sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A palmadinha nas costas condiciona-te


A célebre expressão da palmadinha nas costas representa a necessidade de aprovação dos outros, a necessidade do reconhecimento dos outros, para que nos validem as nossas ações, no fundo a nossa existência.

Viver procurando essa palmadinha, esse reconhecimento condiciona a perceção sobre quem somos de verdade, colocamos nos outros a capacidade de ditar o nosso valor, quando obtemos a aprovação, tudo corre bem, mas quando essa aprovação não surge, então as duvidas sobre o nosso valor inundam a nossa atenção.

Essa necessidade da aprovação dos outros limita a nossa ação, pois esta fica condicionada àquilo que já foi feito e bem sucedido, tendo dado origem a esse reconhecimento, contudo deixamos de arriscar ir mais além, pois o desconhecido torna-se mais temível, com medo de fracassar e deixar desse modo de ser reconhecido pelos outros, deixar de receber a palmadinha de parabéns.

Toda esta teia foi criada apenas na nossa mente, em nenhum momento necessitamos do reconhecimento externo para validar o nosso valor, este é imutável sejam quais forem as circunstâncias externas e quanto mais livres da necessidade do reconhecimento externo nos permitirmos ser, mais livres para experienciar quem somos de verdade ficamos.

Seremos mais bem sucedidos na medida em que sejamos mais honestos connosco próprios, a única pessoa que podemos desiludir nesta experiência humana, somos nós mesmos; quanto mais desonestos formos connosco próprios mais provas a vida nos dará dessa desilusão interna.

Deixando de nos tentarmos enganar fazendo aquilo que achamos que é suposto fazermos, aquilo que achamos que é esperado de nós e começando a agir de acordo com a nossa essência, sentindo confiança na orientação que a vida nos dá, entrando em fluxo com ela, sem tentar controlar como se deve desenrolar, mas estando presente para aquilo que ela nos presenteia em cada momento. Estaremos desse modo a respeitar o Ser que somos e a sua inteligência inata.

Nenhuma palmadinha nas costas, ou a falta das mesmas, pode condicionar a serenidade e a harmonia de estar conectados com a nossa essência, vivendo e desfrutando em pleno a vida como ela é, sem querer que ela seja outra coisa qualquer além daquilo que ela é em cada momento.



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Como encontrar a paz


A sociedade moderna é vivida numa velocidade estonteante, tudo aparenta mudar rapidamente, os espaços estão encurtados através da circulação da informação que hoje faz com que os acontecimentos possam ser vividos enquanto acontecem, por pessoas que se encontram em lugares opostos no planeta. 

Cada pessoa hoje em dia é ao  mesmo tempo produtor e consumidor de informação, antes a maior parte das pessoas limitavam-se a consumir a informação que lhe era dada quer pela televisão, que por si só existia num limitado número de canais, quer pelos jornais que existiam nas suas cidades; hoje em dia através das internet e nesta das redes sociais qualquer cidadão pode ser para além de um consumidor, neste caso mais exigente pois pode escolher os conteúdos que quer ver, ele é também um produtor de conteúdos e com a possibilidade de influenciar muitas pessoas para lá das que fazem parte do seu círculo próximo. 

E inundados por este manancial de informação saber filtrar aquela que é a mais adequada para nós é essencial.

Nem  tudo o que vem até nós é verdadeiro e esta é a questão que devemos colocar quando confrontados com factos consumados, e essa questão é "isto é verdade, totalmente verdade?". No entanto há ainda uma questão a se colocar e que é "será que de outra forma poderia ser igualmente verdade?"

Pois não existe apenas uma verdade, existem tantas verdades como o número de pessoas que as ditam, cada um de nós perceciona o mundo de acordo com as suas crenças e são estas que lhe ditam o padrão de avaliação daquilo que é verdade para si ou não.

E se pretende encontrar paz na sua vida, em vez de tentar convencer os outros da sua verdade, aceite que podem existir verdades diferentes da sua e que as opiniões dos outros são isso mesmo opiniões e que não tem a ver consigo, não são ataques pessoais contra si, só porque diferem daquilo em que acredita.

Podemos aproveitar as opiniões dos outros, sejam favoráveis ou críticas, para em primeiro lugar refletir que aspetos em nós estão de acordo com essas opiniões, pois se surgem na nossa realidade, resultam de uma projeção nossa; em vez de culpar o mensageiro foquemos na mensagem e o que isso nos quer ensinar e através disso evoluir o nosso nível de consciência.

Indo dentro de nós ao encontro da nossa essência, veremos que toda a paz que procuramos em cada momento já existem em nós, sempre esteve presente e sempre estará, pois existe agora, o único momento que existe.

A paz reside em aceitar e lidar com cada situação tal como ela é, sem desejar que ela fosse outra coisa diferente, pois é esse desejo que nos desfoca da paz que reside em nós e nos leva a complicar aquilo que é simples e perfeito,sendo como é.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O ego como um bonsai


O bonsai significa árvore em bandeja, ou em vaso, é no essencial uma árvore em miniatura de uma da mesma espécie em habitat natural, ela é plantada num vaso raso pequeno e dessa forma com um espaço limitado onde pode crescer. 

O ego é um pouco isso mesmo em relação à nossa essência, ao Ser que somos de verdade, o ego é uma limitação ao nosso potencial de crescimento, ele significa limitar-mo-nos a ser menos do que somos. Por si só ele nada pode, pois possui apenas o poder que lhe concedemos. Os problemas que surgem na nossa realidade resultam de acharmos, de crermos que somos apenas um corpo e a mente que o controla.

Achamos desse modo que temos de nos relacionar com outros seres que vivem em corpos e que eles possuem algo que nos pode servir, algo que nos pode completar e depois tudo gira em torno da persecução de obtermos deles aquilo que desejamos, num jogo de interesses onde uns ganham e outros perdem.

Este é um jogo que podes mudar para ganha-ganha em vez de ganha-perde, ninguém precisa de perder para que melhores a tua realidade, é precisamente o contrário, quando os outros ganham, tu ganhas também e quando tu ganhas os outros ganham também.

Cada um de nós, enquanto humanos, é responsável pela sua vida, mais ninguém a vive por nós.

Na nossa vida como humanos existem os assuntos que apenas a cada um de nós diz respeito e esses só dentro de nós podemos lidar com eles, só dentro podemos mudar o que quer que seja que desejamos mudar na nossa vida, mas que no final se resume apenas à forma como percecionamos a nossa vida e o nosso papel nela.

A nossa essência é ilimitada e nenhum vaso raso, corpo/mente, pode conter aquilo que somos, apenas nos podemos iludir sermos menos do que somos, através da identificação total com os pensamentos que ocorrem em nós. Esses pensamentos sim são limitados, mas nós somos o espaço onde eles ocorrem, somos que os presencia e nada pode beliscar o que quer que seja a nossa essência.

Aconteça o que acontecer tudo está sempre bem, mesmo quando parece que tudo se desmorona, aquilo que se desmorona é a limitação, são as barreiras ilusórias criadas dentro da nossa essência fazendo-nos acreditar que estamos dentro delas, quando de facto estamos do lado de fora observando-as.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O síndrome do príncipe encantado


Muitas pessoas encontram-se sozinhas e outras saltam de relacionamento em relacionamento, devido ao síndrome do príncipe encantado e que não é nada mais do que as elevadas expectativas criadas pela mente que dão origem a uma ideia de parceiro ideal perfeito que na prática se torna impossível de encontrar e isso acontece porque ele não existe a não ser sob a forma de pensamento da pessoa que o idealizou.

E como esse padrão criado é de tal maneira elevado qualquer candidato/a que surja está em desvantagem, porque nenhum ser humano é perfeito, alguns poderão numa fase inicial de ilusão amorosa passar por cumpridores dos requisitos estabelecidos, porque nesta fase não são vistos pelo que são, mas sim pela ilusão do ideal de quem os vê, seja por características físicas ou de personalidade.

Com o desenrolar da relação e passada a fase cor-de-rosa a ilusão desvanece-se e a desilusão toma o seu lugar dando-se ai a rutura e o início de uma nova busca. A questão aqui não se coloca apenas nos padrões elevados para encontrar um parceiro/a mas também aquilo que se espera dessa pessoa.

Esses padrões tão elevados resultam também da ideia de cara metade, o outro que nos complete, que nos ame plenamente, que nos faça sentir importantes. E isso leva a uma busca constante para encontrar a pessoa certa e no entanto procura-se em todos os lugares menos naquele onde se encontram as respostas aos anseios das pessoas que se encontram sós.

O único lugar onde encontras tudo o que precisas é dentro de ti, é aí que residem as respostas às tuas duvidas. Indo dentro de ti conhecerás verdadeiramente quem és e descobres que todo o amor que julgavas que te faltava,a cara metade que procuras, já existe em ti.

Tu és um ser pleno, inteiro, nada te falta, a tua essência é perfeita, é puro amor, logo nada, nem ninguém pode acrescentar o que quer que seja àquilo que és. Tomando consciência disso mesmo mudas o paradigma da tua realidade, em vez de sensação de falta, de necessidade de procura pelo que te complete; passas a partilhar aquilo que és, em vez de procurar amor, passas a dar o teu amor onde quer que vás.

Fazendo essa mudança de paradigma a tua realidade muda também, na verdade aquilo que muda, é a tua perceção dessa realidade e terás evidências várias da perfeição do teu Ser e do imenso amor que existe em ti. Se olhares com os olhos de amor irás ver o amor onde quer que vás, um amor incondicional.

E então sim surgirá alguém nesta tua experiência humana que não necessite do teu amor, mas que agregue o seu amor ao teu, fazendo com que cresça ainda mais, o amor na tua vida e na dos que te rodeiam.

O amor não se procura, ele é que nos encontra quando estamos recetivos a descobrir quem somos.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Nunca estás sozinho



Aconteça o que acontecer na tua vida tem a  certeza que nunca estás sozinho, não precisas de carregar com o peso do mundo às tuas costas.Existem momentos em que acreditas que tudo está contra ti, em que tudo corre mal e nada parece fazer sentido, como que se estivesses no fundo de um poço, prestes a desistir.

Mesmo numa situação dessas toma consciência que não estás sozinho, ainda que mais ninguém esteja ao teu lado, mesmo estando num lugar deserto, não estás sozinho.

A vida está sempre contigo, o teu "eu alargado", o universo, Deus, seja qual for o nome que mais se adeqúe às tuas crenças, o resultado é sempre o mesmo, não estás sozinho.

Tu és vida a acontecer, a ser vivida, a vida acontece em ti e para ti, não é algo que seja exterior a ti e assim sendo a vida ilimitada que és cuida de ti, dessa parte limitada, que é a ideia que tens de ti. Acreditas ser limitado por um corpo e pela mente que o controla, acreditas ser esses pensamentos que tens sobre quem és e sobre a tua realidade.

É essa ideia limitada que tens sobre ti, que crê que pode ficar sozinha e no entanto a tua essência sabe que isso é impossível, pois aquilo que é perfeito, aquilo que é pleno, nada lhe falta, nada a pode diminuir. E tudo o que ocorre nesta tua experiência humana serve para que despertes para a verdade fundamental da tua essência, que tu és parte do todo, tu és o todo a tomar consciência de si.

Tudo isto aqui escrito pode fazer pouco sentido para ti, dependendo do teu nível de consciência, mas o facto de estares a ler isto, é um sinal que começas a estar preparado para despertar desse sonho de limitação e na medida em que fores estando mais preparado terás mais evidências sobre a verdade do teu Ser, sobre a tua essência.

Aquilo que é o suficiente para ti e qualquer um de nós, neste momento é saber que a vida é aquilo que é, e assim sendo é perfeita e para a desfrutarmos em pleno basta-nos estar presentes no aqui e agora, deixando de tentar controlar a vida para que ela seja aquilo que julgamos que ela deve de ser, pois é dai que surgem aquilo que classificamos como problemas;esse batalhar constante contra a realidade tal como ela é, tentando forçar para que seja outra coisa diferente do que é e dai só advém frustração, conflito interno e que depois se nota na nossa realidade.

Confia na orientação da tua essência, entrega-te totalmente, pois nunca estás sozinho, o que quer que ocorra é para o teu benefício, permite que assim seja.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Parar para observar



Enquanto humanos achamos que temos de fazer muitas coisas, se não fizermos então algo está errado, como diz o ditado "parar é morrer" e no entanto é isso mesmo que precisamos de fazer, para por um momento, para de fazer e apenas observa o Ser.

E quando digo precisamos isso resulta apenas para esse conceito de seres humanos, pois a nossa essência sendo perfeita nada precisa, ela tudo é, tudo engloba.

Para relembrarmos quem somos de verdade precisamos de nos permitir ser quem somos, parar de tentar controlar a nossa ideia de vida, por forma a descobrir a vida que somos em toda a sua plenitude; deixando de tentar ser outra coisa diferente daquilo que somos encontramos tudo aquilo que temos procurado.

O que quer que seja que estejas procurando para ti, para a tua vida, isso já existe em ti, já és tudo isso e muito mais que não consegues sequer imaginar. Existem possibilidades infinitas de te experienciares, de experienciares o puro amor e paz que residem em ti.

E como consegues encontrar,aceder a essas possibilidades infinitas?

Para e observa, observa tudo aquilo que és e tudo aquilo que ocorre nesse espaço ilimitado que és. Permite-te observar a vida que acontece por si só, não há um "EU" a viver uma vida, ou que possa sofrer, ou que seja vítima das circunstâncias ou vítima das ações dos outros.

Esse "eu" é uma mera ideia, um conceito, um hábito que vens alimentando e por isso é real para ti; no entanto não é necessário passar para o extremo oposto e considerares, esse "eu", o ego, como o teu inimigo, fazer dele o bode expiatório de tudo o que de "errado" aconteceu até aqui, porque nada disso é real. Essa ideia limitada, o ego, por si só nada pode, ele existe porque tu existes e lhe dás validação, ele tem a força que lhe concedes.

Por um momento apenas observa o ego e tudo aquilo que ocorre, sem te identificares com o que quer que ocorra, apenas estando presente, meramente observando, testemunhando o momento em pleno. Tudo é perfeito, o todo é perfeito e acontece aquilo que tem de acontecer e é perfeito que assim seja, nada pode beliscar a tua essência.

Observando reparas no puro amor e paz que existem em ti, que és e que é inabalável, mesmo quando iludes o que és e aceitas a limitação. Cada  pedaço teu é completo, cada coisa por mais simples que seja é perfeita, assim como é. Só por agora faz uma pausa e observa.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

4Tips to allow change


As human beings change is a constant in our daily lives, but we are ever seeking to change even more, we are not satisfied with what we have, what we think we are, and we are always trying to find more and more. Even if we don't know what that more is, but we know we want it, we are eager for more, and that eagerness is what keeps us away from realizing that whatever we think we need to change, is in fact already perfect, it can not be more than what it is already, the only difference is that we don't really know what we are; it's this that we have to change the perception of our true nature, the perception that we have about our essence. And it can only happen in this present moment, in the now is the only time we can really know and experience what we really are. 

How to change:
1 Accept that you don't know
The "you" you think you are doesn't know what's the best for you, because that you is a limited idea, that is far away from your true essence, but it's not excluded from it, it's part of it, but not all of it.

2 Trust Life to guide you
Life is ever present to guide you, to give you all that you may need in each moment to wake up from the illusion that you create, be you willing for it.

3 Change happens for itself
Real change occurs for itself when you're ready for it, because if the change that you need could do more harm than good to you it won't occur, until you can handle with it.

4 You know when you're ready
When you're ready whatever have to happen will happen, because in fact it has yet occurred, it's your awareness of it that need to change, not it for itself. 

 To summarize there's nothing you really need to change, there's nothing you need period, your essence is perfect as it is, life is perfect as it is, you are life, be it, be here now to seize it.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...