segunda-feira, 11 de março de 2013

Estar presente para a mudança


A mudança é um processo e será mais ou menos demorado de acordo com o compromisso que se assumir em relação à mudança que se deseja e como tal esse compromisso tem a ver com uma entrega e uma prática continuada. 

Para a maioria dos humanos as mudanças são difíceis, se fossem fáceis ninguém se queixava e todos a conseguiam sem esforço, e quero ressalvar que isto é possível de ocorrer desse modo, mas para a maioria assim não é; e isso é assim porque as mudanças requerem o dispêndio de energia e dá trabalho, é necessário perseverança e resiliência para seguir em frente e alcançar as mudanças.

E as mudanças que ocorrem serão na maior parte das vezes diferentes das que desejávamos, mas serão aquelas que serão o melhor para nós, a vida dá-nos sempre aquilo que precisamos e não aquilo que achamos que é o melhor para nós, ainda que possam por vezes ser coincidentes.

Assim se desejas mudanças na tua vida o primeiro passo para conseguires que isso ocorra é estares presente, a tua vida só pode ser vivida por ti, mais ninguém a vive por ti, ainda que muita gente possa dar muitas opiniões sobre o que é o melhor para ti, só tu podes viver a tua vida. E para isso estar presente em cada momento é essencial.

E como é que faço para estar presente em cada momento, perguntas tu.

Estar presente significa estar com atenção plena, ou seja, onde estiveres está lá, o que estiveres fazendo estás a fazê-lo focado e não a vaguear nos teus pensamentos, por exemplo neste momento em que lês estas palavras estás focado nestas palavras, sem julgar, pois se ao leres estas palavras começares a julgar e isso será por exemplo ter pensamentos como, "pois isso é bonito mas é falado",ou "para mim isto é muito complicado", etc. Isso leva-te para fora deste momento presente.

Se te focares nas palavras deste texto e deixando que elas ressoem em ti, na tua vibração, nas sensações que passam no teu corpo e ficares apenas observando tudo isso, sem julgar, apenas presente.

Esta atenção plena é passível de ser treinada, podes começar por dedicares períodos curtos, 2 a 3 minutos a simplesmente estar, sem fazeres nada, apenas a estar observando as sensações e podes fazê-lo de olhos fechados ou abertos;se quiseres outra forma é focares-te na respiração, observa o ar a entrar a percorrer o corpo e depois a sair, apenas centrado na respiração e inicialmente bastam períodos curtos que podes ir alargando à medida que fores praticando e estando mais confortável com a prática.

A prática faz o mestre, isto aplica-se a tudo, um bebé até caminhar vai dando quedas, quando aprendeste a ler de inicio também parecia complicado e com a prática tornou-se simples; e muitos outros exemplos tens na tua vida disso mesmo.

Quanto mais praticares a presença, a atenção plena, mais ciente da tua presença serás e assim mais disponível para a vida estarás e para todas as mudanças e desafios que ela tem para ti, estarás mais recetivo aos sinais que a vida te dá e que te poderão orientar ao  melhor de ti. A escolha é tua, a decisão é tua e quando o escolheres será o momento adequado.

quinta-feira, 7 de março de 2013

6 Ideias para tornar mais simples



Escolhe simplificar a tua vida esta só se complica através da tua ação, mas como tal também tens a capacidade de a simplificar e como podes fazer isso; deixo-te algumas ideias:

1 Aceita o momento presente
Seja qual for a tua situação atual, por muito difícil que te pareça neste momento, aceita-a tal e qual ela é, porque na verdade ela não é como julgas que ela é, aquilo que tens como a tua realidade é uma construção tua, resulta da tua perceção, do significado que atribuíste aos acontecimentos nela ocorridos.

2 Deixa partir a necessidade de controle
A tua realidade não é como desejas que ela seja, poucas vezes isso ocorre, a tua realidade é como é e assim sendo é perfeita por si só, e por isso é que ela não é como desejas, mas sim como precisas que ela seja em cada momento e isso serve para que despertes para a tua essência. Deixando de a tentar controlar ficas livre para experienciar ao máximo cada momento dela.

3 Toma atenção
Fica atento em cada momento, a atenção plena leva-te ao encontro de ti e da ligação ao todo; estando atento começas a reparar nas sincronicidades da vida, como tudo está em perfeito equilíbrio e acontece como tem de acontecer e quando tem de acontecer e a ti só te é pedido que estejas presente e recetivo.

4 Escolhe a solução mais simples
Quando estiveres indeciso escolhe a solução mais simples e quanto mais simples melhor; normalmente os seres humanos tendem a achar quando se lhe apresentam soluções simples que deve haver mais qualquer coisa, que deve estar a escapar algo porque desacreditam que possa ser tão simples e tendem a ignorar as soluções mais simples em busca de soluções elaboradas, e nesse processo aquilo que acaba por acontecer é o surgimento de mais problemas que não existiam inicialmente.

5 Segue o coração
Em caso de duvida seguir o coração, ou seja, estar atento aos sentimentos, desfocar do raciocínio e viver o sentir; estar atento ao que acontece, às sensações que surgem no corpo e ao seu redor; ouvir a intuição, acreditar que o universo está ai para nos apoiar.

6 Sorri
Sorrir, mais e mais com naturalidade, pois enquanto sorris não consegues estar triste, estar preocupado;quanto mais sorris mais a vida te dá motivos para sorrir. Quando pensamentos de preocupação,de negativismo surgirem, experimenta sorrir, rir da situação e verás como tudo ganha uma perspetiva diferente e as soluções mais originais aparecem. 


terça-feira, 5 de março de 2013

Matreira como as ilusões da vida



Aquilo que temos como a nossa vida, não é a vida em si, mas sim a nossa perceção da vida, são as ideias, os conceitos mentais que criamos sobre o que somos e sobre aquilo que acontece na nossa realidade. 

E esses conceitos tem origem em nós, são criados pela nossa mente e depois projetados na realidade que iremos experienciar e como somos nós que criamos iremos procurar e encontrar, ainda que isso ocorra a um nível inconsciente na maioria das vezes, as provas que certificam as nossas crenças, os nossos conceitos.

Na verdade aquilo que vivemos são tudo ilusões que nos enganam todo o tempo sobre o que é suposto sermos, sobre o que é suposto fazermos e estaremos sempre a cobrar de nós mesmos alcançar metas e bens materiais em busca de uma possível recompensa de felicidade e bem estar momentâneo, mas sempre num contínuo processo de busca mas não encontres.

Vamos caminhado por aquilo que chamamos de nossa vida em piloto automático, ou seja, sem consciência do Ser.

O Ser é tudo, é o todo e estando conscientes da consciência que somos, sendo testemunhas da consciência, sendo o observador do observado, estaremos conectados à essência do Ser. E em si só isso é simples, pois não exige esforço nenhum da nossa parte, pelo contrário, quando existe esforço, esse esforço é um entrave à consciência plena do Ser.

A vida somos nós, a vida é aquilo que ocorre em nós, por nós e para nós. E neste nós todos somos um só, todos estamos ligados, a ilusão surge apenas da ideia de separação, da ideia de entidades separadas, de diferentes seres interagindo uns com os outros com o objetivo de receber algo que o outra tenha para nos dar.

A perceção que temos da nossa realidade muda quando em vez de nos focarmos naquilo que podemos ganhar, que podemos receber dos outros, nos focamos naquilo que podemos partilhar, naquilo que podemos dar aos outros de forma incondicional. E isto não se refere apenas aos bens materiais, o principal são as nossas atitudes, a nossa disponibilidade de ver o outro como ele é, de verdade, sem julgamentos, sem preconceitos.

Quando o foco é a partilha teremos provas do quão abundantes somos, do quão ricos somos, pois só pode dar quem tem para dar e a consciência que temos muito é pelas dádivas que fazemos, na medida em que partilhamos, mais o universo nos apoia e prova como tudo está disponível para nós.

Assim não deixes que as ilusões da vida sejam matreiras contigo e te façam acreditar que vives em escassez, que és melhor ou pior que os outros, porque na verdade, não existem os outros, todos nós somos diferentes manifestações da consciência interagindo entre si, diferentes gotas do mesmo oceano.

Um oceano de amor, puro e incondicional amor.




quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

5 Tips for a good life


Life ain't something that happens to you, you are your life; life begins within and then is projected in your reality to experience. In itself life is perfect, no matter what you think about it, even the events that you consider negative for you, they happen for a higher good.
Now a give you 5 tips to allow you to perceive the perfection of life:
1 Acceptance
Whatever is your present situation accept it, if you fight against it, if you resist it, it will persist as it is,or get worst.When you accept it as it is, you allow yourself to realize the positive aspects that abide in the situation, you create space in your attention to allow yourself to evolve from it.
2 Responsibility
You are not guilty for what happens to you, but you are 100% responsible for for what happens to you,for your life.Meaning that that you have the response ability to deal with whatever happens in your life, for other wise it wouldn't happen.
3 Trust
Be trustful that it happens only what is the best for you in each moment, even if it doesn't seem so. Life always gives us not what we want, but what we need, in order to evolve, in order to a higher consciousness of Self. 
4 Be the person you want to meet
If you want to be surrounded by more happy and supportive people in your reality, start by being that person, be supportive and happy  to the ones around you.Contribute for higher achievement of the ones that are in your life and you will get more of that in your life. You always get what you give.
5 Love begets love
Share your love wherever you go, love increases as you share it, as you give it away. Love begets love and you will realize that life gives you more and more signs of love in all situations.You will found yourself surrounded with love and peace,even in that situations that are challenging  for you, that are more difficult if you look for it you will find love in it.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Procrastinar a mudança


Procrastinação é o adiar sucessivo de algo que sabemos que devíamos fazer, é deixar para depois algo que podemos fazer agora. 

E porque razão se procrastina?Será por medo de lidar com os resultados de tal tarefa?Será porque na verdade não é importante para nós?Será porque somos desleixados, sem organização?

Podem ser todas estas e muitas outras, ou apenas algumas.A procrastinação só se torna mais relevante quando na verdade aquilo que adiamos é a nossa vida em si, pois todas as outras situações são passíveis de ser corrigidas, com algum treino pode aprender a organizar o seu tempo de forma a aproveitar de forma produtiva o mesmo.

Mas quando aquilo que adiamos é a nossa vida, há um tempo que se perde e que não se recupera mais, pois enquanto humanos o nosso tempo é limitado, mas isto não significa que seja tarde de mais para fazer o que pode ser feito, para se concretizarem as mudanças que desejamos que ocorram na nossa vida.

E adias a tua vida quando deixas de estar presente no agora, quando te focas no passado ou te perdes ansiando pelo futuro. O procrastinar é na verdade uma projeção do receio de olhar para dentro de nós, do receio de nos conhecermos de facto e perceber o quão perfeitos somos, é um receio de lidar com o brilho intenso da nossa essência.

E isso nota-se na nossa realidade pelo adiar constante de tarefas que sabemos que precisamos de fazer e no entanto encontramos sempre algo para fazer, ainda que menos premente, do que aquilo que precisamos de fazer. Porque na verdade quem quer fazer faz e quem não quer encontra sempre desculpas para não fazer.

Vai-se acumulando "bagagem" em nós e o peso dessa bagagem vai-nos vergando a uma resignação do deixar andar, de ser mais uma ovelha do rebanho fazendo aquilo que os outros fazem e ignorando quem somos de verdade, adiando olhar para dentro e empreender as mudanças que tanto desejamos que ocorram, mas que nada fazemos para que ocorram.

Todas as mudanças que vamos adiando,procrastinando esperando que amanhã as coisas mudem, que os outros mudem por nós e que as coisas passem a ser como achamos de deviam ser.

Se tens procrastinado tudo bem, aceita isso como é e escolhe agora que seja diferente, estás sempre a tempo de olhar para dentro e te permitir conhecer de verdade e tudo aquilo que tens procurado encontrarás na imensidão do teu Ser, nesse campo de possibilidades infinitas.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cada momento é uma oportunidade



Cada momento é uma oportunidade de te conheceres de verdade, sem subterfúgios,sem enganos, pois a única pessoa que podes enganar és tu; a única pessoa que podes desiludir na tua vida, és tu; a única pessoa com que te deves preocupar com o que pensa sobre ti, és tu.

Porque a vida não é algo que te acontece, não és um efeito de uma causa externa, pelo contrário, tu és a tua vida, tu és a causa que produz os efeitos que experiencias na tua realidade; tudo acontece primeiro na tua mente e depois projeta-se na tua realidade.

Isto não implica que te sintas culpada por aquilo que aconteça de menos bom na tua realidade, a questão aqui não é de culpa, mas sim de responsabilidade, e isto é uma boa notícia, porque se és responsável a 100% pela tua vida, isso significa que tens a capacidade, o poder de mudar a tua vida, mudar a forma como te relacionas com a tua realidade.

E fazes isso mudando a tua perceção sobre quem és, percebendo que és muito mais que apenas o teu corpo e os pensamentos que tens sobre ti, as crenças que tens sobre ti e sobre a tua realidade. Tudo isso são apenas ideias, conceitos que ocorrem no espaço de consciência do teu Ser. Podes colocar-te numa posição de observador e colocar apenas a tua atenção naquilo que ocorre em ti, quando os pensamentos vem, observa-os apenas, não os julgues, não lhes resistas, apenas observa; eles vem e vão e tu continuas ai, imutável, assim é a tua essência; perfeita, simples, plena.

Aquilo que consideras problemas na tua vida servem para que possas despertar para a verdade da tua essência, eles sinalizam aspetos teus que tens de lidar por forma a te conheceres em pleno, mas tens sempre a opção de ignorar esses sinais que a vida te concede e ao fazê-lo outros sinais mais fortes, mais intensos serão colocados na tua experiência até que escolhas conhecer-te de verdade. A escolha é sempre tua.

Se isto te parece muito complicado, se estas ideias não fazem muito sentido para ti, isso significa apenas que ainda não é o momento para o perceberes em pleno,mas já é um principio, e a prova é que estás a ler isto.

A simplicidade é sempre o caminho mais eficaz, a vida é simples e por isso é perfeita, assim és tu, para desfrutares em pleno daquilo que é a tua essência não precisas de a compreender, basta-te estares presente em cada momento, aceitares a vida como ela é, aceitares-te como és, confiando que o melhor acontece para ti em cada momento, mesmo quando tal não pareça.

Quando tiveres duvidas escolhe a solução mais simples e será a melhor, escuta o teu coração e deixa que ele te oriente.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...