terça-feira, 7 de agosto de 2012

3 Pontos para lidar com a critica


A critica faz parte da realidade humana, o julgamento está sempre presente e é esse um dos maiores medos que impedem as pessoas de serem elas próprias, o medo daquilo que os outros possam pensar delas,da reação que elas vão ter às suas ações.

Contudo aquilo que os outros irão pensar sobre aquilo que fazemos tem mais a ver connosco próprios do que com as outras pessoas, estas na verdade estão a projetar as ideias que temos sobre nós próprios,ainda que inconscientes em determinados casos.

O mais importante é a forma como iremos reagir a essas criticas,pois as criticas irão existir sempre, a única coisa que muda  é a forma como lidamos com elas e isso faz toda a diferença.Quando estamos perante uma critica podemos reagir, como acontece com a maioria das pessoas, na defensiva, rejeitando a critica ou assumindo o papel de vitimas. 

Esta é uma opção, pode no entanto usar as criticas e aprender com elas e evoluir,elevar o seu nível de consciência, e como pode fazer isso:

1 Ouvir a critica

Conhecer o conteúdo da critica, aquilo que é dito, em vez de a rejeitar de imediato e começar a defender-se
perceber qual o grau de verdade que está implícita naquela critica, pois de certeza que alguns dos aspectos da critica serão verdadeiros para si, ou já o foram em determinadas situações da sua vida. E o facto de nos "obrigarmos" a ouvir faz com que estejamos presentes e quanto mais presentes estivermos, melhor preparados estaremos para lidar com qualquer situação. 

2 Evitar reagir de imediato

Quando confrontados com uma critica teremos a tendência de reagir de imediato, não dando tempo de processar a informação e acabaremos por dizer aquilo que não gostaríamos de  ter dito e que mais tarde nos arrependemos. Evitando de reagir de imediato poderemos ver em nós que reações ocorrem após a critica e de que forma isso condiciona quem somos de verdade. Será que meras palavras podem diminuir a essência do nosso Ser? Pode, se o permitirmos, diminuir a consciência que temos sobre a nossa essência, pois a nossa essência é imutável e perfeita.

3 Aprender com os erros

Errar é natural todas as pessoas erram, uns podem errar mais do que os outros, normalmente erra menos quem não faz nada,mas isto por si só será um erro. A questão não se coloca no facto de se errar ou não, mas sim naquilo que fazemos com os nossos erros. Se optarmos por os aceitar, em vez de os rejeitar criando resistências que apenas aumentam os efeitos dos erros, aceitando-os, apreciando aquilo que eles tem para nos ensinar, sairemos mais fortes no final do processo. Logo haverão criticas que tem razão de ser, porque erramos e não tem mal nenhum, aceitemos essas criticas com gratidão pois elas nos farão crescer.


Aprender a lidar com a critica leva a um maior autoconhecimento, leva a uma escolha de liderança sobre a realidade e não apenas uma mera vítima das circunstâncias.

sábado, 4 de agosto de 2012

Queres felicidade?


"Eu quero felicidade!!!
-Primeiro retira o Eu, que é o ego, depois retira o quero, isso é desejo e agora aquilo que fica é...
FELICIDADE!"

A felicidade é a tua essência, é um estado de espírito, nada do que faças aqui, nada do que possas adquirir aqui nesta realidade irá acrescentar o que quer que seja aquilo que é parte de ti, àquilo que és.

Pelo contrário todas essas coisas criam uma ilusão ao teu redor que te impedem, se assim o permitires, de experienciar a tua essência feliz, pois ficas de tal maneira ocupada/o a procurar ser feliz e entras numa espiral de "busca e não encontres", pois quando julgas que encontras a felicidade, logo de seguida ela se esfuma para que continues nessa incessante caminhada de busca.

Quando na realidade precisas de fazer menos coisas, menos palavreado e menos ação para vivenciares no aqui e agora aquilo que tanto tens procurado e quando o fizeres verás como tudo muda para ti, sem que nada mude de verdade, pois essa é a tua essência, apenas tem estado escondida sob um manto de medo e escassez.


sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ilusões da "verdade"


Algumas ilusões daqueles que procuram conhecer-se melhor e para tal encetam uma caminhada espiritual.
É uma moda,que já não é recente, esta da busca espiritual, querer ser mais espiritual e que por vezes cai-se num extremismo de separar as pessoas entre aquelas que "sabem mais" pois são mais espirituais e aquelas que são ignorantes pois não conhecem a "verdade". 

Uma forma ou outra e tudo o mais que está pelo meio, são pura ilusão, pois não podemos acrescentar nada àquilo que já somos. Nós somos seres espirituais a viver uma experiência humana, logo isso de querer ser mais espiritual é mais alimento para o ego, é atirar areia para os olhos.

Porque como se pode pretender ser mais espiritual e depois cair-se em extremismos, como por exemplo para se arvorarem como defensores dos animais se atacam os restantes humanos, como para defenderem uma determinada ideia de vida, se recusam todas as outras.

Ninguém é dono da verdade e todos tem razão, pois cada um vê o mundo na sua limitada visão humana,que é por si só uma ideia de limitação.Se pudéssemos vislumbrar a imagem total da realidade perceberíamos como tudo é perfeito assim como é, como tudo é muito mais simples do aquilo que fazemos crer.

O que origina muitas destas divergências entre humanos é acreditarmos que estamos separados uns dos outros, porque acreditamos que somos apenas um corpo e a mente que o controla e assim acreditamos que aquilo que pensamos sobre os restantes não tem nada a ver connosco, que a opinião e julgamentos que emitimos sobre a realidade não tem influência sobre nós mesmos.

Mas está tudo ligado, estamos todos conectados em essência, a unicidade é o nosso estado natural e quanto mais deixarmos que esta consciência se torne manifesta,mais simples a vida humana se torna, mais permitimos que a evolução do todo se dê, seja qual for o caminho escolhido por cada um de nós.

Respeito pela natureza, respeito pela vida, basta-nos isso, nada mais nos é pedido.

Tudo isso começa por dar atenção a si mesmo, o amor próprio é a base que cimenta uma experiência plena da perfeição do Ser. E a forma que cada um encontra para despertar da ilusão não é melhor nem pior que a do vizinho, é o que é.

Prescindo de ter sempre razão libertamos espaço para que a alegria e felicidade do Ser apareça na nossa consciência. Em vez de lutarmos contra a realidade e todas as suas aparentes diferenças, aceitemos aquilo que é, tomemos a responsabilidade pela nossa vida, que acontece em nós e não a nós e com confiança na orientação da nossa essência, permitirmos-nos desfrutar de cada momento na sua plenitude.


segunda-feira, 30 de julho de 2012

4 Formas para Simplesmente viver


Simplesmente viver e para isso nada tens de fazer a não ser estar presente, dizer sim à vida, aparecer em vez de te refugiares no passado,nas memórias daquilo que já passou, procurando que elas se repitam no presente.O foco no passado faz com que a cada acontecimento procures nas memórias o seu significado, em vez de vivenciares aquilo que o presente te pode dar e que é diferente do passado,pois cada momento é único e vale por si só.

Algumas práticas que te podem ajudar a simplesmente viver podem ser:

1 Dizer sim ao amor próprio
É amando quem és, com todos os defeitos e virtudes que julgas ver em ti, que poderás estar plena em cada momento.Enquanto escolheres focar-te nos aspetos que consideras negativos, impedes-te de vivenciar a perfeição da vida e do amor que és. Só amando quem és poderás estar disponível para te dar aos outros,para dar o melhor de ti e isso é puro amor.

2 Confia, pois estás sempre bem
Confia no equilíbrio da existência, do universo, pois tudo acontece como tem de acontecer e quando tem de acontecer, e seja isso o que for, tu estarás sempre bem e de regresso a casa, no final desta experiência humana. Confia, entrega-te a cada momento, pois confiar é ver o que não está lá, é saber que és suficiente em cada situação.

3 Brinca mais
A vida é uma coisa muito séria para ser levada demasiado a sério, quanto mais te restringires procurando controlar tudo o que possa acontecer na tua vida,impedindo de arriscares para lá da tua zona de conforto, por forma a seres muito responsável, pois é o que é esperado de ti, mais desligada da vida estás. Liga-te à vida, brinca com a vida, brinca na vida, deixa que a tua criança interior se possas exteriorizar e verás como a leveza da tua essência te eleva ao melhor de ti.

4 Faz, aprende
Se esperas ter as condições ideais para fazer qualquer coisa, para começares a desfrutar da vida, então nunca terás as condições ideais, haverá sempre algo que te falta para atingir aquilo que imaginaste como ideal. Escolhe em vez disso, fazer com aquilo que tens neste momento e constrói a partir disso, vai aprendendo fazendo, evolui e cada vez será melhor que a anterior. Faz o possível em vez do ideal e verás que acabarás por fazer aquilo que te parecia impossível.

sábado, 28 de julho de 2012

Tu és AMOR

"Deixa que tudo o que fizeres se faça em amor."




Tu és amor, essa é a tua essência, logo tudo o que fazes é feito em amor, para o tornares mais consciente para ti começa a partilhar o teu amor onde quer que vás.Quanto mais amor partilhares mais ele cresce na tua vida, pois tu és plena de amor, logo não podes obter mais amor para ti,mas podes estender esse amor,fazer com que cresça na medida em que o partilhes.

 E terás provas desse crescimento na tua realidade, seja através da pessoas que interagem contigo, seja através das diversas situações do teu dia-a-dia.

Sempre que aceitares o pensamento que és incompleta, que precisas do amor de alguém para te fazer feliz, significa que estás a abdicar de vivenciares quem és,estás a tentar,ainda que inconscientemente, diminuíres a dimensão do teu Ser,significa que o medo se manifesta mais na tua atenção.

A boa notícia é que nada disso pode beliscar o que quer que seja da tua essência, ela é imutável, ela é eterna,apenas em pensamentos podes conceber algo de diferente disso,mas os pensamentos não são quem tu és, pois tu és o espaço onde eles ocorrem, és esse campo de consciência onde tudo acontece.

Melhor ainda, na verdade não precisas de entender isto que acabei de referir,não precisas de procurar estudar mais para saber quem és, não precisas que te venham ensinar quem tu és e a melhor forma para viveres a tua realidade.

Tu sabes tudo isto, tu és tudo isto, nada, nem ninguém pode acrescentar o que quer que seja para te melhorar,para fazer de ti uma melhor pessoa.Na realidade precisas de fazer menos ,muito menos, 
bastando-te Ser.

Sendo quem és,aceitando aquilo que acontece e vivendo cada momento presente,totalmente presente terás sempre tudo o que é preciso. 

A vida é simples, a vida é perfeita, tu és a vida, vive-a.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Preencher o vazio


Enquanto humanos procuramos fazer muitas coisas em busca de algo que nos complete, seja através do trabalho, seja através dos relacionamentos, sentimos que somos incompletos que no mundo exterior iremos encontrar aquilo, que julgamos, que nos falta.

Esse vazio resulta de uma ideia de separação, uma ilusão que nos faz crer como estando separados de tudo o resto que existe na nossa realidade, assim como essa própria realidade julgamos definida apenas por aquilo que percecionamos nela.

Mas a nossa essência é muito mais que apenas essa ideia de ser separado de tudo o resto, essa ideia é resultado do ego, que não é mais que apenas um nível de consciência de baixa frequência, dito de uma forma mais simples, é apenas um pensamento que existe na nossa mente.  

E aqui convém referir que a mente não tem existência física e que esteja alojada no cérebro humano, a mente tem a ver com esse campo ilimitado que consciência que somos.

E nesse campo todas as possibilidades existem em potência ao mesmo tempo, aquilo que iremos experienciar enquanto humanos será aquilo que nos tornemos observadores dando assim existência material ao observado.

Mas para aquilo que te possa interessar ao teu dia a dia estas ideias,estas dissertações sobre o que somos tornam-se irrelevantes, aquilo que te interessa é aquilo que te possa tornar mais feliz, sentires-te mais amada,  de bem com a vida. 

E para isso precisas de muito pouco, na verdade não precisas de nada, apenas te basta estares presente em cada momento da tua vida.Deixares de resistir ao fluxo da vida, pois ela és tu, não é algo que te acontece vinda do teu exterior e que apenas podes lidar com o pouco que tens,mas sim algo que tu és e quanto mais confiares na vida mais ciente da tua perfeição estarás.

Deixando de lutar contra a tua vida, contra aquilo que és desperdiçando a tua energia pensando no passado e naquilo que julgas que ele te fez, ou ansiando por um futuro idílico onde tudo se possa resolver ou então alimentando preocupações sobre como tudo pode correr mal.

Pois tudo isso são apenas pensamentos e se deixares de os alimentar com a tua atenção e emoção, eles desvanecem e aquilo que permanece é o eterno presente onde vives de facto, onde podes desfrutar da plenitude do teu Ser, que é puro amor,que é paz e alegria.

Fazendo-o o vazio que julgavas ter desaparece, pois no presente apenas a tua essência perfeita existe, assim sem resistência aceita-te como és e desfruta de cada momento em união com o todo. 

sábado, 21 de julho de 2012

Só por hoje



A vida como ela é, coloca a tua atenção plena em cada momento e tudo, aquilo que julgas precisar, está presente, reside em ti, é parte de quem tu és de facto. Confia na vida e deixa que ela cuide de ti, ela sabe o que é melhor para ti, e só te pede que estejas presente e aberto a vivenciar todas as possibilidades que se te presenteiam. Só por hoje.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...