quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O ego é bom ou mau?


 Existem correntes espirituais onde se menospreza o ego, onde se coloca a culpa toda no ego. Primeiro quero dizer o que é o ego para mim, e ele é a parte limitada do nosso Ser, é uma ideia de limitação que está representada por uma identidade composta por corpo e a mente que o controla.

O ego sendo uma ideia de limitação precisa de nos convencer a acreditar que somos apenas essa ideia e a forma que ele usa para manter essa ilusão é através do medo, medo de perda de identidade, medo de isolamento, um medo que nos coloca numa luta constante pela sobrevivência pois nos faz acreditar como vivendo num mundo de escassez, onde apenas os mais fortes sobrevivem.

O ego coloca-nos numa procura constante de algo melhor no futuro, num incessante "procura mas não encontres", como forma de nos manter aprisionados através da ilusão que estamos a fazer um caminho ao encontro da recompensa futura no final da caminhada, isto se fizermos bem as coisas, se nos portarmos bem, se fizermos o que é suposto e esperado que façamos.

O ego faz-nos acreditar que somos apenas este corpo e a melhor provas que ele nos dá disso é através da fragilidade desse mesmo corpo, pois este adoece, é passível de ser magoado e a prova última é ao mesmo tempo a grande ameaça, ou seja a morte, o fim da vida.

E vocês poderão pensar, mas até aqui está a dizer "mal" do ego, ao que eu respondo, isso seria mau se fossemos apenas isto, se fosse de facto apenas isso o que a nossa realidade nos pudesse oferecer. Este é o ponto essencial, o ego por si só não é mau ou bom, só o poderá ser se aceitarmos que somos apenas um corpo controlado por uma mente pensante e que tem um prazo de validade definido. 

Só quando aceitamos essa ideia de limitação é que podem ocorrer os nossos "problemas" enquanto experienciando essa limitação, ou seja, enquanto nos percecionamos como humanos.

Quando despertamos para a nossa essência e tomamos consciência que somos ilimitados e intemporais, que somos espírito a viver uma experiência humana e que esta não altera o que quer que seja a nossa essência perfeita, que esta experiência humana serve para a essência se experienciar a si mesma e através disso continuar a sua expansão, nas diferentes manifestações que vai assumindo.

Percebemos que tudo é perfeito assim como é, que tudo acontece como tem de acontecer e quanto tem de acontecer, pois o que quer que aconteça tem apenas a importância que a nossa perceção lhe atribuí.

 Percebemos que somos uma peça nessa imensa engrenagem que é o todo e que de nós não nos é pedido que, enquanto humanos, possamos entender, que possamos compreender, pois isso deriva de uma necessidade de controle e que quanto mais tentamos controlar esta experiência humana, menos a controlamos e mais dificuldade criamos a nós próprios.

E a ideia é simplificar, é confiar na perfeição da vida e do plano que ela tem para nós e só é necessário da nossa parte estar presente em cada momento, conscientes de que não estamos sozinhos e que a orientação que precisarmos nos será dada desde que estejamos recetivos a ela. 

Assim confia e diz sim à vida, aceita-a e aceita-te como és.







terça-feira, 27 de novembro de 2012

Alimentar o dialogo interno


Um fator relevante na tua qualidade de vida é tornares consciente o dialogo interno que acontece na tua mente a toda a hora, esse dialogo pode ser exponenciador ou limitador da tua experiência humana, podes ser refém desse dialogo ou ser apenas aquele que observa, sendo o espaço onde ele ocorre, esse dialogo interno.

O dialogo interno são esses pensamentos constantes e podes escolher onde colocas a tua atenção, podes escolher que pensamentos alimentas e que crescem através disso mesmo,pelo poder que lhes concedes sobre ti. 

Isto não significa que podes controlar os teus pensamentos, mas sim que controlas aqueles que escolhes alimentar, aqueles que dedicas a tua atenção, já aqueles pensamentos que considerares que não merecem a tua atenção em vez de resistires e tentares com que desapareçam, limita-te apenas a 
observar-los quando surgirem e deixa-os partir. Pois se resistires eles persistem.

Podes cuidar da qualidade dos teus pensamentos através da vibração energética em que estiveres sintonizada e uma forma de o fazer é através de mantras, de frases que usas com regularidade e que te ajudam a focar no que desejas .

Deixo-te algumas frases que podes dedicar a ti mesma, escreve-as numa folha e coloca num lugar a que possas recorrer sempre que quiseres ao longo do teu dia.

- Tu és perfeita assim como és

- A vida cuida de ti, deixa que ela o faça.

- Aconteça o que acontecer tudo acaba em bem.

- A cada momento recebes o bem de braços abertos.

- Melhoras de dia para dia em todas as áreas da tua vida.

- Tu és amor e pela partilha vês como ele cresce na tua vida.

- No universo existe abundância infinita e está disponível para ti.

- A paz e a alegria residem em ti, deixa que eles se mostrem.

- A vida é perfeitamente simples.

- Possuis em ti todas as respostas e recursos para fazer face a qualquer situação.

- Só acontece aquilo que tem de acontecer de outra forma não aconteceria.

Estas são apenas algumas frases, muitas outras poderias usar e podes escrever outras que consideres importantes para ti, lembrando-te sempre que és tu que lideras a tua vida. Tu és a tua vida, ela não é algo que te acontece de fora para dentro, mas sim algo que tem origem dentro de ti e se reflete na tua realidade.

Toma nota do teu dialogo interno ele mostra-te o quanto cuidas de ti e aquilo que podes corrigir por forma a conheceres quem és de verdade.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Oferta Natal

É hora de cuidar de si ou de ajudar alguém que conheça a mudar a vida, descobrir a plenitude do seu Ser e encontrar os recursos que existem em si para fazer face a qualquer desafio que a vida lhe coloque. Por muito que pense que nada pode fazer, na verdade possui em si todos os recursos para viver a vida que merece, sabendo que aconteça o que acontecer nada, nem ninguém lhe poder retirar o que quer que seja ao seu valor. A sua essência é perfeita,pode não ter consciência disso, mas ao fazer sessões desenvolvimento pessoal irá relembrar quem é de verdade. Simplifique a sua vida, fazendo menos, muito menos irá conseguir mais,  muito mais.Desligue o complicómetro e assuma as rédeas da sua vida,mais ninguém a pode viver por si. Mas não acredite no que eu lhe digo,experimente por si e tire as suas conclusões.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Tu és o Sol da tua existência


Tu és o Sol da tua existência significa que estás no centro da tua vida, desta tua experiência humana e que aquilo que é a tua essência, ao longo da qual tudo gravita, é imutável, é intemporal.

Tal como o Sol continua sempre brilhante e permanente, ele está sempre lá, nós é que o vemos ou deixamos de ver, por vezes "viramos" as costas e cai a noite, por vezes de dia surgem nuvens carregadas de negro que tapam a nossa visão dele, mas ele continua lá, aquilo que muda somos nós em relação a ele.

Assim és tu também em relação à tua vida como humano, a tua essência de puro amor,alegria e paz, residem em ti, são quem tu és de verdade, por vezes viras-lhe as costas e  cai a noite na tua existência como que desligas e funcionas em piloto automático, andas adormecido e crês que és uma vítima das circunstâncias, crês que nada podes fazer a não ser responder o melhor que podes àquilo que te dão e que te permitem fazer.Limitas-te a fazer aquilo que é suposto, a cumprir o papel que é esperado de ti.

Tens dias muito carregados de nuvens escuras e acreditas que és essa negrura, que és essas nuvens, mas tu és esse imenso céu onde elas surgem e como tal elas acabam por passar e tu continuas igual. Desperta da ilusão que és as nuvens e que por vezes as coisas correm melhor e tudo é mais branco, mas que muitas vezes tudo corre mal e tudo é negro.

Deixa que se dissipem as nuvens da tua realidade e isto não significa que desistes das nuvens, significa sim que as aceitas quando elas surgem, sejam elas mais suaves ou carregadas, que aprecias aquilo que elas te trazem em cada um desses momentos, sabendo tu que és o espaço ilimitado onde elas se passeiam,e que nada pode beliscar aquela que é a tua essência.

A tua luz interior brilha intensamente, não importa a quantidade de nuvens que surjam no teu céu ou a qualidade das mesmas. Quando o fazes amplias a tua visão da realidade e tomas consciência da plenitude to teu existir, passas a desfrutar totalmente de cada momento, pelo que ele é, pelo que ele te traz.

E tudo se torna mais simples, tudo é aquilo que é.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Espaço aberto


Neste número que será lançado este sábado contém mais um artigo escrito por mim, a espaço aberto é uma revista que visa contribuir para o despertar de consciência e tem distribuição gratuita, podendo ser encontrada em vários lugares do país, nomeadamente aqui na zona do Porto no norteshopping entre outros.
Neste artigo Reconectar à nossa essência escrevo sobre a desnecessária intermediação entre Deus, ou a essência, ou a fonte, escolha o nome que lhe for mais confortável, e cada um de nós

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

É hora de despertar




"Uma vez que despertes não terás nenhum interesse em julgar aqueles que dormem."

Desperta para quem és de verdade, quando te conheces verdadeiramente tomas consciência da perfeição do teu Ser, da perfeição da vida como ela é, e todos os seus equilíbrios que nada deixam ao acaso e que não exclui ninguém.

Só uma visão limitada da realidade, que é aquela que enquanto seres humanos experiênciamos e que nos faz acreditar como sendo separados uns dos outros, porque somos apenas corpos e a mente que o controla e que aquilo que pensamos é apenas nosso e que não influência quem está ao nosso redor.

Que nos faz acreditar que somos insignificantes que pouco podemos fazer para mudar o rumo das nossas vidas, que nos podemos limitar apenas a ser vítimas das circunstâncias e que eventualmente num futuro quando morrermos poderemos aspirar a ser perdoados pelos nossos pecados e termos direito a viver num paraíso idílico.

Mesmo que acredites nesta versão de ti a boa notícia para ti é que isso não belisca nem um pouco aquilo que é a tua essência, nada do que possas fazer ou pensar sobre ti e a tua realidade poderá retirar algo que seja à perfeição da tua essência.Pode sim influenciar apenas a forma como te percecionas e te permites experenciar esta tua experiência humana.

Desperta desse sonho de ilusão e limitação e podes escolher um outro sonho mais próximo da tua verdadeira essência que te permite desfrutar ao máximo desta tua experiência humana enquanto ela dura.
Possuis em ti os recursos para mudares a tua perceção da realidade em que vives.

É disso que são feitos os milagres.



segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Universo está em nós



O universo está em nós, a parte é igual ao todo, cada parte contém a mesma essência que constitui o todo, somos todos um só, nas diferenças encontram-se as ligações que se complementam, as diferenças são só aparentes, pois a base é comum.

Todos, sem exceção, são necessário para o equilíbrio e simplicidade complexa da existência, da vida em todas as suas múltiplas manifestações.

Assim quando te apanhares a criticar, a julgar outra pessoa, pára por um instante e procura que a empatia te permita perceber que cada um dá o seu melhor, cada um procura de acordo com o seu nível de consciência ser o melhor que pode em cada momento e que tudo acontece como tem de acontecer, porque de outro modo, não aconteceria.

São esses acontecimentos, principalmente aqueles que consideramos como menos bons, que nos fazem despertar para a nossa essência,para a imensidão do valor que temos, pois sem contrastes nunca tomaríamos a consciência do quão perfeita é a vida,nem saberíamos apreciar aqueles momentos que são divinais, em que sentimos de verdade como tudo faz sentido, sentimos o puro amor que somos e que se reflete em muitos aspetos da nossa vida, seja no sorriso de uma criança, seja num abraço de um amado, seja na partilha de uma refeição.

A vida não é algo que nos acontece, mas sim algo que nós somos, nós somos vida, nós somos o universo.

Tu mereces viver em pleno esta tua experiência humana,sabendo que ela não belisca nem um bocado aquilo que é a tua essência perfeita, aceita aquilo que vier, vivência aquilo que vem e retira os seus ensinamentos e faz de cada momento uma descoberta.

Vive cada dia como se visses tudo pela primeira vez, com a avidez da descoberta, com a espontaneidade de quem olha pela primeira vez, deixando-te envolver pela experiência como um todo, retirando o máximo de cada pormenor, por mais pequeno que seja.

Livre de mágoas e ressentimentos do passado, pois é no presente que vives, é no presente que podes agir, que podes sentir, que podes vivenciar a plenitude do existir.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...