domingo, 9 de junho de 2013
Aceitando aquilo que é
Despertando para a verdade sobre quem és percebes que nada mais precisas de fazer para além de Ser, pois o Ser é tudo, está em tudo, nada exclui, tudo abarca.
E se achas que tudo isto é estranho que não faz sentido para ti, tudo bem, que assim seja, quando chegar a hora para que despertes, para que relembres quem és de verdade, acontecerá naturalmente e estarás preparado para que assim seja, para que aconteça.
Pois só acontece aquilo que estás preparado para que aconteça, e que possuis todos os recursos para lidar com o que quer que aconteça na tua vida.
Tudo o que acontece é perfeito que aconteça, ainda que o julgues como mau para ti, e digo isto não porque eu saiba aquilo que é o melhor para ti, mas sim, porque é o que acontece.
Em vez de lutar contra o que acontece, fica presente para o que acontece, aceita-o e age de acordo com a tua essência, ouvindo o coração e saberás sempre como agir.
Aceitar aquilo que é, não significa resignação, não significa desistir da vida, pelo contrário, significa abraçar a vida, compreender que tudo o que acontece é uma manifestação da vida e quanto mais em fluxo te permites estar na vida, menos esforço te é pedido, menos bloqueias a tua realidade, menos resistências crias e percebes a perfeição da vida, a perfeição do Ser.
E aceitar pode ser também que não estás preparado para a aceitação, que achas que a tua situação atual não te permite que a aceites, e se assim for tudo bem, não te culpes por achares que não podes aceitar a tua vida como a vês neste momento. Ao fazeres isso na verdade já estás a praticar a aceitação.
Basta que estejas em fluxo com a tua realidade tal como ela é, tal como a experiencias em cada momento, até ao momento em que deixas de julgar, deixas de te culpar ou culpar os outros, e te permites apenas viver a vida como ela é, simplesmente como ela é.
quinta-feira, 6 de junho de 2013
Pede e te será dado
A vida é simples e assim sendo é perfeita, tu és vida, mas aquilo que achas que és é apenas uma ideia limitada daquilo que é a tua essência, vês-te como sendo um corpo e que é controlado pela mente, acreditas que és essa personalidade que foi sendo criada ao longo dos anos; acreditas na estória da tua "vida" e todas essas memórias que foste construindo servem de filtros para julgares aquilo que acontece em cada momento e no entanto isso impede-te de viveres o momento pelo que ele é, como ele se apresenta.
A boa notícia é que a vida cuida de ti e tudo aquilo que pedes te será dado, e isso acontece todas as vezes, sem exceção. E aqui pensas tu, "poucas vezes recebo aquilo que peço, senão não estava como estou." Isto resulta porque te limitas à ideia que tens de ti, e essa ideia limitada de ti de facto raramente recebe aquilo que pede, já a tua essência tem tudo o que pede, porque ela é tudo, é plena.
E mesmo acreditando que és essa ideia limitada de ti, a vida, a tua essência dar-te-à em cada momento aquilo que é o melhor para ti, aquilo que te ajudará a te conheceres melhor, a despertares para a verdade, para aquilo que é real em detrimento do que é ilusório.
À medida que fores estando preparado para experienciares a tua essência, tudo ficará mais claro para ti.
O ritmo será mais lento ou mais rápido de acordo com a preparação que vais tendo, nada irá acontecer que não estejas preparado para lidar, por isso é que o "despertar" pode ser um processo longo para alguns e até nunca ocorrer na duração da sua experiência humana.
Porque a vida é amor e o medo é ilusório, nenhuma mudança na tua realidade irá ocorrer se as consequências que dai advém sejam conducentes a incrementar o medo em ti, é por esta razão que o despertar para a essência se alonga no tempo, o tempo existe apenas nesta dimensão humana para permitir que cada ser humano ao seu ritmo possa despertar para a verdade.
A essência é intemporal, é perfeita e tu és assim, és essa presença sempre presente em tudo o que é passível de ser experienciado nesta condição humana, és essa presença anterior a todas as estórias que chamas de tua vida, sejam as de sofrimento, sejam as de alegria e todas as que ficam no meio.
Quando chegar o momento de despertares e apenas tu saberás dizer quando é esse momento, a vida dar-te-à os meios para o conseguires, e virão até ti as pessoas e as condições que permitam que despertes. E até que isso aconteça a vida vai-te dando sinais, vai-te dando chamadas de atenção, como este post, para despertes da ilusão, para que conheças quem és de verdade.
E quanto mais focado no momento presente estiveres mais atento estás aos sinais que a vida te dá, por forma a aproveitares. Aceitando a vida como ela é, sem julgamentos, sem exigências e como tudo é simplesmente perfeito assim como é.
terça-feira, 4 de junho de 2013
A vida é uma só
A vida é uma só e no entanto ela é percecionada de forma diferente nas suas múltiplas manifestações e assim sendo pode dar a ideia de diferentes tipos de vida, de muitas vidas acontecendo ao mesmo tempo. E a vida será sempre diferente de acordo com quem a perceciona, mas a única diferença real está na perceção da vida e não na vida em si.
A vida sendo como é, é simples e perfeita, porque ela existe sempre, é imutável, é intemporal, e na verdade todas as descrições da mesma ficarão sempre aquém da sua real natureza e por isso podemos escolher em qualquer momento prescindir de classificar a vida, de a julgar e permitirmo-nos simplesmente estar presentes para a viver como ela se apresenta para cada um de nós.
Pois aquilo que nos parece diferente é na verdade parte de um todo comum, de um mesmo todo.
Aceitando a vida como ela é ficamos livres para a viver em pleno, deixamos de nos desgastar em como achamos que ela deveria de ser e tomamos consciência que ela, a vida, já é tudo aquilo que poderíamos desejar que ela fosse e muito mais do que isso.
Quando lutamos contra aquilo que é a nossa realidade iremos perder sempre, é uma luta desigual, porque na verdade só nós é que fazemos essa guerra, a realidade não entra em guerra, não entra em lutas connosco, ela simplesmente é como é. A única diferença é a forma como lidamos com a realidade, como a interpretamos, como percecionamos aquilo que ocorre e como nos permitimos agir a favor ou contra a realidade.
Tudo o que ocorre é parte da vida, a vida nada exclui e nada julga, o todo é refletido em cada parte e a parte é um reflexo do todo.
Podemos escolher em cada momento entrar em fluxo com a vida, escolher estar presente e abraçar tudo aquilo que a vida nos dá e sim continuaremos, enquanto humanos, a ter dias que consideraremos bons, e outros que consideraremos como maus e no entanto a vida continua, sendo como é.
Tudo é experiência e aquilo que pode fazer a diferença para cada um de nós é aquilo que decidirmos fazer com essas experiências que a vida nos presenteia, podemos aproveitar e desfrutar cada momento ou então sermos vítimas das nossas escolhas, e logo das nossas circunstâncias e vivermos limitados a
percecionarmo-nos como sendo menos do que somos de verdade.
Os nossos sentidos humanos captam apenas uma ínfima parte daquilo que é a vida e a vida somos nós, a vida acontece em nós, por nós e para nós, não é algo que seja externo, algo que seja distante e que surge momentaneamente.
A vida é uma só e ela acontece neste momento, no agora, o único momento que existe e sim podes continuar a acreditar nas estórias que tens contando a ti próprio sobre quem és e o que é suposto seres e fazeres, e se for essa a tua escolha, ela é legítima; podes no entanto escolher ser livre de estórias e simplesmente deixar a vida fluir, confiar na vida que te conduz e simplesmente viver.
sexta-feira, 31 de maio de 2013
Meditação para quem acha que não consegue meditar
Existem no entanto várias ideias sobre o que é a meditação e sobre como se deve meditar, no entanto a meditação não é algo estanque, nem é algo de definitivo e fechado, existem diferentes tipos de meditação e diferentes abordagens sobre o que é meditar.
Existe por vezes uma ideia de que meditar é complicado, que exige muito esforço por parte de quem o pratica, que exige muitos anos de prática para se aprender a meditar, que a meditação não é para todos; tudo isso são ideias feitas e se as pessoas acreditarem nisso, como qualquer outras crenças, então para essas pessoas isso é real, é verdadeiro para elas.
No entanto a meditação não tem a ver com o se fazer algo, mas sim com a intenção, com a disponibilidade na sua prática, isto significa que meditar é a disponibilidade que te permites de estar contigo próprio, de estares presente no momento presente.
Podes meditar estando em atividade, ou estando parado em descanso, pois tem a ver com a tua aceitação do momento presente como ele se te apresenta, com ser esse espaço de quietude que presencia a realidade que percecionas em cada momento.
Nós percecionamos o mundo como nós somos e não como o mundo é, meditar é abdicar por um momento de tentar controlar a realidade, de julgar aquilo que percecionamos da realidade e estar presentes para aquilo que surge, que nos é presenteado pela realidade,pela vida como ela acontece.
Meditar é esse imenso espaço que fica livre quando suspendemos o julgamento e nesse espaço livre verificamos como respira fundo o nosso ser, a nossa essência; as cores ganham um novo brilho, o ar torna-se mais leve e tudo se encaixa, tudo é como deve de ser, tudo flui como deve fluir, fluímos com a vida, somos essa vida, e como tudo é simples, como tudo é perfeito sendo como é.
Se quer começar a meditar comece por reparar na respiração, sem forçar nada, repare como sente a respiração em si, seja o ar a entrar nas narinas, seja na expansão e contração do abdómen, simplesmente repare. Tome atenção aos sons ao seu redor, como acontecem sem os classificar apenas tomando atenção quando ocorram. Repare nos odores que existam nesse local, deixe-se mergulhar nesse fluxo de sentidos,sem os classificar, sem os forçar, sem dedicar a atenção a nenhum em particular, apenas esteja presente. Quando os pensamentos vem, apenas observe, se algo o distrair, repare e volte a estar presente.
E isto pode fazê-lo pelo tempo que quiser, podem ser trinta segundos, um minuto, cinco minuto, o que for, basta que esteja presente para si, que esteja consigo nesse momento,experienciando a vida como ela é, como você é. Experimente.
quarta-feira, 29 de maio de 2013
Querer condiciona a tua liberdade
O querer condiciona a tua liberdade porque o querer é um sinal que te vês como limitado, que te vês como incompleto, que a escassez é uma realidade para ti e na verdade, a realidade estará de acordo como isso mesmo, a realidade dar-nos-à provas dessas crenças.
Quando estamos focados em querer algo estamos desfocados do momento presente, estamos a querer condicionar a vida para que ela seja como achamos que ela deve de ser e neste processo continuamos desligados da vida como ela é, e no entanto a vida continua, ela está ai para nos apoiar, quando assim o permitirmos.
Querer significa que aquilo que tens não te é suficiente e isto normalmente está associado a bens materiais ou à falta de relacionamentos, tal resulta de estares focado no teu exterior, de procurares fora de ti algo que te venha completar e por isso queres mais.
Sendo no entanto a tua realidade um espelho do teu interior, logo se essa realidade te mostra escassez, seja em que domínio for, isso resulta do desfasamento entre aquilo que é a tua essência e aquilo que percecionas dela.
E, então, qual é a solução?
A solução é simplificar, é permitir-te parar de querer algo mais, seja essa algo o que for, se te permitires deixar de querer e aceitares tudo aquilo que já és, começarás a tomar consciência que já tens tudo aquilo que poderias querer, já és um Ser pleno de amor, de paz e alegria.
A aceitação é o primeiro passo e sim por vezes poderá ser difícil para ti e se for esse o caso, se for difícil para ti aceitar a tua situação atual, então começa mesmo por ai, aceita que é difícil para ti esta ideia de aceitação, parecendo apenas um jogo de palavras, na verdade é a aceitação em si a funcionar e quanto mais o praticas mais fácil se torna para ti.
Mas melhor do que qualquer texto é a prática que te mostra, por isso experimenta por ti, dá-te essa oportunidade.
Depois da aceitação vem a entrega, a confiança na perfeição da vida e como ela te dá tudo aquilo que é o melhor para ti, a partir do momento em que te aceitas como és, e aceitas a vida como ela é e tudo aquilo que ela te presenteia.
Por vezes aquilo que a vida nos dá, é na nossa perceção difícil, é classificado por nós como menos bom, ou mesmo como mau, e isto acontece porque não temos a visão do conjunto, não vemos a engrenagem toda, mas apenas uma peça da mesma, por isso é que a confiança e a entrega são importantes; fazendo-o percebemos que tudo acontece como tem de acontecer e se acontece é para o nosso melhor, para que despertemos para a verdade da nossa essência.
segunda-feira, 27 de maio de 2013
Procurar por algo mais e nada encontrar
Libertando-se das ideias que tem sobre quem é e sobre o que é suposto fazer, ou que acha que devia fazer, libertando-se de procurar por mais e mais para a sua vida, procurar mais felicidade, mais paz, mais amor , mais abundância.
É esta procura por algo mais, muitas vezes esse algo mais é indefinido, sabemos que queremos algo mais, mas não sabemos bem o quê; por vezes sabemos o que não queremos. Todas estas dúvidas, toda esta busca por algo mais, na verdade impede-nos de ver tudo aquilo que já somos, que tudo o que poderíamos desejar ser, já o somos.
É a ideia de falta que nos impede de tomar consciência que somos a pessoa que gostaríamos de ser, que a nossa salvação vem de dentro de nós, aquele que julgava precisar de ser salvo sempre esteve seguro,sempre esteve a salvo.
As nossas limitações são apenas ideias, pensamentos que surgem na nossa mente e que permitimos que nos limitem através da nossa identificação total com esses pensamentos, mas nós não somos esses pensamentos, somos esse espaço ilimitado onde eles ocorrem.
Observe apenas os pensamentos que surgem; quem você julga ser, não controla os pensamentos, você não sabe de onde surgem os pensamentos, assim permita-se apenas observar os pensamentos, sem se focar em nenhum em particular, apenas observe e verá que é essa presença constante que é anterior a qualquer pensamento, essa presença que não pode ser definida, logo não pode também ser limitada.
Quanto mais pratica mais ciente vai ficando da presença que é a sua essência, essa essência está presente em todas as coisas, envolve todas as coisas, nada exclui, nada diferencia, o todo é pleno, é perfeito, seja qual for a perceção limitada que, enquanto humanos, possamos ter.
Aquietando a agitação interna da mente limitada, dessa ideia limitada, ou seja o ego, libertamos espaço na nossa atenção para a perfeição plena da essência que somos, e que não precisa de qualquer definição, de qualquer autorização, ela é como é e aceitando aquilo que é, tudo encontra o seu lugar nesta nossa experiência humana, a paz, a alegria e o amor incondicional torna-se presente em cada momento, em cada situação.
Deixe de julgar, prescinda de ter razão e conhecerá em pleno a sua essência perfeita, assim como ela é.
sexta-feira, 24 de maio de 2013
O que causa o teu sofrimento?
A causa do sofrimento começa na crença de que podes sofrer, que existe alguém que pode sofrer, ou seja, sofres porque te vês e crês como limitada por um corpo e uma mente que o controla. O sofrimento resulta de uma estória que criaste e como a criaste acreditas nela, ela é real para ti e procuras e encontras as provas que reforçam essa estória.
Por isso sim podes sofrer e as sensações associadas a esse sofrimento são reais e são sentidas no corpo e a origem desse sofrimento está projetado na tua realidade, seja numa pessoa ou situação, na qual descarregas a culpa de todo o sofrimento que sentes em ti.
Como estás de tal maneira identificada com essa ideia limitada de ti, não tens consciência de ser a origem dessas projeções na tua realidade, que espelham toda essa culpa que existem em ti, que criaste na tua mente. Mas tudo isso é apenas uma ilusão, se te permitires parar por um momento e começares a estar presente contigo mesma, apenas observando os pensamentos que surgem na tua mente, sem apego, apenas sendo essa presença.
Quando te permites ser essa presença reparas que são apenas pensamentos que surgem e como surgem também partem, desde que não te apegues a eles. Começas a observar a estória nos seus diferentes capítulos que criaste sobre esse personagem que julgavas ser, essa ideia de "eu" é mais um pensamento, quando te libertas fica apenas aquilo que é a tua essência e esta é perfeita como é.
Tu és tudo aquilo que tens procurado ser, tudo aquilo que julgavas te faltar, seja amor, seja paz, seja felicidade, já existem nessa presença plena que és.
Se achas que te falta algo e estás em sofrimento, esse sofrimento é um desafio que a vida te dá para que despertes para a tua essência, a vida cuida de nós e traz-nos tudo aquilo que precisamos em cada momento por forma a despertarmos, por vezes podemos ignorar esses desafios e optar por sermos vítimas e continuarmos adormecidos, e assim será até ao próximo desafio que a vida nos coloca e que será mais forte.
No entanto seja qual for o desafio que a vida nos coloque, isso só acontece porque estamos preparado para lidar com eles e porque eles nunca põe em causa aquilo que é a nossa essência, essa presença imutável que está sempre presente.
Assim podes escolher aceitar a tua realidade atual e se ela te traz sofrimento neste momento, aceita-o como tal e confia que a vida te guiará ao melhor de ti, pois se lutas contra aquilo que é a tua realidade irás perder, quando aceitas e ages a partir do não julgamento tudo se clarifica e as soluções surgem quando precisas delas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

.jpg)



.jpg)