terça-feira, 26 de outubro de 2010

Empreendedorismo Pessoal

O empreendedorismo está muito em voga e tem a ver com espiríto de iniciativa, capacidade de criar coisas novas. Inovar quer nos processos já existentes, quer criando novos produtos ou serviços. Existem muitas formações neste âmbito.
Aquilo que eu proponho é que se invista no empreendedorismo pessoal, ou seja, apostar na iniciativa pessoal, na inovação de processos ligados ao auto-conhecimento.

É conhecendo-se verdadeiramente que cada pessoa pode extrair o melhor de si e das suas capacidades. Todos nós temos recursos ilimitados ao nosso dispor e contudo muita das vezes as desperdiçamos ou nem sequer temos consciência que elas existem.

Antes de tentar qualquer iniciativa criadora no mundo exterior, inove através da exploração do seu mundo interior. Comece por inovar na forma como se relaciona consigo próprio, essa pessoa que vê ao espelho é uma representação muito pequena de quem é de facto. Aquilo que faz como actividade profissional ou a sua posição na hierarquia familiar, também não dizem quem é.

A sua essência é muito mais basta do que a sua racionalidade consegue entender, e a questão aqui não é entender, mas sim experenciar. Só sentindo quem é, só permitindo-se Ser poderá ter uma ideia de toda a sua dimensão e perfeição.

Eleve a sua consciência aumentando a sua vibração energética.

 E como é que faz isso?

Vivendo o momento presente, estando focada em cada acção que implemente, estando centrada nas emoções que perspassam no seu Ser.Tendo consciência dos pensamentos que povoam a sua mente e perceber que não é esses pensamentos. Mas sim quem os observa e que pode se assim o entender, seleccionar os pensamentos que a preenchem.

Este processo pode demorar mais ou menos dependendo de cada um e daquilo que veio experenciar nesta dimensão. O melhor disto tudo é que não está sozinho nesta caminhada, se assim o escolher. Pode sempre contar com o auxílio de outros que o poderão acompanhar nesta jornada pelo auto-conhecimento. Tendo como certeza que nada acontece por acaso, as pessoas que entram na sua vida vem para lhe mostrar algo de si. A realidade é um espelho do nosso interior, se estivermos receptivos aos sinais que vamos recebendo poderemos perceber aquilo que nos é comunicado e agir em função disso.

Uma das soluções é o Coaching, que é um processo de busca pessoal onde são definidos objectivos e colocadas em acção as tarefas que levam á sua execução. O coach é um parceiro que, com confidencialidade, está ao seu lado para que optimize as suas capacidades e atinga os seus objectivos.

 O coach permite-lhe ter uma visão externa e geral de si, levando a tomar contacto consigo própria.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Custo de Oportunidade do Ser

O custo de oportunidade é um termo económico e que basicamente representa aquilo que não ganhamos com outras coisas por estarmos a fazer o que fazemos actualmente. Ou seja tudo aquilo que poderiamos fazer se não estivessemos ocupados.
Também podemos aplicar uma espécie de custo de oportunidade do Ser, que seria aquilo que está a desperdiçar do seu Ser pelo limite que tem sobre quem é.
Enquanto se preocupa muito com a sua existência como membro desta sociedade que lhe diz que é limitado, que tem de batalhar muito para ter momentos de felicidade, que tudo exige muito sacrifício de si para chegar a algum lado. Que lhe mostra como modelos de sucesso pessoas com muito dinheiro e bons carros e boas casas, com status social e que só assim poderá ser feliz. Onde se espera que cada um olhe por si porque senão ninguém olhará. Uma sociedade que lhe impõe modelos de corpos perfeitos como modelo de saúde, onde a imagem é tudo e se não estiver à altura tenderá a ser excluido.
Enquanto dedicar o seu tempo a este padrão de pensamento está a ter um custo de oportunidade elevado, pois está a deixar de conhecer o seu Ser em toda a sua plenitude, está desconectado da sua essência. E esta é perfeita e completa, é amor incondicional, é paz, é plenitude. Tudo está onde tem de estar e acontece quando tem de acontecer e voçê é o responsável máximo pela sua existência nesta dimensão. Percebendo que em essência somos todos um, estamos todos ligados.
E é dando que recebe, sempre que dá está a receber no acto em que o faz, porque o faz de forma desinteressada, sem pensar na contrapartida. Pois tem noção que o universo é ilimitado em abundância e intemporal.
Desperte a sua consciência, assuma as rédeas da sua vida, deixe de pagar um preço elevado, desperdiçando a plenitude das suas capacidades. Está sempre a tempo de fazer diferente e voltar a conectar-se com a sua essência.
Possui em si todos os recursos para ser um agente de mudança da sua realidade, agindo no momento presente. É no agora que pode fazer a diferença, começe já.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Verdade

Ser verdadeiro contigo próprio, deixar cair todas as máscaras sociais que aceitaste. Algumas foram te incutidas e outras criaste tu mesmo. Perceber que não és essa pessoa, que não necessitas de fazer esses papéis.
A tua realidade está na tua percepção do mundo, na forma como o vês e interpretas.
A reacção das pessoas resulta do que fazes, tudo o que experíencias tem origem em ti.
São aspectos de ti que precisas lidar e que o podes fazer de frente sem medo e com verdade.
Podes fugir se quiseres, és livre de o fazer, contudo essas situações que tens de lidar, irão surgir de novo ainda que com outras roupagens e com outros intérpretes. Fazem parte do que vieste experienciar nesta dimensão.
A melhor forma de lidar com tudo isso é sendo verdadeiro. Existem tantas verdades quantas as pessoas. Mas o que te interessa é a tua verdade e essa representa para ti um ponto neutral.
Onde estás em equilíbrio  se virares para um lado caminhas para o que consideras correcto, mas ai entras em desequilíbrio e tudo o que fizeres terá uma contrapartida equivalente do lado que consideras errado. O mesmo acontecendo se optares inicialmente pelo lado errado.
Assim se optares pela verdade, estás num ponto de equilíbrio  onde não precisas de julgar nada, nem ninguém. Aceitas as coisas pelo que são, sem entrares em estados de euforia quando sentes que as coisas correm bem. Nem entrares em depressão quando as coisas correm mal.
No ponto da verdade estás em equilíbrio perfeito e podes simplesmente Ser. Sem subterfúgios, sem jogos de interesse, sem complicações e devaneios. Nesse ponto tudo está como deve estar e acontece o que tem de acontecer, sem precisares de resistir. Pois estarás em fluxo com a tua essência, com o universo.
Sê verdadeiro contigo, respeita a tua essência e desfruta de cada momento. Aproveita esta experiência humana, com a certeza de que aconteça o que acontecer estarás bem no final da mesma.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Eu sou a minha vida

Tudo o que se passa na nossa vida é um reflexo de quem somos.
As coisas boas são fáceis de aceitar nesta ideia, contudo nas coisas menos boas já não acontece o mesmo. Estas já são culpa do exterior, das circunstâncias e somos vítimas destas e não a sua origem. Para poderes elevar a tua consciência, perceber esta realidade é fundamental.
Todas as coisas menos boas que tens consciência estão na tua realidade para chamar a tua atenção e fazer com que trabalhas essas situações nesta tua experiência humana.
É lidando com essas situações e vendo que elas tem um propósito que te é benéfico, pois permitem que despertes da ilusão em que te vês envolvida e compreendas a tua essência, a tua natureza.
Aceita tudo o que acontece pelo que é, sem julgamentos. Pois resistindo estarás a reforçar essas situações que te causam desconforto e este vai aumentando. Se as vires pelo que são e as libertares, estas não tem poder sobre ti.
E isso faz com que sejas livre, sem apegos, sem constrangimentos. Livre para disfrutar da tua essência, aqui nesta dimensão.
A realidade em que te encontras irá reflectir essa alteração da tua percepção. Quanto mais feliz e incondicionalmente amorosa fores, dando toda a tua energia aonde fores e a todas as pessoas, sem excepção. Mais conectada estarás continuando a elevar a tua frequência energética.
E a tua vida irá fluir de uma forma pacífica e completa, pois tudo está onde deve de estar. Entras em fluxo com o universo e este dar-te-á todo o apoio e abrirá todos os caminhos nesta tua caminhada.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Acreditar

Nestes tempos de incerteza e crise, a maior crise dá-se ao nível dos valores da sociedade.
Que sociedade queremos nós viver, uma como até aqui que apenas tem o lucro e o bem estar material como propósito. Onde é cada um por si, não importando como está o outro, pois não tem nada a ver comigo. Com pensamentos do tipo, antes sofra ele do que eu.
Uma sociedade onde os recursos são escassos e deve-se fazer de tudo para acumular o mais possível, onde só se é bem sucedido de ganhar muito dinheiro e tiver casas e automóveis topo de gama. Onde a felicidade é um sonho cor de rosa que os inocentes seguem pois a realidade não tem tempo para essas lamexisses. Quando muito serão possiveis momentos de felicidade ao comprar esses objectos de status tão desejados. Nesta sociedade que é governada pelos grandes interesses económicos, muitas das vezes, sem rostos que se possam responsabilizar pelos seus actos. Aqui as pessoas são números nas estatísticas que servem para prever a evolução económica e tentar impingir mais bens sem necessidade, apenas pelo prazer do consumo.
Onde os mais desfavorecidos são um mal menor, são danos colaterais do progresso imparável. Enquanto forem úteis são utilizados, para serem descartados quando o deixarem de ser.
Começa a emergir uma outra sociedade onde as pessoas contam e são o factor principal. Onde o bem estar de cada um é importante, pois tem a noção que o outro é uma parte de nós e não alguém totalmente separado. É uma sociedade que percebe que em conjunto se pode fazer muito mais, sem segregar ninguém, onde cada um contribui com aquilo que é e não pelo que tem. Sem julgamentos de valor, colocando-se na posição do outro. Pois a forma de percepcionar o mundo não é igual para todos e não existe um padrão único de validação das acções de cada um. O respeito é fundamental, aceitando o espaço de cada um e as suas diferenças. Diferenças essas que são mais valias, quando devidamente aproveitadas e valorizadas.
Uma sociedade que percebe que o meio ambiente se preserva e se respeita a natureza nos seus ritmos e diversidade. Onde se entende que tudo está conectado a um nível mais profundo de consciência.
O bom disto tudo é que estas sociedades existem em simultâneo e depende apenas da tua percepção e foco, qual delas irás ver, sentir e viver. E temos em nós o poder de mudar aquilo que achamos que deve mudar. Todas as grandes caminhadas começam pelo primeiro passo.
Dá o teu primeiro passo, assume as rédeas da tua vida.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Caminho para a felicidade

O principal objectivo para a maioria das pessoas ao longo da sua vida é serem felizes.
A forma como essas pessoas procuram ser felizes é que vai variando, uns apostam mais nos relacionamentos, outros mais a um nível profissional e de carreira.
A sociedade ocidental geralmente tem como necessário sofrer-se muito para que possamos almejar a momentos de felicidade e esta nunca é plena. A sua plenitude para os mais religiosos será obtido após a sua morte, se se sacrificarem muito nesta experiência humana.
Muitos outros quando possuem baixos recursos materiais e veem seus semelhantes mais abastados, tomam-nos como exemplos, e fazem depender a sua felicidade da quantidade de dinheiro que conseguirem amealhar.
Eu convido-vos a verem de uma diferente perspectiva, como seria para vós ter a certeza de que já são felizes. Que nada do que façam pode diminuir ou aumentar a vossa natureza de felicidade, que ninguém nesta dimensão é responsável por vos fazer felizes ou infelizes.
Que tudo o que tem de fazer é efectivamente fazer menos do que tem feito até aqui. Pois toda essa actividade tem toldado o vosso discernimento e impedido de sentirem e verem verdadeiramente vossa realidade. Fazer menos não significa resignação, mas sim aceitação.
Aceitar a vossa situação actual, perceber que voçês não são essa imagem que construiram sobre a pessoa que são. O vosso Ser é muito mais basto e inteiro que aquilo que a vossa consciência consegue precepcionar.
Aceitar que existe um campo de possibilidades infinitas que podem usar, estando conectados com a vossa essência. Que aconteça o que acontecer no final desta experiência humana estarão em paz e harmonia com toda a existência.
E como se pode estar conectado?Vivendo o momento presente, cada momento que ocorra merece a vossa atenção. Pois é neste momento que tudo ocorre, o passado já acabou e não vão alterá-lo.O futuro existe apenas na vossa mente, pois quando chegar será na forma de presente, será um agora. Assim canalizando a tua energia e foco para o presente, poderás viver este plenamente e elevando a tua vibração energética.
Não te preocupes, nesta dimensão, com a rapidez do processo de tomada de consciência. Não existem medalhas de rapidez, nem distinções para os mais iluminados.É um processo que tem um ritmo próprio para cada um, de acordo com a experiência que veio realizar.
O mais importante é que não estás sozinha, se precisares de ajuda podes pedir, pois estarás a pedir ajuda a ti própria. Na realidade, na nossa essência somos todos um. O amor incondicional é o que nos une a todos.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Duvidar

Quando estamos nesta caminhada de auto-conhecimento e expansão de consciência, somos assaltados por dúvidas.
Este caminho nem sempre é linear e ainda que ao elevarmos a nossa frequência vibracional comecemos a ver a realidade de outra forma, existem momentos em que colocamos tudo em causa. Será que estou no caminho certo? Será que aquilo que estou a percepcionar não passa de uma alucinação da realidade? Seremos verdadeiramente estes Seres perfeitos? Como é que não sinto isso em mim e há minha volta? Porquê que os resultados demoram a chegar?
Estas e muitas outras dúvidas ocorrem de vez em quando. É normal que assim seja, é mais um teste à nossa tenacidade e persistencia. Em momentos de incerteza, é importante permitir que elas existam, deixe-as fluir. Só será problemático se se focar nelas e deixar que essas incertezas o dominem e acabem por manietar a sua acção.
Nesses momentos deixe-se ir, coloque-se numa posição de observador.
Todos nós temos, nesta dimensão, um lado sombra que vai sabotando a nossa evolução de consciência. E aceitando esse lado é a melhor forma de nos libertarmos, pois fazendo de conta que ele não existe, não vai fazer com que desapareça. Pelo contrário estaremos a reforçar o seu poder sobre nós.
Essa sombra dá-nos pista importantes sobre as questões a trabalhar nesta experiência humana. Ela existe para nos ajudar a conhecer melhor o Ser que somos em essência, ela é parte integrante de um todo. Ela tem essa função, que não devemos ignorar pois fará com que evoluamos mais integrados e conscientes.
Quando estiveres nesses momentos de dúvida permanece presente e sente cada emoção associada e vê o que te quer comunicar. São essas dúvidas que te levam ás certezas e as validam.
Estamos numa época onde muitos julgam que devemos ser todos iluminados e perfeitos. E não é esse o objectivo desta dimensão, aqui o que conta é o caminho e não o destino. Só estando presentes em cada momento poderemos disfrutar de toda a riqueza emocional e sensorial destas experiências humanas.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Alterar

Perdemos muito tempo mergulhados nos nossos pensamentos e somos afogados por eles.
Se continuarmos assim vamos perdendo o contacto com a nossa essência.
Acabamos por nos identificar com esses pensamentos e normalmente nos fazem crer como limitados, por um corpo, por uma existência limitada no tempo.
Julgamo-nos separados de tudo o resto, como se o que acontece aos outros seres não tivesse nenhum efeito em cada um de nós.
É hora de despertar, é hora de conectar com a nossa essência que tem origem na fonte.
E perceber como somos ilimitados e perfeitos e que esta experiência humana serve para contribuirmos para a expansão do Ser. Essa expansão ocorre sempre que nos conectamos e vibramos em frequências de amor e temos pensamentos positivos, criados por nós.
Quando estás desconectado és o resultado dos teus pensamentos, estando conectado és a origem dos teus pensamentos.
E os teus pensamentos aliados à emoção com que os originas, são criadores.
Assim observa os teus pensamentos, és aquele que os observa, és o espaço que está entre eles. Altera o registo dos teus pensamentos, deixa que se acalmem.
Permite a liberdade do teu Ser, deixa que ele se torne totalmente consciente em ti. Deixa espaço para que a expansão do teu Ser ocorra, aqui nesta dimensão. Eleva a tua frequência para que te conectes e nesse estado de fluxo confia o teu destino ao universo, deixa que este te mostre o caminho que estarás co-criando com ele.
Altera a imagem que tens de ti e dos que te rodeiam, eles são imagens de ti, representam partes da tua personalidade que vieste trabalhar nesta experiência humana. Não foi por acaso que entraram na tua vida e tu na deles. Se por algum motivo algumas dessas pessoas te incomodam bastante, procura tomar consciência das partes de ti que reagem as essas pessoas, que sensações e emoções associas a essas pessoas. Pois são sinais do que tens de trabalhar em ti.
Na realidade na nossa essência somos todos um, mas não somos o mesmo.
Cada um de nós tem uma tarefa nos cosmos da vida e somos todos imprescindíveis, ninguém é superior a ninguém.
Vive cada momento, fica conectado no aqui e agora.
Agora é tudo o que existe.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...