quarta-feira, 13 de novembro de 2013

És iluminado?



Esta pergunta será interpretada por ti de acordo com o teu nível de consciência, se não estiveres familiarizado com as questões de desenvolvimento pessoal, de espiritualidade ou mesmo de religiosidade, esta questão não fará muito sentido a não ser que se fale da quantidade de luminosidade que exista no local onde estás.

Se por outro lado estiveres familiarizado com as temáticas referidas acharás que é algo quase inalcançável. que exige muito esforço e dedicação só ao alcance de alguns, só possível aos mestres com muitos anos de prática. 

A iluminação será algo visto como um objetivo longínquo, mas que irás perseguir, pois é essa a natureza do ego, do seu jogo de busca mas não encontres. E enquanto acreditares ser apenas essa personalidade a iluminação será sempre algo distante para ti.

Podes no entanto sair desse estado dormente, despertar para a realidade da tua essência e realizar que de facto já és iluminado, já és tudo isso que poderias desejar ser. Tudo isso está disponível para ti neste momento presente, que basta uma escolha tua para experienciares isso mesmo agora.

Serás assim tão fácil?

O fácil ou difícil depende de ti, aquilo que é seguro é que é assim tão simples, é muito simples e por ser tão simples o ego faz-te duvidar da veracidade da sua existência, da sua realidade. O ego quer-te fazer crer que nada é assim tão simples, que tens de batalhar bastante para puderes ser alguém relevante, que algo assim sublime só está ao alcance de alguns seres muito especiais e o ego diz-te que não és um desses.

Então o que é isso da iluminação?

A iluminação é desfrutar da realidade como ela é, sem apego.

Tudo o que ocorre na vida é perfeito assim como é, aquilo que te distrai dessa realidade é que estás focado naquilo que desejas ser e não naquilo que és, estás de tal maneira embrenhado no jogo do ego, de busca e não encontres, que não reparas, não libertas a tua atenção para aquilo que já existe em ti neste momento. Para aquilo que és neste momento, quando o fizeres verás que tudo o que poderias desejar fica muito aquém daquilo que já és,  daquilo que é a tua essência.

Ao aceitares a realidade como ela é aqui e agora, com tudo aquilo que consideras como bom ou mau, sem apego, percebes que já és iluminado, pois em si mesmo este estado de iluminação é apenas mais um conceito do ego, pois aquilo que é a tua essência não pode ser nomeado, não pode ser descrito em palavras, pois o que quer que seja descrito em palavras não é a tua essência.

A iluminação é no entanto uma aproximação à tua essência, é o despertar do estado de dormência e o desfrutar pleno do presente como ele se apresenta. 

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Ao encontro de ti



Estamos permanentemente a encontrar-nos em tudo o que fazemos e em todas as pessoas que contactamos.Quando estamos a lidar com outras pessoas elas meramente estão a representar um papel "atribuído" por nós, ou seja, elas espalham situações nossas que precisamos lidar para despertar para a nossa essência.

Como essas pessoas são um reflexo do nosso interior, na verdade raramente conhecemos alguém como é de verdade, pois conhecemos apenas aquilo que projetamos nela e que ela espelha para nós. Dai que aquilo que fazemos aos outros, o modo como os tratamos diz mais sobre nós do que sobre eles.

Isso serve como uma chamada de atenção para procuramos de facto onde residem as respostas que temos procurado e esse lugar é dentro de nós. É ai que tudo o que julgamos necessitar se pode encontrar, pois já somos tudo aquilo que poderíamos ser. A única diferença reside na consciência que temos disso ou não e o nosso nível de consciência vai ditar a realidade que experienciamos enquanto humanos.

A boa notícia é que tudo é simples e perfeito assim como é, a vida que julgávamos ser algo exterior a nós e que teríamos de nos sujeitar às condicionantes externas como forma de as superar e procurar singrar através dessa superação. 

A vida não é algo que nos acontece, mas é sim aquilo que nós somos.

Como dizia S. Francisco aquilo que procuramos já existe de onde procuramos, ou seja, tudo o que achamos que nos falta já existe em nós. A questão reside naquilo que julgámos que somos, dai que seja importante conhecer quem somos de verdade. 

Quem achamos que somos é uma mera ilusão, é uma pequena representação, uma ideia limitada e não aquilo que é a nossa essência, aquilo que somos de verdade. 

Para nos conhecermos de verdade só indo dentro de nós conheceremos quem somos, é deixando de tentar ser algo que desejamos ser e aceitando quem somos que perceberemos a perfeição e completude que já somos no momento presente. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

6 Tips for playing the ego's game





The ego is just this limited idea of yourself, you believe to be a body and the thoughts appearing in your mind.You see yourself as separate from everything and everyone, and doing that, you are playing the ego's game, where the main goal is search but not find. And you do this in all aspects of your human life, you are always searching for something in order to feel complete, be it in your relationships, your work, your spiritual journey or truth seeking. 

In itself this ego's game ain't good or bad, unless it limits you completely. When you awake to the real you you realize that it is a game and that you can have fun playing it, you can seize it as it is. 

Here are just a few tips to play this ego's game: 

1 Be aware. 
No matter what happens your essence is perfect as it is and immutable.You are unlimited and no game can hurt you, the ego can't diminish you in any way.

2 Just be present in each moment for what it is.
Sometimes the emotions that appear are good, are pleasant, and sometimes they are unpleasant, they can make you feel pain, hurt your feelings. And it's okay to be like that, it's part of the experience. It's the contrast of feelings and sensations that give meaning to the whole of it.

  3 Searching ends when you're ready.
This process of the ego to make you search for a lot of things but not getting it, allows you to evolve your awareness, everything is useful to prepare you to wake up to the real you, to your essence. And that will occur whenever you're ready for it.

4 Accept every part of yourself
Embrace the shadow that abides within you, meaning all the things you reject about yourself, all the things you wished to be different. When you reject them you give them power over you, this things will mess with your life, until you deal with them face to face and learn what's suppose to learn from them.

5 What ever you've been looking for you are it.
Your essence is perfect, you lack nothing, only a illusion of lacking exists because you believe in it. The good news is that it's part of the ego's game, you will realize that when you stop the search and let go, when you completely surrender to your Self.

6 Enjoy the ride.
Seize each moment of this human experience, put all in everything you do, don't hold nothing. Just keep reminding yourself that you are love and all it's okay. 

The ego ain't your enemy, unless you make it so.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Como deixar de ser quem não é


Aquilo que somos é perfeito e imutável, nada pode condicionar a "nossa" essência e quanto a isso nada podes fazer, aquilo que te é requerido fazer para relembrares quem és, é que te permitas deixar de ser aquilo que não és, mas que acreditas ser.

Acreditas ser apenas um corpo e a mente que o controla, ou seja, o conjunto de pensamentos que te habituaste a colecionar sobre essa personalidade que chamas de tua e que tem um nome.

Este processo que estabelecemos ao longo desta experiência humana, procurando por respostas, aqueles que as tem procurado, pois muitos de nós, ainda a maioria, continua a viver as suas vidas em piloto automático, adormecidos nessa voragem por conseguirem mais coisas, mais estatuto, e quanto mais procuram ter, mais se afastam do verdadeiro tesouro que repousa dentro delas.

Este processo é um jogo do ego, cuja única regra, ainda que inconsciente para a maioria, é busca mas não encontres. O objetivo do jogo é procurar, apenas procurar e ter a ilusão de esporadicamente encontrar algo até ao próximo objetivo de busca, perpetuando a busca sem nunca encontrar satisfação.

E a questão aqui não se trata de acabar com o jogo, pois este é natural do que é ser humano, e é perfeito que assim seja, a questão aqui, é despertar para a realidade da essência e depois desfrutar em pleno do jogo que é ser humano. 

De tudo aquilo que ele nos permite enquanto vivência de emoções e sensações que apenas neste conjugado de circunstâncias se podem concretizar, apenas nestas roupagens humanas se podem desfrutar, seja nas situações tidas como boas ou más.

A ideia de despertar é saber mais, ter mais conhecimento para que se possa concluir que nada se sabe de verdade, que o conhecimento é como é e não pode ser explicado, ou entendido na sua plena extensão pela mente humana. E nem é isso que se pede, no final, basta estar presente desfrutando de tudo o que ocorre, pelo que ocorre e que tudo é perfeito porque é o que ocorre, de outra forma não aconteceria.

Afinal não há um alguém individual, separado que possa despertar, que possa possuir a iluminação, que possa controlar a vida, pois somos tudo isso, somos vida.



segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Superar o jogo do ego


 A natureza do ego é a separação, a ideia de limitação que se perpetua numa busca constante sem encontrar o que se procura, fazendo assim através dessa busca que a dormência seja o "normal".

Quero reforçar que o ego por si só não é bom,nem mau, pois por vezes, existem tendências de fazer do ego o inimigo, culpado-o de todos os infortúnios que passamos enquanto humanos. 

Isto por si só é uma prova de limitação, pois esta é a ação primordial do ego para perpetuar o seu domínio, ou seja, projetar a culpa interna no seu exterior por forma a não lidar com ele, fazendo-se iludir desse modo como sendo inocente e os outros sim é que tem a culpa. Evitando assim de enfrentar as sombras internas.

E quando aceitamos essa limitação, de ser apenas um corpo e a mente que o controla, estamos condenados a sofrer, a perecer, pois o corpo é finito, é limitado; e tem de lidar com outros seres semelhantes que lutam pelas mesmas coisas e estas são escassas, apenas os mais fortes sobrevivem e à custa dos mais fracos.

Tudo isto acontece primeiro ao nível da mente e depois projeta-se na experiência humana, este é o jogo da separação e quanto mais depressa despertares mais depressa passas a apreciar o jogo, a desfrutar do mesmo e entras no jogo divertindo-te.

A vida é simples e perfeita, e tu és vida, ela existe em ti e para ti, não é algo exterior que temporariamente te acontece.

As pessoas começam a despertar para a verdade de quem são e enveredam nessa busca pela iluminação, ou seja, caem mais uma vez na limitação do ego, pois apenas mudam o objetivo da sua busca, em vez de procurarem estatuto social, riqueza, afirmação, sobrepor-se ao seu semelhante, passam a procurar pela iluminação, pela experiência suprema de conexão ao todo, a Deus, ou qualquer outra identidade que lhes dê conforto.

E por vezes consegue essa ilusão de iluminação, de compreensão intelectual da natureza da realidade, da "verdade" profunda e no entanto aquilo que isso lhes dá é apenas um fortalecimento da separação. 

Uma espécie de superioridade sobre os restantes que não percebem a realidade, que andam adormecidos, que não se conhecem de verdade. Tudo isso é mais do mesmo, apenas com diferentes roupagens.

Pois o que quer que se pense ser a iluminação, o despertar, não o é, pois aquilo que é, é e não pode ser descrito, não pode ser nomeado, apenas pode ser experienciado. Quando se cria um conceito sobre o que é ser iluminado, isso é apenas mais uma ilusão. E pode até ser uma boa ilusão, ser prazenteiro de se experienciar, mas não é a essência.

Então, perguntam vocês, "não podemos fazer nada, pois somos  enganados pelo ego" e de facto não precisamos de fazer nada, não pelo motivo de sermos enganados pelo ego, mas sim porque já somos, em essência, tudo aquilo que poderíamos ser, somos simples e perfeitos, tal como somos, quando deixamos de lutar contra o que somos e nos permitimos fluir com a vida em todas as suas manifestações.  

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O perdão liberta-te para viveres em pleno



Tu és livre e plena assim como és, só que aquilo que julgas ser não é quem és de verdade. Acreditas ser apenas essa personalidade que carrega uma história consigo para onde quer que vá, por isso não consegues fugir, não consegues fazer de conta que a sombra que pesa em ti desaparece se mudares de lugar, se mudares de companhias.

Se quiseres ser livre de verdade, consegues isso, conhecendo quem és de verdade, entregando-te totalmente à tua essência e ai tudo fará sentido, sem procurares conhecer esse sentido.Pois aquele que procura o sentido das coisas é a parte limitada de ti, é a ilusão dessa personalidade que tem criado barreiras ilusórias sobre a verdade de ti.

O perdão é um instrumento que te permite desbravar caminho ao encontro da tua essência, o perdão é algo pessoal e intransmissível, apenas a ti diz respeito e a mais ninguém.

Aqueles que condenas e que consideras que te magoaram de uma forma imperdoável, são na verdade uma projeção tua, são despertadores humanos para a verdade da tua essência. Não te é pedido que esqueças as mágoas que carregas, que faças de conta que não te doem, pelo contrário, é reconhecendo-as em ti, aceitando que estão ai, que começas a espreitar a tua liberdade.

Depois de aceitar as mágoas que flutuam em ti podes escolher que queres paz e amor em vez disso.

Esta é uma escolha que o perdão te permite, criares espaço na tua atenção para escolher ver de forma diferente, para escolher ver o amor e paz, viver esse amor e essa paz, em vez de sucumbires ao peso das mágoas.

Por fim, e isto é o melhor, não és tu que tens de perdoar, pois enquanto acreditas ser essa personalidade limitada não consegues perdoar, esse perdão cabe ao teu eu alargado, à tua essência, esta sim pode-te perdoar, porque ela sabe que na verdade nada há a perdoar, tudo é um sonho, que nada pode beliscar o que quer que seja da tua essência.

Permite-te viver em pleno aqui e agora, deixando que o perdão crie espaço para que o amor e a paz que és respire livremente em cada pedaço do teu Ser.

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como te tornares livre agora


Estás insatisfeita com a tua situação atual e procuras por algo mais, sentes que te falta algo e no entanto não sabes bem o quê. Queres obter resposta às tuas duvidas e procuras em todo o lado e não encontras. Isso resulta da ação to teu ego, dessa ideia limitada sobre ti. Crês ser apenas essa personalidade e todo o seu historial.

Tens duas opções que podes escolher neste momento seguir, uma é continuar a alimentar essa história dessa personalidade que crês ser, com todos os seus episódios, que se prolongam para lá da sua validade, sejam eventos passados, sejam anseios por eventos futuros. E sendo essa a tua opção a insatisfação faz parte dela, é uma constante com pequenos intervalos de felicidade pelo meio. A busca por ser mais livre, por ser melhor continua, indefinidamente.

A outra opção é ser como és, e aquilo que és é perfeito assim como é, nada precisa de acrescentar, ou mudar para ser como é, pois sendo perfeito, é pleno, é inteiro.Tudo aquilo que procuras, quando fazes a primeira opção apresentada, isso que procuras alcançar já existe em ti, é quem tu és. É esse processo de procura que te impede de ver como és de verdade.

Essa ideia de falta de algo é que é em si mesma algo que está a mais, é um mero pensamento que lhe concedes atenção tornando-o verdadeiro para ti. Observa-o e deixa-o partir, escolhe ser livre agora, porque já o és.

A escolha de ser livre agora é uma escolha não de liberdade em si mesma, mas sim uma escolha de colocares a tua atenção naquilo que já és. É conheceres-te de verdade como és e quando o fazes todas as duvidas que pareciam existir cessam. Todas as ilusões perecem como um castelo de cartas.

Não há nada de que precises de fazer em especial para conseguires isso, para despertar para a tua verdade. 

O ego faz um jogo contigo, quando começas a querer conhecer quem és de verdade e então diz-te que podes ser iluminado, que o despertar é um acontecimento extraordinário e extremamente poderoso, a que poucos tem acesso e que exige muito esforço de  conseguir se for essa a tua decisão, fazendo assim com que muitos desistam ao longo desse caminho de busca.

Tudo isso é uma ilusão, pois a tua essência sendo perfeita nada precisa, basta Ser. Vai dentro de ti e revela-te, conhece-te como és de verdade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...