segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O Ser não cabe em mim


O Ser não cabe em mim é o título do meu livro de poesia e de um dos poemas que o constituem. E o Ser não cabe em mim significa o quê? Este mim é esta ideia limitada que temos sobre nós, é o ego. Sendo este, o ego, limitado. O Ser, que é a essência, não pode ser contido nessa limitação, nessa ideia. 

Pois a essência é ilimitada, nenhum conceito, nenhuma barreira a pode condicionar, a pode encarcerar.

A personalidade que nos habituamos pensar ser a nossa é isso mesmo um hábito construído ao longo dos anos e como hábito que é funciona automaticamente. Acontece por si só e até aqui nada disso nos condiciona, aquilo que nos condiciona é crer que somos apenas isso. 

Limitando-nos a essa personalidade cremos na nossa finitude, cremos na inevitabilidade do sofrimento. E essa personalidade pode sim sofrer, pode adoecer, pode infligir dor, pode ser vítima das suas vontades, pode viver alegria intensa, realizar-se no encontro com o outro, que vê como separado de si.

Tudo isto é natural desta experiência humana, é real para quem vive essas experiências. Tudo o que acontece é perfeito, pois é o que acontece. E antes de acontecer já foi aceite pela essência, de outro modo não ocorreria.

Podemos escolher lutar, resistir contra a realidade que experienciamos e o resultado dessa luta será vermos a realidade a vencer sempre. Pois aquilo que é é. A outra escolha que temos é aceitar a realidade como ela é e deixarmos que esta nos mostre aquilo que é e desse modo aquilo que somos, pois nós somos a vida. Esta não é algo que nos acontece, mas sim aquilo que somos.

Esta ideia limitada que temos como sendo quem somos não consegue entender quem é de verdade, e o melhor é que não é suposto que o faça. Não precisa de o fazer, basta que esteja presente a viver a vida tal como ela surge. E por vezes ela parece surgir de uma forma tida como negativa e no entanto isso passa. Por vezes ela surge de uma forma tida como positiva e no entanto isso passa.

Tudo passa apenas a essência é permanente, é imutável. O Ser não cabe em mim, por forma a que este eu limitado possa descobrir a imensidão do Ser e desfrute na busca de o conhecer.



sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Tips to become enlightened


This post title caught your attention, better said caught the attention of the limited idea of you, the ego.

 The ego has this game of search but don't find. Making you believe that you are uncomplete, that something is lacking in you and that you have to go out in the world to search for it. And sometimes you will appear to find somethings you were looking for, but rather soon than later, the search for a new thing will start.

The ego is ever unsatisfied and it's this dissatisfaction that keeps you stuck to this limited idea. Always hoping to find what you think laked in you. While doing that you won't realize that you already are all you could dream to be and that you have all you thought was missing in you.

  Enlightenment ain't something you can become. There's nothing you can or have to do in order to be enlightened. Enlightenment is just a concept, another goal that the ego establishes to keep is game going on to the ones in search to evolve spiritually.

Whatever you are looking for is the search for it that prevents you from attain it. While you are occupied in the search you are looking away from what you are right here and now. If there is something for you to do is to stop the search and accept yourself as you are and as is your reality.

Life is perfect as it is and you are life also.

Be present for what you are, love what you are, love what is. Whatever happens in your reality you've already approved it in your higher self, otherwise it wouldn't happen. Being present allows you to experience it fully. Sometimes what happens seams to be bad and others seams to be good. And it's all okay. All comes and goes, nothing is permanent, only your essence is.

Whatever is perceived is relative within the absolute, all is ever flowing, ever mutating within the absolute. Thoughts come and go, it is your attention that makes them relevant in your reality or not. Whatever happens shall pass too but your essence continues to be perfect.

Enlightenment is the enjoyment of reality as it is without attachment. So enjoy, seize the now.


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

A ilusão do livre arbítrio


Enquanto humanos temos a possibilidade de escolher em cada momento como agir na nossa realidade. A isso se chama normalmente de livre arbítrio e no entanto essa possibilidade de escolha é ilusória. Na realidade não existe uma escolha mas sim a ilusão dessa escolha. 

Aquilo que aparenta ser uma escolha é um pensamento, um pensamento que surge e que acreditamos ter sido criado por nós. Pois cremos ser essa personalidade que pensa e no entanto esta é em si mesma um pensamento, uma coleção de pensamentos que se repetem frequentemente nesse espaço ilimitado que somos. 

Nesse espaço ilimitado surge a consciência desses pensamentos que ocorrem, enquanto humanos acreditamos estar limitados a essa consciência dentro de um corpo que temos como nosso. E acreditamos que somos quem pensa, que há um alguém por de trás dos pensamentos, que os escolhe e determina. E aqui reside a ilusão, tomar a parte pelo todo.

Os pensamentos existem são reais, já o seu conteúdo é maioritariamente ilusório, não representa o real. Aquilo que é é por si só e não pode ser explicado, a partir do momento que surja uma explicação sobre o que é, já não o é. 

O absoluto não pode ser contido em nenhum conceito, em nenhuma descrição. Tal como este texto. Pode no entanto se aproximar no sentido de nos fazer despertar dessa ilusão e assim criar espaço na nossa atenção para a verdade da essência que somos.

Sem necessidade de explicações, pois todas as dúvidas cessam, porque de facto nunca existiram apenas uma ilusão de dúvida surge.

Aceitando a realidade como ela é sem resistências e mesmo com essas resistência, pois tudo é perfeito assim como é. A ideia de livre arbítrio permite a ilusão da escolha,a ilusão de controle do destino, possibilitando a experiência da consciência tornando-se ciente de si mesma.

Fluindo ao sabor da vida em perfeito amor no absoluto.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

"O Medo quer amor"

"O Medo quer amor"

Aquilo que pensas que é, não o é.



 Tu és uma ilusão, aquilo que tens como a tua realidade é uma ilusão. E aqui é importante esclarecer o que uma ilusão é, porque ser uma ilusão não significa que não exista, que não seja real. Aquilo que uma ilusão significa é que não é o que julgas que é. Uma ilusão significa que não é o que aparenta ser.

E neste sentido de ilusão se pode dizer que tu és uma ilusão, pois acreditas ser essa personalidade que te habituaste a crer como sendo quem és.

Aceitas a história dessa personalidade como sendo os teus limites e confrontas essa história com a história de outras personalidades que gravitam na tua realidade e dai releva muito do sofrimento que experiencias.

O sofrimento resulta de comparares a realidade em que existes com a ideia de uma realidade que desejavas que fosse a tua. E essa realidade desejada resulta em parte da comparação com a realidade de outras pessoas que julgas como sendo melhor que a tua. Sejam pessoas que fazem parte do teu dia-a-dia, sejam de pessoas que te habituaste a  seguir através dos média.

Por outro lado o sofrimento resulta também da tua ausência do momento presente, resulta de um vaguear pelo passado ou um anseio pelo futuro. E no entanto nenhum deles é real, seja o passado, seja o futuro eles existem apenas no momento presente sob a forma de pensamento.

O passado é apenas uma memória que surge no momento presente. É um pensamento que surge no agora e que identificas como sendo da tua história e que serve como termo de comparação para aquilo que ocorre no momento presente. E são essas memórias que, se assim o permitires, te impedem de veres o momento presente como ele é.

As memórias por si só não são impeditivas para ti se as vires apenas como referencia e não como guia para o momento presente. Tal como o futuro existe apenas como pensamento, pois quando esse futuro chegar será sempre sob a forma de presente. 

A vida que és só ocorre no momento presente , só acontece no agora e só aceitando aquilo que és, tal como és poderás desfrutar em pleno tudo aquilo que acontece. Fazendo isso sem apego ficas livre de sofrimento, não porque este deixe de acontecer, mas porque sabes que ele não te define, nem belisca a essência do que és de verdade.

Fica ciente da ilusão desfrutando em pleno daquilo que é, sabendo que aconteça o que acontecer é perfeito que aconteça, que tudo está bem.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

O único objetivo que interessa


Podes se quiseres definir muitos objetivos e estes serão úteis se te propuseres a agir. Se efetivamente começares a fazer algo na direção de conseguires alcançar todos esses objetivos que desejas. Todas as caminhadas começam num primeiro passo e mais outro e mais outro. Sucessivamente ação atrás de ação irás conseguindo os resultados que forem possíveis.

Mais importante que a meta final é quem tu és enquanto ages no alcance dos teus objetivos.

Dai que o único objetivo que interessa é quem tu és no momento presente. Tudo o que fazes ou deixas de fazer, tudo aquilo que observas nos outros, o modo como julgas os outros e a realidade em que estás inserido. Tudo isso diz apenas sobre quem és e não sobre quem eles são.

Todas as pessoas que surgem na nossa realidade espelham aspetos nossos, são uma projeção de todos os conceitos e ideias que habitam a nossa mente. Isso não implica que não possas julgar o que ocorre na tua realidade, desde que te permitas aprender com tudo isso e ir dentro de ti ao encontro da verdade que és.

A vida é perfeita assim como é, nada ocorre por acaso. 

Tudo é simples porque acontece como tem de acontecer. A nossa perceção sobre o que acontece é que poderá complicar aquilo que perceciona. Todos os julgamentos que fazemos sobre a vida, podem ser facilitadores da mesma ou complicadores. 

Sejam quais forem as opções que faças nada é definitivo, podes sempre escolher de novo. A vida dará novas oportunidades, ainda que com diferentes roupagens, para escolher de novo, para escolher aquilo que é o melhor para nós.

A vida não desiste de ninguém. Ninguém fica de fora, mesmo que escolha fazê-lo. Isso assim é porque a vida somos nós, cada um de nós é vida. Ela não é algo que nos acontece externamente, mas sim aquilo que somos, em todas as suas dimensões.

Aquilo que parece separado, aquilo que nos iludimos ser um bailado de corpos falantes relacionando-se entre si. São na verdade fragmentos da mesma essência experienciando-se a si mesma. Todos unicidade.
Sendo esse espaço ilimitado onde todas as manifestações são possíveis e no entanto não distorcem, nem condicionam esse espaço.

O único objetivo que interssa é aceitares quem és de verdade, conhecer quem és de verdade, para relembrar que o que quer que julgues te faltar e que desejes ser já o és no momento presente.
Aqui e agora conhece-te e desfruta da vida que és.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

New book - Novo livro


Acabadinho de chegar a prova do meu novo livro "O Medo quer amor". Em breve disponível para entrega direta ou via amazon.

Feliz agora.

Just arrived the proof of my new book. Soon you can order it on amazon.

Happy now.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...