sexta-feira, 8 de junho de 2012

Desligar o complicómetro



Enquanto humanos somos imperfeitos e as nossas experiências de vida servem para que possamos evoluir em consciência e despertar para a nossa essência.

Como humanos acreditamos que somos limitados,pelo corpo e pela mente que o governa,acreditamos piamente na personalidade que fomos construindo ao longo dos anos e quando algo coloca em causa aquilo que temos como verdade,então ai reagimos e recusamos a aceitar que possa ser de outra forma,que aquilo que achamos que somos afinal é uma mera ilusão, um mero sonho limitado  e numa tentativa de sobrevivência evitamos tudo o que seja questionar aquilo que temos como certo,como verdadeiro.

Escolhemos sempre mantermos-nos na nossa zona de conforto, ainda que doa, do que arriscarmos no desconhecido. O medo paralisa-nos e tendemos a complicar as situações que acontecem na nossa vida,criamos um complicómetro que entra em funcionamento e cada vez que algo nos pareça bom de mais para ser verdade,achamos que tem de haver algo mais, que a vida é muito complicada e difícil e que temos de sofrer muito.

A perfeição não existe é uma utopia, pensamos  e por isso tendemos a complicar as coisas,a ver o que não está lá,mas que depois procuramos as provas que nos venham dar razão e como nos focamos nisso acabaremos por encontrar essas provas.

E depois vem as afirmações, do tipo; eu vem me parecia, eu tinha razão,isto não podia ser tão simples, era bom demais para ser verdade. Numa espécie de profecia auto-realizada, obteremos a razão que procurávamos.

Mas podemos optar por deixar as coisas serem como são,permitir que a simplicidade da vida se manifeste na sua perfeição e isso ocorre quando desligamos o complicómetro e permitirmos-nos desfrutar de cada momento pelo que ele é.

Quando percebemos que a vida é feita de balanços e equilíbrios perfeitos, que somos mais uma peça, importante e indispensável, desta imensa engrenagem que é a vida,que é a existência.E que a nós só nos é pedido que estejamos presentes,compondo uma visão geral do todo perfeito que é o existir.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

5 Atitudes para experienciar o Ser



São as atitudes que fazem a diferença sobre  o que vais experienciar na tua vida,elas definem o guião que te irá orientar e condicionar a tua forma de agir.As tuas atitudes são fundadas nas tuas crenças,aquilo que acreditas como sendo verdade para ti, e essas crenças são pensamentos e como pensamentos que são acontecem nesse imenso espaço de possibilidades infinitas que és tu.

Mas esses pensamento não te definem, a não ser que o permitas, tu podes escolher onde colocas a tua atenção e aquilo que escolheres, depois irás procurar na tua realidade as provas que confirmem aquilo em que escolheste focar-te.Acontece uma espécie de profecia auto-realizada,como acreditas torna-se manifesto na tua vida e como experíencias na tua vida, tens as provas de que aquilo em que acreditas é mesmo verdade.

Assim cinco atitudes que te podem ajudar a experienciares o Ser são:

1 - Sê Simpático

Sendo simpático com a tua realidade e com as pessoas que dela fazem parte, escolhes tratar-los como gostarias de ser tratado.Ser simpático é perceber que existem tantas realidades quanto o número de pessoas, logo não condiciones a tua experiência apenas àquilo que te é conhecido,deixa-te surpreender pela vida. 

2 - Sê Justo

Ser justo é tomar consciência que cada pessoa faz o seu melhor de acordo com o seu nível de consciência do momento e que as diferenças de opinião em vez de servir como desculpa para separar as pessoas,podem servir para todos aprenderem e evoluírem.
Pois nada acontece por acaso e todas as pessoas que entram na nossa vida,independentemente do tempo que ai permanecem,são portadoras de uma lição para nós,mas para conhecer essa lição temos de estar recetivos,ter mente aberta para retirar o melhor de cada situação.

3 - Sê honesto

Ser honesto é permitir espaço para que os outros sejam quem são aos nossos olhos,pois se os julgarmos à partida,perdemos a oportunidade de os ver de verdade e iremos apenas ver a imagem que criamos sobre aquela pessoa.Abandona a necessidade de julgar e fica plenamente presente quando em presença de outras pessoas e situações que surjam na tua vida.

4 - Sê verdadeiro

Sê verdadeiro contigo próprio e não sejas apenas uma projeção de uma ideia de ti que é suposto corresponder aos ideais da sociedade.Quando ages em função daquilo que achas que os outros esperam de ti, estás a aceitar aprisionar-te e a limitar o teu potencial.E por outro lado encontras a desculpa perfeita para não agires ou então desresponsabilizares-te pela tua vida,culpando os outros e as circunstâncias pelos teus insucessos.Ser verdadeiro é seres tu próprio, é deixares espaço para que a tua essência se manifeste na tua realidade.


A tua essência é perfeita, assim como a vida e tudo o que acontece, acontece quando tem de acontecer e como tem de acontecer,por isso não te preocupes pela forma como as coisas se passaram no passado e foca-te no momento presente.Estando recetivo ao que a vida te dá, àquilo que ela te ensina por forma a despertares e a elevares o teu nível de consciência, tendo uma atitude correcta e agindo no presente irás alcançar tudo a que te proponhas.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

O método para fazer as coisas acontecer em três passos


Este método apelidei de Triplo A e quando devidamente aplicado poderás atingires tudo aquilo a que te propuseres, tudo aquilo que definas como um objetivo.
  
O primeiro A é de Atitude

É a atitude que estabelece o teu estado de espírito e que ditará o quão bem sucedido serás naquilo a que te propuseres fazer.Perante uma mesma situação a tua atitude pode escolher ver as dificuldades, os problemas ou então pode-te fazer ver as oportunidades, as soluções.

A tua atitude pode ser de ver o copo meio cheio ou meio vazio, e seja qual for a tua opção, ela será a certa para ti em cada momento, pode é não ser a certa para atingires determinado objetivo que tenhas estabelecido.Mas é a tua atitude que te fará avançar, que te pode levar mais longe,a desafiares os limites que julgas ter,mas se não os testares nunca saberás onde se desenham esses limites.

O segundo A é de Ação

Agir é fundamental, podes ter a melhor atitude em cada situação,as tuas intenções podem ser as melhores,mas se não as puseres em prática, de nada servem,são apenas mais uma ideia,mais um pensamento que se torna inconsequente.

É através da ação que podes descobrir os aspectos que precisas de melhorar,pois por vezes aquilo que mentalmente parece ter tudo para ser perfeito,depois na prática não é assim tão exequível.Mas o bom ao agir é que podemos aprender com os erros e melhorar a partir deles,pois só não erra quem não faz, é por tentativa e erro que se consegue a melhoria,que surge a inovação.

O terceiro A é de Agora

O momento de agir é sempre no agora,se deixares rolar, se procrastinares, então as coisas não acontecem.É agora que vives a tua vida, o passado já passou, não o podes mudar mais,apenas pode servir como referencia,não deixes que o passado te aprisione e te condicione a vida.

Por outro lado o futuro não existe a não ser em pensamento, é sempre algo de imaginado, pois quando ocorrer será sempre no tempo presente.Este é o único onde podes agir,mas para isso tens de estar presente,inteiramente focado para puderes fazer uso pleno das tuas faculdades,para estares plenamente consciente e alerta aos sinais que a vida te dá e que podem servir de suporte e guia para seres bem sucedido.


Assim seja qual for o teu propósito ser tiveres a Atitude certa,se agires em conformidade e com a certeza que esse momento para a Ação é o Agora, então estarás sempre mais próximo de alcançares os teus objetivos e estarás em fluxo com a vida, com o universo e mais alinhado com a tua essência.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

4 Passos para acalmar a mente



A mente está sempre a trabalhar e enquanto nos identificamos a 100% com ela estamos a limitando a consciência de quem somos de facto. Ela produz constante julgamento sobre a realidade em que vive,mas a realidade em que vive resulta e muito daquilo que ela perceciona e que depois vê projetar-se no seu exterior.   

São as crenças que se formam na mente que depois procuram na realidade externa as provas que validam essas crenças.Ocorrendo uma espécie de profecia auto-realizada. E enquanto não tomas consciência que és muito mais que apenas essa mente e o corpo que ela controla, como que, vives apenas em piloto automático, deixando de experienciar em pleno todo o teu potencial criador.

Como acalmar a mente?

Aqui ficam 4 passos para o fazer:

1 - Observa
Permite-te observar apenas o que se passa na mente,repara nos pensamentos que surgem e partem constantemente,sem te agarrar a nenhum.Observando apenas, repara na sua duração, no espaço que existe entre pensamentos.Sê um observador, sem julgamentos, sejam quais forem os pensamentos.

2 - Sente
De que forma esses pensamentos se refletem no teu corpo, quais as sensações que surgem,que emoções se despoletam com esses pensamentos.Sente e fica atento a todas as sensações,sejam elas mais ou menos confortáveis.

3 - Silêncio/Paz
Tu és esse imenso espaço onde esses pensamentos ocorrem e por forma a tomares consciência desse espaço, repara nos intervalos entre pensamentos,quanto mais praticas, mais consciente te tornas desse espaço.Sê apenas uma testemunha silenciosa de tudo o que se passa nesse espaço,sem interferências.

4 - Presente
A importância de estar presente em cada momento,quando te deixas divagar pelos pensamentos, deixas de estar presente e vives apenas nas memórias do passado ou na ilusão de um futuro imaginado.
Só estando presente entras em contacto com a tua essência e podes vivenciar a ilimitação e intemporalidade  do teu Ser.



Acalmar a mente pode te parecer difícil, mas é através da prática continuada e intencional que o consegues fazer,que tomas consciência de quem és de facto.Se estabeleceres como tua intenção conheceres a tua realidade como ela é,conheceres de facto o teu Ser, depois basta-te confiar e aceitar a ideia de que quando estiveres preparado para que isso aconteça, então acontecerá, sem pressas ou pressões da tua parte.
A ti só se pede que confies e entregues ao universo, à tua essência( ou outro nome que te for mais confortável) o momento certo para acontecer, e estando recetivo e vivendo cada momento presente, quando acontecer terás a consciência que acontece.


quinta-feira, 24 de maio de 2012

8 Passos para a plenitude



1- Sorri
O sorriso, o riso é muito poderoso, são um indutor de bem estar,contribuem para uma boa saúde e para uma maior ligação com as pessoas que interagem contigo na tua vida.O riso induz a produção de endorfinas que é a substância natural do corpo para o bem estar.Sorrindo dizes sim à vida e ela dar-te-à mais razões para rires.

2 - Sê grato
Neste momento em que lês estas palavras,pára e pensa em três coisas pelas quais és grato, escreve-as num papel e da próxima vez em que estiveres triste olha para esse papel.Faz uma lista de gratidão e vai atualizando essa lista com frequência e quanto mais grato és,mais motivos para seres grato terás.

3-Acarinha-te
Cuida de ti com carinho, pois és a pessoa com quem passas mais tempo na tua vida e não podes dispensar a tua presença,por muito que por vezes possas ter essa vontade.Cuida da tua saúde tendo cuidado com a alimentação,fazendo exercício físico, estando mais vezes em contacto com a natureza.

4 - Aceita o que és
Aceitando o que és encontras a paz interior que existe em ti, é a constante batalha entre aquilo que desejavas ser e aquilo que és de verdade que origina a tua insatisfação, a tua frustração.Quando aceitas o que és crias espaço para que outras possibilidades surjam por forma a evoluíres, e fazes isso trabalhando com o que tens e és neste momento.

5 - Age
Agindo fazes as coisas acontecerem, se estiveres à espera de teres todas as condições ideais para agir, nunca as terás,pois irá sempre haver algo que te falta.Ao agires as coisas começam a acontecer,fazes a vida rolar e na medida em que estiveres preparado para que as coisas aconteçam.Ao agires irás cometeres erros,é natural que aconteçam, a questão coloca-se no que fazes com esses erros.Podes usar-los para aprender e evoluir ou deixares que eles te paralisem.

6 - Pensa menos
Quando pensas demasiado acabas por bloquear,pois a razão dar-te-à sempre motivos para deixares de agir,terás sempre de argumentar contra ti próprio, contra os teus medos.A necessidade de ter razão pode-te impedir de seres feliz.

7 - Sente mais
Confia na tua intuição,sente o que ela te quer dizer e segue o que te diz, a tua intuição bem do teu Ser superior, da tua essência e ela conhece a plenitude do teu Ser,conhece a fotografia toda e não apenas a pequena parte que tens consciência.Começa a estar atento aos sinais que vais recebendo e que tomam várias formas e figuras e aquilo que te é pedido é que estejas recetivo e atento.

8 - Sê presente
A tua vida acontece no agora, não é no passado ou no futuro, é agora.E só tu a pode viver,mais ninguém a pode viver por ti, a tua caminhada só pode ser percorrida por ti,mais ninguém calçará os teus sapatos.E só saberás que vale a pena a vida que levas, se estiveres presente,pois estando ausente não vives apenas vegetas.


Possuis todos os recursos para viveres uma vida de plenitude,pois a tua essência é perfeita,assim foste criado por Deus( ou outro nome que te seja confortável),pois o teu Ser  é muito mais que apenas esse corpo e a mente que o controla,também é espírito, não ignores nenhuma parte de ti. Trata de ti como um Ser holístico ,um ser completo e vibrante de vida e energia.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Faz o que te apaixona



"Querido destino,eu estou pronto agora."

Este é o momento certo para seres quem és de verdade,sê verdadeiro contigo próprio, permite-te um tempo para ti e foca-te naquilo que mais te apaixona. O que é que mais gostas de fazer?Aquilo que enquanto estás a fazer perdes a noção do tempo.E dedica-te a fazer mais vezes isso mesmo e quando for possível concentra-te nessa tua paixão e vive dela, cria o teu negócio a partir dela.

Fazendo aquilo que te apaixona significa estares conectado com a tua essência,entras em fluxo com o universo e quando o fazes verás como que tudo se torna mais simples,como o universo está ai para te apoiar. E terás a noção disso quando começas a reparar em coisas que te parecem coincidências, ou seja, aparecem pessoas que são as mais acertadas para te ajudar numa determinada tarefa, a informação que te ajuda a evoluir aparece de onde menos esperarias, entre outras coisas.

Estes episódios que te parecem numa primeira vista apenas coincidências,não o são, pois não existem coincidências, tudo acontece quando tem de acontecer e principalmente quando estás preparado para que aconteçam e permites que aconteçam.

Como diz um ditado oriental, quando o aluno está pronto o mestre aparece.

De ti só te é pedido que confies na tua luz interior, que confies na tua essência perfeita de paz,alegria e amor.Que tomes consciência que possuis em ti todos os recursos para fazer face a qualquer desafio que a vida te coloque,pois de outra forma não ocorreria.

É te pedido que te relembres que não estás sozinho neste mundo,que não estás separado dos outros que fazem parte da tua vida, pois em essência somos todos um, a materialidade é apenas uma ilusão, que resulta  de uma frequência vibracional baixa de energia que é mais densa, daí a ideia de materialidade. 

Mas,aquilo que é mais importante é pensares num nós em vez de um eu,pois este eu que costumas pensar é um eu limitado, é o ego, que se vê como separado de tudo o resto e que é liderado pelo medo,medo da escassez, medo da rejeição, medo de falhar.


Escolhe agora viver a tua paixão e contagia os que te rodeiam a descobrirem as suas paixões,trata os outros como gostas de ser tratado,ajuda-os a conseguirem aquilo que também desejas para ti e verás como é mais fácil para ti conseguires o que desejas para ti.

E mais que bens materiais, aquilo que refiro é uma plenitude do Ser, uma conexão à essência, é vivenciares em pleno o teu potencial em cada momento.


sexta-feira, 18 de maio de 2012

7 Passos para uma vida plena


Levar uma vida plena está ao teu alcance, é uma escolha que podes fazer e praticar até que seja uma realidade para ti.Deixo-te aqui sete passos que te podem ajudar a alcançar uma vida plena.

1 - A vida acontece agora.
O momento presente é único em que vives e onde podes agir e fazer a diferença na tua vida,o passado já foi e não o podes alterar, já o futuro existe apenas na tua mente quando chegar será como agora.

2 - Libertar-se
Isto significa que aquilo que julgas que te limita é apenas uma crença tua,são as tuas crenças que te podem limitar ou permitir aceder às possibilidades infinitas que existem no universo ao teu dispor.E as tuas crenças são apenas pensamentos e tu és o espaço onde eles acontecem,não és os próprios pensamentos,logo podes observar-los e deixar-los partir e o que fica és tu.

3 - Sorria
O sorriso é contagioso e enquanto sorris não consegues estar triste, ao sorrir permites alargar os teus horizontes.Sorrindo libertas endorfinas que é a substancia natural de bem estar do corpo e crias saúde para ti.

4 - Trate bem os outros
Esta é uma das regras de ouro da vida,fazer aos outros aquilo que gostamos que nos façam a nós, tratar os outros como queremos ser tratados.Tratando bem as outras pessoas estamos a ampliar o bem na nossa vida,pois tudo aquilo que damos recebemos de volta multiplicado.

5 - Gratidão
Ser grato por tudo aquilo que somos e temos é uma forma de ampliar tudo isso na nossa vida e se pararmos um pouco e refletir-mos veremos que temos muitos motivos para ser gratos,começando pela vida que corre em nós,pelo ar que respiramos,pela beleza que podemos contemplar ao nosso redor na natureza.Pela nossa essência amorosa e perfeita que cuida de nós.

6 - Fazer algo de novo
Parar é estagnar,se fizeres sempre as mesmas coisas terás sempre os mesmos resultados,por forma a alargar os teus horizontes, faz coisas novas,diferentes.E podem ser coisas tão simples como fazer um trajeto diferente no regresso a casa, ir a um café diferente do habitual, pode ser colocar o relógio no pulso contrário ao costume, etc. Ao fazer algo de novo estás a criar novas ligações neuronais, permites que a inovação possa surgir na tua vida.

7 - Cuidar de ti
Tu és o maior especialista mundial na tua pessoa,ninguém te conhece melhor do que tu.Por isso cuida de ti,acarinha-te, tu sabe o que é o melhor para ti e a vida está ai para te apoiar, se assim o deixares.A tua vida só tu a podes viver,mais ninguém a viverá por ti.



Diz sim à vida, desfruta de cada momento, possuis em ti todos os recursos para superar qualquer desafio que surja na tua vida,de outra forma eles não apareceriam.Possuis em ti toda a sabedoria para viveres uma vida plena, desfrutando de cada momento como ele é, seja por vezes menos bom,seja na maioria das vezes bom.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...