segunda-feira, 16 de abril de 2012

O amor é essencial




Enquanto seres humanos o amor é essencial na nossa vida, o amor é o 
verdadeiro motor da nossa existência. Contudo o amor pode ser interpretado de diversas formas e pode ser vivido em diferentes situações da experiência humana. O amor que é comumente aceite pela maioria das pessoas, é um amor condicional, é um amor que parte de uma ideia de escassez, de falta e que procura encontrar nesse amor aquilo que julga lhe faltar à partida.

E como esse amor parte de uma ideia de necessidade vai procurar quem responda a essas necessidades, estabelecendo que tipo de características pode corresponder a esse ideal. Quando encontra alguém que aparenta suprimir essas falhas, como que entra numa fase de êxtase. Este é um amor que se torna dependente da outra metade e que cria expectativas, sobre ela, que irá cobrar constantemente.

Após a fase inicial em que tudo parece cor-de-rosa e a sensação de felicidade esfusiante começa a entrar na rotina, a realidade começa a emergir e então começa-se a reparar nos defeitos que a outra pessoa tem e nesta fase muitos dos relacionamentos ou se rompem ou evoluem para um encontro entre duas vontades que integram as falhas percecionadas. Mas as cobranças irão sempre existir a cada zanga e expressões do tipo, “tu mudaste, não eras assim…”;” tu não me compreendes…”; etc, estarão presentes na relação.

Este é um amor que procura no exterior preencher um vazio percecionado no interior, e foca a sua atenção nesse mesmo exterior estando sempre dependente das circunstâncias externas para se sentir pleno e realizado, mas a sensação de falta irá sempre reaparecer novamente, pois um amor dependente do exterior só se satisfaz temporariamente.

Por outro lado quando falamos de amor incondicional temos de falar da essência do Ser, quando tomamos consciência de quem somos de facto descobrimos que nós somos amor, é dessa matéria que somos formados e como tal somos todo o amor que é possível ser e nada exterior a nós pode acrescentar o que quer que seja àquilo que já somos. Pelo contrário é através da partilha do nosso amor que tomaremos consciência de todo o amor que somos, pois só pode dar quem tem para dar e também através dessa partilha veremos o nosso amor expandir-se.

 Pois o amor incondicional quanto mais partilhado é mais se expande, ele é inclusivo ao contrário do amor condicional que se fecha, num grupo reduzido de pessoas, de acordo com os diferentes tipos de amor que se trate; amor entre casal, entre pais e filhos, entre familiares, entre amigos, etc; e como é um amor dependente, baseado na troca, eu dou-te mas também quero receber o teu amor, como que se entra numa contabilidade de amor a ver quem ama mais ou menos o outro e de que forma o demonstra.

 O amor condicional é baseado no medo, é o medo que o controla, medo da perda, da escassez que leva a que se lute para manter esse amor por forma a preencher a lacuna percecionada. Mas nessa luta constante deixa-se de se desfrutar do verdadeiro amor, pois o foco está em conservar o amor que se conseguiu amealhar.

Já ao amor incondicional basta Ser, ele é sereno e está sempre presente, não necessita de se evidenciar para se fazer sentir. Dispensa adjetivos, não exige sacrifícios nem cobra nada de ninguém, pois ele está presente em toda a existência, é o elo de ligação. E só estando presente em cada momento do existir se poderá ter consciência desse amor, mas o facto de não termos ainda consciência dele não o impede de estar sempre presente em cada um de nós, esperando o nosso despertar, pois ele não conhece tempo, nem espaço.

Esse tempo e espaço é uma ilusão que existe precisamente para ser usado nesse despertar, serve para viver experiências que catalisem a evolução do nosso nível de consciência até que estejamos prontos para abraçar a nossa pura essência. Para descobrir o amor incondicional que somos na verdade precisamos de fazer muito menos do que temos feito, devemos permitir que a nossa essência se manifeste em nós, prescindindo da necessidade de controlar a nossa existência.

Devemos confiar na perfeição da vida, que nos traz em cada momento tudo aquilo que é o necessário e o que podemos lidar, de acordo com o nosso nível de consciência, e é quando abdicamos do controle e nos entregamos sem condições que criamos espaço para que a nossa essência se manifeste na nossa realidade e ela o fará da melhor forma que cada um estiver preparado para a abraçar em plenitude.




sexta-feira, 13 de abril de 2012

Viver sem problemas


É possível viver sem problemas?

Sim e não, depende de ti, tudo se resume a uma escolha tua e essa escolha fundamenta-se na tua interpretação da realidade em que vives.Pois na verdade,não reages à realidade,mas sim à tua perceção da realidade, aquilo que percecionas induz uma interpretação, que resulta das tuas crenças, das tuas certezas sobre o que são as coisas em geral,sobre o que é a vida.

Se sentes que tens muitos problemas na tua vida, eles são problemas porque os classificas assim, eu por exemplo prefiro encarar esse tipo de situações como desafios, desafios que existem para que eu os possa superar elevando a consciência que tenho sobre quem sou e o é suposto fazer, ou melhor dizendo deixar de fazer.

Os desafios servem como um sinalizador, um despertar para a verdade da essência em nós.Nada acontece por acaso, tudo o que acontece é para que o Ser que somos se revele na nossa realidade,mas isso é uma opção de cada um,nada nem ninguém nos força a despertar, podemos escolher continuar adormecidos, continuar a viver em piloto automático,fazendo o que és suposto fazer e deixando o tempo passar.

E se for essa a tua opção, tudo bem, ela é legitima. Por outro lado se estás a ler estas palavras significa que procuras por algo mais,que sentes que tens mais em ti do que aquilo que tens experienciado até aqui.Procuras saber mais,obter mais respostas, obter mais orientação. 

Para obteres isso,na verdade não o podes obter,porque é algo que já tens, dito melhor ainda, é algo que já és.Tu és perfeita,essa é a tua natureza,pode é estar adormecida e é por isso que a vida nos vai dando desafios, para que possamos despertar, quando estivermos preparados para isso.


E à medida que formos estando preparados os desafios vão acompanhando esse estado de preparação, a vida nunca nos dá desafios que não possamos lidar, que não estejamos capacitados para os superar, ainda que alguns deles sejam,na nossa perceção, difíceis.
Perante os desafios na tua vida lembra-te:

A- Tu controlas a tua reação, tu escolhes o significado que lhes atribuis.

B- Usa a atenção plena, ou seja, focada no momento presente, quanto mais presente mais ciente do Ser estás,mais tudo flui como deve.

C- Foco no pensamento positivo, não leves as coisas pessoalmente,aquilo que te acontece não define quem és,não é um ataque à tua pessoa.Vê as coisas como elas são e procura ver o positivo de cada situação e se o fizeres irás encontrar, pois tudo tem um lado positivo, ainda que por vezes não seja evidente.


D- Age com o coração, ou seja, com coragem e vive a tua vida em pleno a cada momento.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Fazer mais com menos


A sociedade atual vive do movimento onde só quem parece que está a fazer muito é que parece querer chegar a algum lado,parece ter um objetivo definido.As pessoas tentam fazer várias coisas ao mesmo tempo e estar atentas a várias coisas ao mesmo tempo.Sem no entanto estar verdadeiramente presentes em nenhuma delas.

Numa época em que cada vez mais existem diferentes formas de estar conectados uns com os outros e em que podemos estar conectados com milhões de pessoas,estejam elas onde estiverem.A verdade é que existem cada vez mais pessoas desligadas das suas vidas vivendo em ilusões que não a sua vida.

As pessoas são ensinadas que ter sucesso é possuir cada vez mais bens materiais,ter status social ganhando muito dinheiro e exibindo-o perante os outros.São ensinados a fazer sacrifícios hoje para amanhã poderem desfrutar do que foram acumulando.

É nos ensinado que o mundo é uma selva, onde é cada um por si, que se não aproveitarmos outros virão que o farão por nós.Pois não há o suficiente para todos,logo só os mais fortes sobrevivem, tentando acumular o mais possível.Vivendo numa ditadura do dinheiro,fazendo deste o objetivo último e não como apenas uma meio para outros fins.

Tudo isso resulta de uma desconexão do Ser, resulta de uma ideia limitada sobre quem somos de facto, tidos como apenas um corpo que é controlado por uma mente egóica, e que é incompleto e que tem de procurar fora de si encontrar aquilo que o venha a completar,seja a que custo for.

No entanto, para encontrar a nossa verdadeira essência precisamos de fazer menos.muito menos do que temos feito até aqui. E iremos obter mais,muito mais e este obter mais não tem a ver com bens materiais,mas sim com a plenitude do Ser,com a consciência plena ao amor que somos,à paz e alegria que existe em nós numa quantidade ilimitada.

Perceber que somos todos um,que estamos todos conectados e que no universo existe uma abundância ilimitada,que não é necessário que os outros tenham menos e que sofram para que nós possamos ter mais e ser felizes.Pelo contrário é através da partilha que testemunhamos que de facto possuímos muito,pois só pode partilhar quem tem para partilhar.
E aqui refiro-me ao amor incondicional, à consciência que somos perfeitos tal como a vida é perfeita e que fazendo menos do que aquilo que achamos que temos de fazer,permitimos que a vida se manifeste em nós e nos indique o caminho que devemos trilhar para despertarmos da ilusão de separação e escassez.

Isto não significa a inação,o ficar em casa de braços cruzados esperando que a vida nos traga tudo,não, o que isto significa é que precisamos apenas de estar presentes, com atenção plena, em cada momento da nossa vida para estarmos atentos aos sinais que a vida nos dá para fazermos as escolhas certas, enquanto continuamos a viver esta nossa experiência humana.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

Um bom dia

"É um bom dia para ter um bom dia."

Todos os dias são bons dias para se ter um bom dia,pois é no agora que vivemos de facto de outra forma só vivemos em pensamentos.E é uma escolha nossa que o agora seja bom ou não através do significado que atribuímos ao que nos acontece.Melhor será aceitar o que acontece pelo que acontece,sem necessidade de julgar o que acontece.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Amor incondicional


O amor incondicional tem a ver com a tua essência e começas a ter consciência desse amor incondicional através do amor próprio.Só conhecendo quem és de facto podes vivenciar o puro amor, a mente racional,o ego, não consegue entender o que é o amor incondicional.

Pois o amor que o ego conhece é um amor que surge da necessidade,ele começa num sentimento de falta e então vai à procura no seu exterior de quem possa suprimir essa lacuna. Este amor é exigente, ele é cobrador, vai exigir que o outro corresponda à sua ideia de amor,ao seu ideal de amor.

Ele entra numa contabilidade de amor, onde regista quem dá mais ou menos amor.Frases do tipo,"eu amo-te mais do que tu me amas a mim..."; " Eu preocupo-me mais contigo do que tu comigo..."; etc. Numa espécie de deve e haver onde o equilíbrio facilmente é quebrado,pois assenta em bases frágeis.

Neste tipo de amor não se consegue ver o outro como ele é verdadeiramente,mas sim através dos filtros de sentimento de falta que originou que encontrássemos aquela pessoa,ela é um correspondente das lacunas que julgamos ter e enquanto achamos que aquela pessoa vai suprindo o que julgávamos faltar tudo corre bem,mas chega um momento em que se instala uma espécie de rotina e então surgem novamente a sensação de que falta algo.

 E neste momento muitas relações terminam e parte-se em busca de outra pessoa para completar o que julgamos faltar,mas este processo é incessante até que possamos entender que o local onde vamos encontrar aquilo que pensávamos faltar, é dentro de nós.

Através do autoconhecimento vamos concluir, através da vivência e não da racionalização, que somos perfeitos e completos na nossa essência.Que todo o amor que julgávamos faltar, existe em nós, pois é quem nós somos.Nós somos amor e tendo essa noção, entrando em contacto com a nossa essência podemos permitir que se manifeste na nossa realidade.
Para isso só aceitando-nos como somos,amando quem somos,compreendendo que a perceção limitada que temos de nós não representa quem somos de facto e que podemos escolher deixar que a nossa essência nos guie e oriente através do amor,através do poder do nosso coração.Pois a nossa essência possui a imagem geral da nossa existência,ela conhece todas as possibilidades que podemos experienciar enquanto humanos.Foi isso que viemos cá fazer,viver experiências para evoluir a nossa consciência, para, acima de tudo expandir o amor que somos através da partilha.

O amor incondicional é perceber o outro como ele é,perceber que ele é um Ser perfeito, tal como nós, e que também tem experiências que precisa de vivenciar enquanto humano e que o fará de acordo com o seu nível de consciência e irá ter comportamentos de acordo com esse nível,mas cada um faz aquilo que é o seu melhor.

E se estivermos disponíveis para ver o outro para lá dos seus comportamentos estaremos a ver com amor incondicional, com a certeza de que aconteça o que acontecer em essência somos todos um,somos todos perfeitos,somos todos amor.


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Três passos para analisar um problema



A tua vida acontece sempre no momento presente, que é o único momento que existe, todos os outros momentos existem apenas na forma de pensamentos e quanto mais poder dedicas a esses pensamentos, mais abdicas de viver a tua vida.

Quando te vez perante um problema,ou melhor dizendo um desafio podes verificar em três passos até que ponto isso merece a tua atenção.

E esses passos são:

1 É verdade?

Ou seja aquilo que está a acontecer e que consideras um problema, é mesmo verdade?Tens a certeza absoluta que é verdade ou poderá haver outra forma de ver essa situação,possuis todas as provas de que aconteceu dessa forma?Isto para acontecimentos passados. Por outro lado existem aqueles problemas que crias sobre aquilo que pode ocorrer no futuro, por exemplo se ficas desempregado começas a criar vários cenários catastrofistas, como isto está muito difícil nunca mais vou encontrar trabalho, ou vou ficar sem nada,etc.Podes de novo interrogar-te isto é verdade?Tenho a certeza absoluta que isto é verdade?
Em vez de gastares a tua energia em hipóteses  que podem ou não ocorrer, opta por estar presente e recetivo a que as soluções surjam.

2 Isso é positivo?

Aqui questiona se essas situações podem ser positivas,se te podem permitir evoluir.Nada acontece por acaso e enquanto estiveres focado no problema estás a afunilar a tua perceção.Se por outro lado permitires-te alargar a tua perceção da realidade,tentando ver a grande imagem do que te acontece, compreendes que todos os desafios trazem com eles também a solução.Mas enquanto estiveres demasiado centrado no problema não permites que a tua atenção repare nas soluções,nas oportunidades que se te apresentam em cada momento. Todas as situações são oportunidades de aprendizagem e crescimento se assim o permitires,só precisando de estares recetivo e sem medo do desconhecido,pois a inovação para o ser tem que ser desconhecido,de outra forma não é inovação.

3 Isto adiciona algo àquilo que sou?

Podes questionar se aquilo que te acontece pode adicionar àquilo que é a ideia que tens de ti,ou seja, se te permite evoluir em consciência. E sempre que adicione então é algo que nada tens a temer,podendo nalgumas situações não ser tão evidente que essa vantagem exista,mas a melhor forma de o verificar é ouvindo a tua intuição,não a voz do ego, que te amedronta e leva a reparares no lado negro das situações.Já a tua intuição vem da tua essência e ela sabe tudo acerca de ti.A tua essência é perfeita,ela é puro amor,é paz e alegria. Tu escolhes quem queres ouvir e fazes essa escolha em cada momento e para isso só precisas de estar presente.



Seguindo estes passos em face a qualquer problema permites alargar a tua atenção e criar espaço para que as soluções que existem dentro de ti se possam tornar conscientes.É sempre dentro de ti que encontras as soluções para todas as tuas duvidas.

sábado, 31 de março de 2012

Estar presente no aqui e agora


"Está presente é o único momento que conta"

Só estando presente podes viver a tua vida de outra forma tudo é apenas uma ilusão e enquanto divagas pelo passado, que já não existe, ou anseias por um futuro que é apenas imaginação, a tua vida fica em suspenso,pois só tu podes viver a tua vida,mais ninguém a pode viver por ti. Não percas a tua vida por falta de comparência e deixar de conhecer a perfeição do teu Ser.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...