sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A utilidade do sofrimento


O sofrimento pode ser algo que te aprisione, que te impeça de viver, ou então podes permitir-te encontrar utilidade no sofrimento que tenhas que experienciar; não significando isto que procures o sofrimento para retirar a utilidade do mesmo.

E que utilidade se pode retirar do sofrimento?

Normalmente a dor física é um sinal do corpo de que algo não está bem e precisa de ser lidado, é uma chamada de atenção para algo que tens negligenciado, já o sofrimento é um sinal que a mente te envia para que dediques a tua atenção para a verdade em ti, para que olhes para dentro por forma a despertares para quem és.

A vida vai nos dando sinais para que possamos despertar para a essência una que nos conecta ao todo, para que despertemos dessa ideia de que vivemos separados de tudo o resto, que há um nós e eles, que os outros nada tem a ver connosco; e se formos olhando para o lado, se formos ignorando esses sinais, então a vida envia-nos sinais mais fortes que não poderemos ignorar e ai resulta o sofrimento.

Existem pessoas que mesmo sofrendo continuam ignorando a verdade que lhes é dada a conhecer, a oportunidade de se "renderem" a quem são de verdade e deixar de tentar controlar aquilo que consideram a sua vida, a sua realidade. 

O sofrimento é o resultado de não aceitares a vida como ela é e achares que ela deveria ser algo de diferente do que ela é. Entras em conflito com a realidade e no entanto a realidade leva a melhor sempre, em 100% das ocasiões, porque ela é como é e não pode ser de outra forma, aquilo que pode ser de outra forma, aquilo que é mutável é a perceção de tens da realidade.

O sofrimento por si só é uma perceção tua, ele não resulta da realidade, mas enquanto humanos vivendo em dualidade, é nos contrastes que vamos elevando o nosso nível de consciência.

O bom disto tudo é que nada pode beliscar a tua essência, nenhum sofrimento por muito extremo que possa parecer, consegue diminuir a perfeição do teu Ser, da vida que és, em todas as suas diferentes manifestações.

O que quer que ocorra é a vida a viver-se a si mesma, seja percecionado como bom ou mau, tudo isso é um perfeito equilíbrio que chamamos de vida. Quando vemos a imagem alargada do conjunto compreendemos que tudo o que aconteceu, aconteceu como tinha de acontecer e não poderia ser de outra forma e isso é assim porque foi o que aconteceu, é o que acontece em cada momento, só ocorre o que tem de ocorrer e do modo que tem de ocorrer, seja qual for a nossa perceção disso.

Só nos é pedido que estejamos presentes em cada momento para desfrutar da vida como ela é, sem mais.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Porto: How I saw the Cidade Invicta

O que precisa de mudar para ser feliz

Aquilo que precisas de mudar para ser feliz é a ideia que tens sobre ti,sobre o que és de verdade, é conhecendo-te plenamente que irás encontrar tudo aquilo que tens procurado para ti. A tua essência é perfeita, ela é feliz, nada precisas de acrescentar àquilo que já és.

Basta que te aceites plenamente como és, que deixes de desejar ser qualquer outra coisa diferente daquilo que és, pois é precisamente essa batalha entre aquilo que julgas desejar ser e aquilo que és de facto, que te impede de te experienciares na perfeição do teu Ser.

Esse desejo de mudança é apenas um pensamento, um conjunto de pensamentos sobre pensamentos e que enquanto estiveres mergulhada nesses pensamentos não permites que a tua atenção se possa direcionar para a beleza interior que grassa em ti.

Os pensamentos por si só não são maus nem bons, elas são meramente pensamentos, as complicações só surgem quando te identificas totalmente com esses pensamentos, quando aceitas que és aquilo que pensas e no entanto aquilo que és é essa consciência desses pensamentos, és esse espaço onde eles ocorrem.

A escolha é tua podes continuar a alimentar esses pensamentos que te dizem que precisas de algo mais para ser feliz , que precisas do amor de outras pessoas para sentires amor, que precisas da aceitação e apreciação de outras pessoas para validação da tua existência, que existe escassez neste mundo e que apenas alguns tem direito a viver a abundância.Tudo isto são pensamentos, são crenças que alimentas e dás vida na tua realidade e que te levam a procurar as evidências que as suportem.

Como disse a escolha é tua, isso não significa que agora passes a um outro extremo de te culpares por não te conheceres plenamente, por julgares que deverias ser mais espiritual para que tudo se resolva; as coisas são como são, aconteceu aquilo que tinha de acontecer, assim como continuará a ser.

Só te é pedido que não compliques a tua vida, aceita-a como ela é, fica presente em cada momento e recetiva ao que ela te traz; isso significa que continuas a agir como até aqui, mas mais presente, mais ciente dos pensamentos que ocorrem, sem te deixar envolver totalmente neles. Verás como as coisas parecendo que continuam iguais começam a mudar bastante, pois aquilo que muda é a tua perceção da realidade, a tua relação com a realidade.

Entras em fluxo com a vida, pois tu és vida, ela não é algo exterior a ti, é quem tu és. Deixas de ser vítima ou carrasco e és simplesmente como és, sem julgamentos, apenas pura presença de amor.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Connection can only be made from inside





As humans we look for connection with the ones around us, first the family, then friends and mostly looking for the other "half" of us in order to be completed.
But you can't be connected with anyone else, because we already are connected, we never ceased to be connected, we are all united in essence, we are one.
In order to realize that we are one with all things, with the whole, we just have to connect with ourselves and come to see how that connects us with anyone else.
What is keeping us away from others is just the belief that we are limited to this body and the personality we are used to relate as us.
The one we think we are is just that, a thought, it's just a group of thoughts that we are habituated to identify as our story, and we live on and on, the same story, generating thoughts about thoughts about this personality, so limited that eludes us from the truth of what we really are.
We are this pure presence that sees all this and keeps being perfect as it is, that keeps unchangeable for ever and ever, because it knows no time, it knows no space.
Nothing in life is as important as we think it is when we are thinking about it.
Whatever happens can't change a bit what is our essence, in fact it's all part of us, it's all part of life, a manifestation of consciousness being aware of itself.
All the troubles, all the suffering, all thoughts, all actions occur but there is no one to what this things happen to. Only the illusory limited idea of us, the ego, tries to make us believe that we are it, that we are limited, and as you believe in it, as you put your attention on it, it will be the truth for you.
It is a choice that we can make at each moment, to believe in this limited idea or to be as we truly are.The truth comes from within wherever we are,whenever we choose to look onto it.

sábado, 17 de agosto de 2013

Quando os pensamentos mentem


Apenas somos afetados pelos nossos pensamentos, pois enquanto humanos normalmente acreditamos ser aquilo que pensamos que somos e acreditamos que a nossa realidade é aquilo que pensamos que ela é. E no entanto os pensamentos por vezes mentem-nos, enganam-nos na medida em que acreditamos cegamente neles.

Os pensamentos são apenas uma limitação dentro daquilo que é a nossa essência, contudo os pensamento tem um poder criativo e esse poder determina a nossa experiência humana quando estamos totalmente identificados com esses pensamentos.

O conjunto habitual de pensamentos constituem a personalidade que julgamos ser, e que conhecemos pelo corpo que consideramos o nosso e pelo nome que nos habituamos a ser o nosso e pelo qual somos conhecidos no nosso mundo;tudo isso constitui o ego, uma ideia limitada do que somos de verdade, uma ideia de separação face a outras personalidades que se movimentam através dos seus corpos.

Acreditando viver num mundo de relações entre corpos humanos e que são pensantes, acreditando que aquilo que pensamos sobre quem somos e sobre aquilo que os outros são, não afeta mais ninguém se guardarmos os pensamentos apenas para nós, se forem o nosso segredo.

É a consciência que nos permite estar cientes dos pensamentos que ocorrem em nós e essa mesma consciência pode ser usada para despertares para a realidade que existe em ti, que tu és esse espaço onde ocorrem os pensamentos e que é ilimitado.

Tudo aquilo que consideras como problemas na tua vida resulta dessa identificação total aos pensamentos que ocorrem em ti, quando acreditas ser aquilo que pensas e aquilo que pensas sobre a tua realidade e todo o conjunto de julgamentos que emites sobres os outros humanos com que te relacionas, seja por muito ou pouco tempo.

E o mais ilusório é que existem apenas pensamentos sobre pensamentos, pois não existe um eu que tenhas esses pensamentos, o eu que julgas ser é em si um pensamento.

Para um momento e apenas observa os pensamentos que surgem, sim os pensamentos existem, são reais, mas tu és esse ilimitado espaço de consciência onde eles ocorrem, és a atenção que os observa e só por isso eles existem, sem a tua atenção eles desvanecem.

Indo um pouco mais além, aquilo que é a tua essência é anterior a esse espaço de consciência é essa energia da vida, que é anterior a qualquer forma de vida, a qualquer movimento, é aquilo que é perfeito e imutável sendo como é.

Assim começa a reparar nos teus pensamentos, apenas a observar e começarás a ver o espaço entre eles, começa a fazer um auto-inquérito, quando questionas os pensamentos, o que julgas ser, crias espaço para quem és se revele de verdade.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Tens questionado os teus pensamentos?


Já alguma vez questionaste os teus pensamentos? Ou aceitas tudo aquilo que surge na tua mente como sendo o que é real para ti. Normalmente as pessoas aceitam ser aquilo que são os seus pensamentos, acreditam que estão limitadas pelo seu corpo e pela identidade que se habituaram como sendo a sua.

No entanto nem todos os teus pensamentos são verdadeiros, alguns desses pensamentos servem para que te iludas ainda mais sobre quem és e sobre aquilo que é a tua realidade. Constróis as verdades em função dos pensamentos que surgem na tua mente e que te levam a percecionar na tua realidade o que surgiu primeiro na tua mente, reforçando assim as tuas crenças.

A tua essência é o espaço onde surgem esses pensamentos, logo estes são limitados, mas tu não és limitado, a essência é ilimitada e perfeita assim como é, nada precisa melhorar, nada precisa mudar. 

Contudo mais do que acreditar no que acabaste de ler, vê por ti próprio, vai dentro de ti e observa os pensamentos. Num primeiro momento esses pensamentos poderão ser de duvida, questionando da veracidade do que estás a ler, podendo classificar isto como sendo uma "chachada", como ilusório e dizendo-te para não acreditares, para desligares disto.

É uma questão de sobrevivência, sentindo-se ameaçado, o ego, luta para manter o seu controlo. Mas só te é pedido que observes por ti, investiga por ti, repara apenas nos teus pensamentos, como eles vem e vão e tu permaneces como és.

Permite-te questionar os pensamentos que surgem e te dizem que não mereces mais do que tens, que tens de lutar muito para ser alguém, que precisas de encontrar o verdadeiro amor e ter muito dinheiro para seres feliz de verdade.

Coloca-te apenas a questão será isso verdade? Será verdade que não mereço mais do que tenho, que tenho de batalhar muito pela vida e no entanto não me vejo a evoluir? Será verdade que tenho falta de amor e preciso que alguém venha e me complete? Será verdade que o mundo é escasso e só os mais fortes podem ter o que merecem?

Quando questionas os teus pensamentos e te deixas ficar nesse espaço de observação começas a reparar na imensidão da essência. Os pensamentos tem o poder que lhes atribuis, através da atenção que lhes dedicas e assim vês depois projetar-se na tua realidade.

Independentemente dos pensamentos que surjam na tua mente, nada pode beliscar o que quer que seja a perfeição da tua essência, essa luz imensa que brota de dentro de ti e que ilumina a tua vida com paz,alegria e puro amor; mesmo que não tenhas a consciência disso.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Todo o conflito termina através do perdão


Os conflitos que vives na tua realidade são o espelho do principal conflito que acontece na tua vida, e esse conflito é interno, resulta de uma ideia de separação, uma ideia de limitação. Na realidade desconheces quem és de facto e aquilo que julgas como mau em ti, ainda que a um nível inconsciente, projetas para o teu exterior, a culpa que carregas é representada por determinadas situações e pessoas que estão ai precisamente para que despertes, para que olhes para a realidade daquilo que és e relembres a perfeição da tua essência, para que a luz imensa que existe em ti, possa radiar toda a tua vida.

Para resolveres os conflitos que existem na tua realidade, só indo dentro de ti, só olhando para dentro encontrarás as respostas para as tuas duvidas.

Tudo começa por aceitares a tua realidade como ela é, sem julgamentos que a classifiquem como boa ou má, pois esses julgamentos servem apenas para perpetuar a ilusão de impotência para fazer face a essa realidade.

Os julgamentos servem apenas para desviar a tua atenção do centro da tua vida e esse centro é dentro de ti, indo dentro de ti e começando a perdoar tudo aquilo que tinhas como errado em ti, tudo aquilo que te desagrada em ti, tudo aquilo que tenha ocorrido no passado e que te tenha magoado; é através do perdão que alivias esse peso que carregas e que permites que te mantenha acorrentado nessa prisão ilusória de pensamentos limitativos.

O perdão é uma escolha tua para seres livre, para te libertares de tudo aquilo que julgavas como impeditivo da tua felicidade.

Os verdadeiros conflitos resultam todos da diferença entre aquilo que é e aquilo que desejavas que fosse, e como dedicas a tua atenção ao que desejavas que fosse não vives a realidade como ela é de facto e no entanto aquilo que é, é e nada precisa, pois é perfeito assim como é, nada mais precisa; de ti só te é pedido disponibilidade da tua atenção para relembrares quem és e aquilo que é a realidade, aquilo que é a tua essência.

O perdão dá-te o tempo que precisas para te libertares daquilo que julgaste como errado, como mau e o reconheças como é na realidade, que tudo o que ocorre é perfeito assim como é, que o todo está contido em cada parte, que tudo é uno.

Aquilo que vias como exterior a ti, como separado de ti, é na verdade aquilo que és também; tudo está conectado e através do perdão isso torna-se consciente em ti, o conflito dá lugar à paz que reside em ti, e permite que o puro amor flua na tua realidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...