sexta-feira, 19 de outubro de 2012

6 Dicas para superar os tempos difíceis


Como superar tempos difíceis, como lidar com os desafios que nos são colocados e que nos fazem questionar sobre quem somos e qual o nosso propósito de vida. Deixo-te algumas dicas que te podem ajudar a encontrar as melhores respostas para ti.

1 Aceitação
De nada serve lutar contra aquela que é a tua realidade, quanto mais resistes mais ela persiste, em vez disso aceita a realidade como ela é, isto não significa resignares-te e baixar os braços, significa que a aceitas e estás recetiva a aprender com ela,com aquilo que ela te quer comunicar e depois agir.

2 Qual o seria o pior que te podia acontecer?
Na tua situação atual qual seria o cenário mais negativo de todos, de que forma ela condiciona quem és de verdade?Daqui a cinco anos terá relevância para ti?Poderias ver essa situação de outra forma?
Coloca-te estas questões e deixa que as respostas surjam dentro de ti.

3 Foco nas soluções
Em vez de te focares naquilo que consideras problemas, e que te dará mais do mesmo, permite-te focar nas soluções e terás mais soluções. Se dedicares a tua atenção às soluções começas a vislumbrar um luz ao fundo do túnel e essa luz vai crescendo, através da tua disponibilidade para abraçar aquilo que a vida te dá.Todos os problemas contém em si as soluções,mas para as conheceres tens de desviar a tua atenção do problema para permitires espaço para que a solução se revele.Só elevando a um nível de consciência maior poderás conhecer a solução.

4 Desembaraça a mente
Se te deixares embrenhar em demasiado nas teias da tua mente, crias limitações que te impedem de aceder à tua essência. A tua essência é ilimitada, é intemporal, não conhece barreiras e está sempre disponível, mas para acederes a ela tens de mudar o foco da tua atenção. Estando num estado de atenção plena podes elevar o teu nível de consciência e aquilo que te parecia um grande problema não passa de uma ilusão. 
A atenção plena é o momento presente, ela conhece apenas um tempo que é o agora.

5 Pensamento positivo
Todas as situações tem aspetos positivos, basta que estejas recetivo a encontrar esses aspetos e aqui pensamento positivo não significa que escamoteias as dificuldades,que te iludes e fazes de conta que nada aconteceu, significa apenas que sabes que essas dificuldades não definem quem és, não te limitam a não ser que o permitas. E que escolhes agir próativamente para superares os desafios que te são colocados.

6 Segue o coração
A tua essência é puro amor e o coração é o farol da luz do amor que te mostra o caminho a seguir, se assim o escutares. Ele sabe o que é o melhor para ti, ele cuida de ti, basta que o permitas, que ouças o que ele te diz a cada momento.Foca por um momento a tua atenção na zona do coração, imagina que inspiras e expiras através dele, deixa que a paz que se segue te encha plenamente e sente o que ele te diz.





quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A Terceira parte de uma relação feliz


Todos os relacionamentos tem três partes que a integram, mas normalmente apenas tomamos consciência de duas partes e é por esquecermos a terceira que muitas relações deixam de funcionar e podem mesmo acabar.

E as três partes de um relacionamento bem sucedido são:

1 EU
Esta parte de uma relação é aquela que normalmente damos mais atenção, é aquela que condiciona tudo, pois para a maior parte das pessoas o objetivo de uma relação é suprir uma falta que julgamos ter.Entra-se numa relação para que o outro nos preencha, nos venha completar, exigimos do outro que nos ame, que nos dê amor, pois pensamos que precisamos desse amor para nos sentirmos completos, para sermos verdadeiramente felizes, para dar um sentido à nossa vida. E projetamos no outro uma ideia de perfeição, uma ideia daquilo que achamos que deve ser a nossa outra metade e exigimos que o outro esteja à altura dos nossos ideais. Responsabilizando-o se não conseguir atingir aquilo que esperamos.

2 TU
O outro e todas as suas expectativas que são as mesmas do EU, ou seja, que a outra metade o complete e lhe dê aquilo que ele julga faltar, que esteja à altura dos seus desejos e que o faça sentir e viver feliz e pleno.Que suprima todas as suas necessidades e que possa fazer desaparecer todas as suas duvidas, que possa defender dos seus medos. E que acima de tudo possa ser responsabilizado quando as coisas não correrem como é idealizado.

3 NÓS
É esta parte que normalmente é descorada na maior parte das relações, pois este nós não é apenas o somatório do EU e o TU, por forma a fazerem um UM completo, pois isso parte de um princípio de escassez, onde esperamos e exigimos que o outro venha acrescentar aquilo que, julgamos, nos faltar.
Este NÓS é a confluência de dois seres inteiros, dois seres plenos que escolhem partilhar aquilo que são com o outro, tendo por objetivo expandir essa plenitude. A sua base de partida é a abundância, eles tem consciência que a sua essência é amor e que todo o amor que poderia precisar reside dentro de si e a melhor forma de o testemunharem é através da sua partilha. Sabendo que quanto mais dão mais tem para dar. Neste NÓS cada um olha para aquilo que pode acrescentar à relação, aquilo que cada um pode expandir nesta relação e não aquilo que cada um pode ganhar, pode beneficiar com a relação. Ou seja, não é aquilo que posso ganhar de ti, mas sim aquilo que podemos construir a partir daqui, nesta adição um mais um são três e não dois.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

5 Dicas para simplificar a vida


 A vida é simples e porque é simples, ela é perfeita.Mas nós enquanto humanos tendemos a complicar aquilo que é simples, pois achamos que tem de haver mais qualquer coisa, não aceitamos que seja tão simples, fomos educados enquanto civilização que a vida é difícil, que temos de lutar muito para ser alguém e chegar a algum lado e se aceitarmos essas crenças como nossas, assim será para nós.

Podes escolher que seja diferente, podes escolher ver as coisas de uma forma diferente, deixo-te de seguida cinco dicas que podem ajudar nesse processo.

1 Abrir espaço para o novo
Cuidar da higiene interior, arrumar as ideias, deixar partir aquilo que já não serve e deixar espaço, dessa forma para que o novo surja na tua vida, abrires-te a novas possibilidades, entrar no desconhecido, pois só assim se pode evoluir em consciência.Se te limitares ao que te é conhecido terás sempre o mesmo tipo de resultados.

2 Diz Sim
Dizer Sim à vida que és, tu és a tua vida, ela não é algo que te acontece, é aquilo que tu és, não existe separação entre aquilo que és e o que é a tua vida. Dizendo sim à vida, aceitando aquilo que ela tem para ti, em vez de tentares forçar que ela siga o rumo que achas ou que te disseram ser o melhor para ti, verás como serás surpreendido positivamente.

3 Diz Não
Saber dizer não é um ato de liberdade, um ato de simplificação da tua existência, pois não és obrigado a fazer as coisas, porque é suposto fazer as coisas de determinada maneira, só porque sempre foi assim que se fizeram as coisas na tua família,  ou no teu país. O não pode ser também um sinal de amor-próprio, dizer não à complicação, à separação, à luta desenfreada pela sobrevivência do mais forte em detrimento do mais fraco, é dizer sim ao teu Ser.

4 Crias as limitações na tua mente
A tua realidade é uma projeção da tua mente, todas as limitações que julgas ter na tua realidade resultam de ideias que tem origem na tua mente, logo para simplificares a tua realidade, vai dentro de ti e observa os teus pensamentos, aqueles que te limitam, que te fazem acreditar seres desmerecedor, são isso mesmo apenas ideias e só se as aceitares como verdade e lhes dedicares a tua atenção e emoção, é que as vivenciarás na tua realidade.Observa-as e deixa-as partir.

5 Simplesmente desfrutar daquilo que é
Quando aceitas aquilo que é, quando aceitas a tua essência na sua simplicidade e plenitude, verificas que és tudo, que tens tudo, pois ser e ter são a mesma coisa, quando te permites Ser tens tudo e isso é muito mais que apenas os bens materiais.Cada pedaço é um reflexo do todo, contém a linguagem do todo e o melhor é que não é preciso compreender, é simplesmente Ser.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Simples é perfeito


A simplicidade mostra-te a perfeição da vida, a perfeição do teu Ser, é quando ligas o complicómetro que crias os problemas que te impedem de ver com clareza todos os recursos que existem em ti, que te impedem de constatares que as respostas que procuras, por vezes incessantemente, estão mesmo ai, dentro de ti, esperando que lhes dediques a tua atenção.

O simples é perfeito, o simples é amor, pois ele vale por si só, não precisa de mais nada, pois ele tem tudo, ele é tudo e nada pode acrescentar àquilo que é perfeito. Quando te entregas à simplicidade do Ser percebes que tens vivido numa ilusão de separação, de falta, quando na verdade já tens tudo o que alguma vez poderias precisar.

Os problemas resultam de um desvio da tua atenção daquilo que é essencial para aquilo que é acessório, tens olhado para fora, tens colocado o teu poder nas mãos de outros, esperando que te resolvam a vida e quando isso não acontece, culpa-os pela tua insatisfação.

Quando, se te permitires parar e olhar para dentro de ti, irás encontrar tudo aquilo que tens procurado, todas as respostas às tuas duvidas estão ai, só que tens focado a tua atenção nas perguntas que não reparas nas  respostas que estão mesmo ao lado "gritando" pela tua atenção.

Assume as rédeas da tua vida, assume a responsabilidade da tua vida e confia que podes alcançar viver a vida que mereces.

Começa por te aceitar como és, com tudo aquilo que encontras de bom e mau, constituem parte de ti e é pela sua integração que descobres o teu poder pessoal para fazer face aos desafios que a vida te presenteia e que te permitem a autodescoberta, o autoconhecimento.

É para isso que a vida serve, é isso que os desafios que ela te dá servem, para que tenhas oportunidades de descobrires quem és de verdade, para conheceres e vivenciares, pelos contrastes, a tua essência perfeita, de puro amor, alegria e paz.

O simples é perfeito, pois é quem tu és, o simples é puro amor, tu és simples, tu és amor. É hora de descomplicares.



quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Vês aquilo que queres ver


Nós vemos aquilo que queremos ver, assim se te focares no amor, é isso que verás, onde quer que vás e se começares por partilhar o teu amor incondicionalmente terás provas como ele cresce na tua realidade e será também uma prova de que ele existe em ti, pois só pode dar quem tem para dar. Na verdade, tu és amor, é essa a tua essência.

Aquilo a que dedicamos a nossa atenção torna-se real para nós, por exemplo, já te aconteceu quereres comprar algo e de repente parece que o vês em todo o lado, isso acontece porque a tua atenção, o teu radar está focado nisso e procura todas as situações semelhantes.

E isso aplica-se a tudo na tua vida, a questão está com o que decides fazer depois com aquilo a que dedicas a tua atenção. Porque como é algo que começa dentro de ti e depois se reflete na tua realidade, tu acreditas nisso e quanto mais acreditas, mais provas que confirmem as tuas crenças obtens.

Dai a importância de saberes quais são as tuas crenças, pois elas podem te limitar ou podem expandir a tua essência. De uma forma ou de outra, isso só afecta a perceção que tens de ti e a forma como experíencias a tua realidade, pois a tua essência é perfeita e intemporal.


Exposição "Momentos"

Estes quadros são de minha autoria e forma pintados em 2002 e 2003, se estiver interessado em obter mais informações sobre os mesmo ou para os adquirir envie um email para r23.renato@gmail.com
~ Paulo Renato

 
"Tranparência" 50*70 acrílico

"Fluxo" 50*70 acrílico

 "Observador" 50*40 acrílico

"Abraço" 50*40 acrílico 

 "Onírico" 50*70 acrílico

"Aquele que vê" 50*60 acrílico

"Pedaços" 50*70 óleo

"O real não se vê" 50*70 acrílico


"Tríade" 50*70 + 2* 50*40 acrílico

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O passado já passou, deixa-o partir


"Faz do passado o passado"

O passado já não o podes mudar, pois o que aconteceu aconteceu e não volta a acontecer, aquilo que podes mudar é a influência que permites que esse passado tenha sobre a tua vida agora.

Podes usar o passado para aprender com ele, todas as experiências que passaste não aconteceram por acaso, pois só acontece aquilo que tem de acontecer e como tem de acontecer, seja isso no teu julgamento bom ou mau.

Se usares o passado para aprenderes com ele, irás crescer, irás elevar o teu nível de consciência e estar mais presente para desfrutar melhor do momento presente, pois a tua vida só ocorre no agora, tudo que seja fora desse momento, significa deixares de viver a tua vida, significa coloca-la em suspenso, mais ninguém a pode viver por ti.

A única coisa que podes mudar do passado é a memória que tens dele, digamos que as memórias positivas que tens são pacificas, aceita-as bem. Já aquelas que consideras más, são aquelas, que se o permitires, te podem aprisionar e impedir de viver a tua vida em pleno como mereces viver.

Essas memórias em vez de as tentar afastar, ou mandar para o fundo do baú, podes olhar para elas com um novo olhar, com mente aberta e ver o que é que isto me ensinou, o que de bom posso extrair daí e seguir em frente. Podes escolher atribuir um novo significado a essas memórias quando te libertas de um julgamento à priori, olhando de forma diferente para o que aconteceu e escolher ser feliz em vez de ter razão.

Escolher libertar-te do rancor e da dor, deixar de ser vítima e escolher tomar as rédeas da tua vida.

Tudo o que acontece na nossa vida são parte de nós, são parte de quem somos, logo rejeitar qualquer pedaço é  uma amputação do ser, nenhum aspeto nosso é imperfeito, aquilo que pode ser imperfeito temporariamente, é a nossa interpretação, é o significado que lhe atribuímos. 

A nossa essência é perfeita, ela é puro amor, é paz e alegria, seja qual for a forma que ela se manifeste, pois ela manifesta-se de múltiplas formas, enquanto vivênciando esta experiência humana não temos uma visão abrangente, uma visão do todo, mas é isso também que nos permite todo o leque de emoções e vivências e tomada de consciência de quem somos de verdade.

É a consciência tomando consciência de si própria.

Só através da limitação se pode vislumbrar a plenitude daquilo que é a nossa essência nas suas diferentes manifestações. Assim deixa que o passado seja passado e escolhe agora estar de corpo e alma, presente e repara como és amorosa, como és perfeita assim como és. Aceita-te como és, vive-te como és e partilha-te assim como és.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...