamente em todas as dimensões do teu Ser, é através do amor-próprio que fundas os pilares da tua felicidade.E quando olhas para ti,quando vais dentro de ti que encontras todas as respostas,na verdade deixas de precisar de respostas,pois tudo passa a fazer sentido para ti através da vivência.

Permites-te simplesmente Ser.

E sendo tens tudo, nada precisando.Podes com essa consciência, depois viveres uma vida plena na condição de ser humano e consegues isso através da partilha.Partilhando o teu amor incondicionalmente pois essa é a verdadeira prova que tudo tens,na medida em que apenas pode dar quem tem para dar.

Quanto mais dás, mais provas encontras que mais podes dar e este dar não se refere apenas aos bens materiais, mas principalmente à intenção com que dás de ti para os outros.Os outros na realidade são parte de ti e vendo neles a sua essência reconheces a tua essência também.

E essa essência é de paz, de alegria e de puro amor.

Para tornares consciente a tua essência só vivendo no agora, só sendo quem és de verdade, sem subterfúgios, sem máscaras.É quando te permites ser quem és que vives plenamente a tua vida,sem julgamentos, sem prisões, sem medo do que os outros possam pensar,pois aquilo que os outros possam pensar depende mais daquilo que pensas de ti própria do que da opinião deles.

A realidade é um espelho do nosso interior,aproveita os sinais que a realidade te dá para evoluíres e te conheceres de facto.

sexta-feira, 16 de março de 2012

O factor que mais te pode afastar da felicidade


O factor que mais te pode afastar da felicidade é a significação, ou seja, é o significado que atribuís ao que te acontece.O que te acontece na vida por si só é neutro aquilo que te faz reagir é o significado que atribuis ao que te acontece. E se te sentes infeliz é porque te vês como uma vítima das circunstâncias, tens atribuído um significado aos acontecimentos na tua vida que te tem limitado,tens limitado o teu poder, a tua capacidade de seres criadora da tua vida.

Por exemplo no teu relacionamento se o teu companheiro te diz alguma coisa que não gostas,mesmo uma coisa simples, isso leva a uma escalada de troca de argumentos,acabando por ficarem zangados um com ou outro, isso resulta mais do significado que é atribuído à situação que propriamente ao  que foi dito.Coisas como "ele não me compreende"; ou "ele não quer saber dos meus sentimentos"; "ele só vê o umbigo dele", etc.

A significação é um julgamento que fazes aos acontecimentos e julgas em função das memórias que tens na tua mente de situações similares às que estás a viver.Só que ao julgar estás a afastar-te do momento presente e se estiveres presente vês as coisas como elas são pelo que são, sem julgamentos.

Fazendo isso controlas a situação em vez de ser controlada pela situação.Aquilo que é a tua reação é uma escolha tua,o significado que atribuís aos acontecimentos é uma escolha tua,quanto mais consciente disso estiveres mais próxima da tua essência estás.

Esse é o caminho para sentires e viveres com mais paz,mais serenidade e essa paz,essa serenidade não é abalada pelas circunstâncias externas.Pelo contrário, ela permite com que o teu exterior se harmonize, pois a realidade é um espelho do nosso interior.

Da próxima vez que te vires numa situação semelhante ao exemplo e que também se aplica a todos os acontecimentos, procura ver se para lá do significado imediato que atribuíste se podem haver outros significados e verás que sim.
Ao fazê-lo tomas consciência que o teu primeiro significado não é a única verdade e crias espaço para observar a situação pelo que ela é,fazes com que o julgamento se atenue e até termine. Escolhes deixar de entrar numa luta de significados, numa luta por ter razão e escolhes ser feliz.

A felicidade é natural em ti, são as lentes que usas para ver a tua realidade que te podem afastar conscientemente dessa tua natureza.E quanto mais praticares ser natural mais irás perceber que podes influenciar diretamente a tua vida,pois tudo acontece primeiro na nossa mente e depois se projeta na nossa realidade.



quinta-feira, 15 de março de 2012

Liberdade para Ser


A vida é simples e porque é simples ela é perfeita e tu assim és também, a tua essência é perfeita, ela é paz,é alegria e puro amor. E para tornares consciente em ti e na tua vida a tua essência basta-te simplificar, pois aquilo que tens feito até aqui tem sido complicares.

 Procuras saber o porquê das coisas acontecerem na tua vida como acontecem e quanto mais procuras menos sabes,pois as respostas que procuras já existem dentro de ti e só não as conheces conscientemente porque não estás presente na tua vida.Tens-te entretido em procurar mais e mais,em acumular mais e mais que te esqueces de viver, pois para viver basta-te Ser.

No momento presente não podem existir problemas ou infelicidades, quando estás presente apenas focada em Ser, percebes que és perfeita, que tudo é perfeito.

Os teus problemas surgem quando achas que isso é muito simples que tem de haver algo mais e começas a julgar a realidade em que vives.E começas a classificar as coisas como boas ou más, em vez de aceitares o que acontece pelo que acontece,sem julgamentos.

E na verdade aquilo que inicialmente são acontecimentos,são sinais que a vida te envia para que despertes a tua consciência, acabas por os transformar em algo muito maior do que eram inicialmente.São os problemas que crias a partir dos problemas que são na verdade o teu verdadeiro problema.

Ou seja, se por exemplo termina uma relação em que estejas, por si só não é um problema, pois todos os dias começam e acabam relações e isso pode significar apenas que o que tinhas que experienciar com aquela pessoa já terminou e avanças para a fase seguinte e se estiveres recetiva perceberás o que te quer ensinar essa situação.

A questão está que normalmente quando termina uma relação começas a criar os problemas sobre isso,por exemplo dúvidas do amor, pensas que a tua vida vai acabar, que já não faz mais sentido sem aquela pessoa,culpas essa pessoa pela tua infelicidade,etc. Crias imensos cenários catastrofistas sobre o teu futuro,quando na realidade tudo isso não passa de pensamentos na tua mente.

Pára um momento todo esse turbilhão de pensamentos na tua mente,começa por observar esses pensamentos sem resistência e deixa que eles partam e vai reparando no espaço que está entre cada pensamento. Tu és esse espaço de criação ilimitado e quanto mais te focas nesse espaço,mais experiencias o teu Ser.

O teu Ser vive sempre no agora,apenas o teu ego te leva para longe, seja vivendo as memórias do passado, seja ansiando um futuro imaginário que nunca chegará a não ser em pensamento,pois quando esse futuro chegar será sempre na forma de presente.

Liberta as amarras do ego e permite-te viver o teu Ser.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...