sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Lidar com as necessidades


Necessitas de algo na tua vida? 

Tens a certeza disso? O que te faz acreditar nisso? 

A necessidade é apenas uma ideia, um pensamento que surge na mente e que acreditamos ser real, através da nossa atenção, através da emoção que lhe associamos tornamos essas necessidades reais para nós. As necessidades são apenas ideias projetadas na nossa realidade com origem na maior das ilusões, que é a ideia de separação, a ideia que estamos desligados de tudo o resto que nos rodeia. 

E como nos vemos como separados, como sendo estes limites definidos pelo corpo, que é uma espécie de muralha, ao redor da ideia de nós, que alberga a mente no seu centro e essa mente tem de estar sempre alerta, atenta aos perigos do mundo em que vive, onde é cada um por si, pois ninguém dá nada a ninguém.

Todas essas limitações originam necessidades, como por exemplo de amor, da atenção e cuidado de alguém que se dedique em exclusivo a nós e que venha completar aquilo que julgamos nos faltar, e esse alguém é idealizado por nós, é alguém que nos vai fazer sentir completos, compreendidos, que saberá nos dar o conforto e validar a nossa existência.

E até pode ocorrer de se encontrar alguém que preencha esses requisitos temporariamente, mas que rapidamente deixará de realizar plenamente esse papel, e as duvidas voltam de novo, as ideias de necessidade continuarão a existir, levando a uma busca constante por algo mais.

Outros poderão se acomodar nos seus relacionamentos ou na falta deles e procurarem refugio noutras áreas das suas vidas, como a profissão ou a ideia de servir os outros, procurando a aceitação dos outros pela sua entrega, pelo abdicar de enfrentar as suas ideias de necessidade e procurar satisfazer as necessidades dos outros.

Contudo as ideias de necessidade continuarão a dominar a mente e as opções que vão fazendo, até que se decidam a olhar verdadeiramente para si, a mergulhar dentro de si para se conhecerem verdadeiramente e chegarem à conclusão que as necessidades que julgavam existir eram apenas uma ilusão, uma ideia.

Quando nos permitimos parar um pouco e deixar que o silêncio nos preencha, quando focamos nos espaços vazios entre pensamentos, esse vazio ocupa todo o espaço e vivenciamos que afinal não é vazio, mas sim pleno, que é perfeito, que é ilimitado e então a liberdade toma conta de nós, o puro amor expressa-se em todo o esplendor, a alegria e a paz do Ser revela-se em todas as manifestações.




quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

5 Ideias para o novo ano.


Esta é uma altura onde se faz balanço do que aconteceu ao longo do ano e também é uma altura onde se fazem planos e se estabelece objetivos para o ano que se vai iniciar. Objetivos esses que normalmente se ficam pelas intenções de ano novo e que depois no balanço de final de ano reparamos que raramente são cumpridos, quando ainda são recordados como objetivos que tínhamos delineado.

Assim para o ano que se vai iniciar deixo-te algumas ideias para 2013:

1 Livre de objetivos
Liberta-te de estabeleceres muitos objetivos que acabarás por não cumprir, em vez de fazeres muitos planos
concentra a tua energia em estar presente para aceitar os planos que a vida tem para ti.Confia na vida, confia que o universo está ai para te apoiar e te oferecer aquilo que é o melhor para ti em cada momento, ainda que o não pareça por vezes no imediato, quando observas de um ponto de vista mais elevado, tudo se encaixa, tudo faz sentido.

2 Desfrutar de cada momento
Este sim é um compromisso que podes fazer contigo mesmo, aceitar cada momento pelo que ele é, estar presente para o desfrutar em pleno. E se tiveres desafios que sejam difíceis, aceita-os como tal, sem resistências e procura retirar o melhor de cada um desses desafios. Naqueles momentos que considerares como bons, não te deixes deslumbrar e fazer deles mais do que são, aceita-os como são, desfruta deles e continua presente no agora.

3 Disponibilidade
Procura estar disponível para os que te rodeiam, e isso significa que quando estás com outras pessoas, estás com eles plenamente, procurando criar empatias, procurar ver o mundo da perspetiva deles, sabendo que o que quer que eles digam ou façam não tem a ver contigo,mas sim com a vida deles, com a experiência deles.Aquilo que podes retirar é o ensinamento que te trás a ti, e aprender com isso, sem julgamentos ou criticismos. 

4 Contribuição
Que contributo estás disponível para dar aos que te rodeiam? Tudo aquilo que desejas para ti será um bom indicador daquilo que podes fazer pelos outros, se desejas ser mais feliz, mais amado, viver uma vida mais abundante e plena, então começa por contribuir para que os que te rodeiam alcancem isso mesmo e estarás também a cuidar de ti. Pois somos todos Um aquilo que fazemos aos outros fazemos a nós próprios, os julgamentos e atitudes que tenhas perante os outros diz mais sobre ti do que sobre os outros.

5 Amar
Amar a vida, amar tudo o que faz parte da tua existência, tudo aquilo que faz parte de ti. Ama incondicionalmente, sem limites e verás como o amor cresce na tua vida, ao fazê-lo relembras que tu és pleno de amor, que o amor é a tua essência e que através da partilha tens provas disso mesmo.
Tornas consciente que todos os pensamentos de escassez e medo são na verdade apenas pedidos de amor e que sendo tu amor, possuis em ti todas as respostas aos desafios que te forem presenteados pela vida.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Life is a continuum




Life is perfect as it is, it is a continuum, but we are intermittent, we dwell into the past or into the future, being amiss of our life's, because we only live in the present, in the now, all else is an illusion.

But if you're not present in the now, who is living your life?

No one, only you can live your life, no one else can do it for you, they can tell you what they think you should do, but they won't live it for you.

You have to make the choices and live with the consequences of it, your reality is a mirror of your within, all happens first within you and then it's projected without.

All is a creation of yourself, of your mind and you do it based upon your beliefs and as you created it you believe in it and you will find the proofs that attest what you created, reinforcing even further your beliefs in it.

If you don't like your reality right now go within and change it, because you can, you've all the resources in yourself to be whatever you want.

Because your essence is whole, is perfect, it encompasses everything and no idea, or thought you may create about yourself can diminish a little bit of what you truly are.

You are worthy of being happy, of being in peace, that's what you are,that's what your essence is, you just have to allow it to show up in your reality.

Trust and surrender to your Self, let it guide you in every step of the way in your life.

Do it just for now, and only now exists, only now is real.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Um ser feliz não praticante


És um ser feliz não praticante, abdicas da tua felicidade, pois acreditas que não a mereces, a não ser a espaços breves.

E no entanto a felicidade é parte da tua essência não precisas de adiar, esperando pelas condições ideais para, então sim, poderes ser feliz. Nada existe que tenhas de fazer para mereceres ser feliz, pelo contrário, é fazendo menos, é simplificando a tua vida que tornas ciente em ti o quão feliz já és, e que não precisas de nada exterior a ti para ser feliz.

E ser feliz não implica que estejas sempre num estado de euforia, num estado de êxtase, o ser feliz resulta de uma aceitação daquilo que és em cada momento, resulta de uma aceitação daquilo que cada momento te tráz e que por vezes é na tua perceção algo de desagradável, algo que te deixa triste, outras vezes é algo que consideras bom, que te é agradável.

O que importa realmente é que estejas presente e aceites o que acontece pelo que acontece, observa as emoções que surgem em ti e deixa que elas se manifestem, sem rejeitar nenhuma, pois aquilo a que resistes persiste e volta com mais força até que lides com ela de frente.

Digo que és um ser feliz não praticante porque a tua essência é perfeita assim como é, ela é puro amor,alegria e paz e no entanto ligas o complicométro e deixas de usufruir daquilo que és de verdade, escolhes limitar aquilo que és, pensando que é demasiado bom para ser verdade, acreditas que tens de sofrer muito para puderes alcançar realização pessoal, que tudo é muito difícil e que tens de merecer a felicidade.

No entanto é preciso esse esforço todo para seres infeliz, para te limitares, gastas muita energia tua a controlar aquilo que é teu naturalmente.Deixas que as circunstâncias externas validem aquilo que és, e de facto a tua realidade é um mero espelho do teu interior, é o resultado das tuas crenças e como são tuas encontras as provas que reforçam as tuas crenças, entrando assim num ciclo vicioso do qual encontras dificuldade em sair.

Podes a qualquer momento escolher que seja diferente, podes escolher simplificar a tua vida e permitir que a tua essência se manifeste em pleno na tua realidade, depende apenas de ti, confiares na plenitude do teu Ser e deixar que ele se reflita na tua realidade.

Passa a ser um feliz praticante e verás como a tua realidade muda, como muda a forma como te percecionas e o mundo ao teu redor muda também.



segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Relembrar os que partiram


Nesta época natalícia de maior confraternização familiar existe espaço para recordar aqueles ente queridos que já não partilham esta mesma realidade que nós, contudo eles continuam vivos dentro de nós através das memórias que perduram.

Lidar com a morte é ainda uma das grandes dificuldades dos seres humanos, pois isso resulta de acreditarmos que somos apenas um corpo e logo com um prazo de validade limitado e que depois tudo se acaba, pelo menos da forma como acreditamos ser.

Podemos lidar com a memória daqueles que já partiram de diferentes formas, deixo-te algumas:

1 Agradecer os momentos partilhados
Em vez de recordar que já partiram e que não os vemos mais, e deixar-mo-nos afundar na tristeza e na saudade da sua presença, podemos recordar todos os momentos bons que partilharam connosco e o privilégio que foi esse convívio.

2 Celebrar a vida
Honramos a memória dos que partiram celebrando a cada momento a vida, é isso que eles desejam que façamos, que aproveitemos ao máximo cada momento até ao reencontro.Se desperdiçarmos a vida seria como se morressem duas vezes.

3 Nada acontece por acaso
Cada um de nós tem determinadas experiência para passar na vida e todas as pessoas que entram na nossa vida, seja por muito ou pouco tempo, acrescentam algo à pessoa que somos e levam algo de nós com eles próprios, pois na verdade em essência somos todos um. Só acontece aquilo que tem de acontecer e como tem de acontecer e isto é assim porque é o que acontece, de outro modo não aconteceria.

4 As memórias são ideias
As memórias são apenas ideias e elas são alimentadas pela nossa atenção e emoção e recriadas em cada momento a que recorremos a elas, logo cada um de nós pode atribuir o significado que entenda às memórias que surjam na sua mente.Podemos deixar que essas memórias sejam tristes e que nos condicionem ou podemos escolher que elas sejam boas e que potenciem uma vida melhor para nós e aqueles que nos rodeiam.

5 Conhecer quem somos
Permitir que a realidade da nossa essência se revele, aumentado o nosso nível de consciência para perceber que somos muito mais que um corpo e a mente que o controla. De facto apenas o corpo pode "morrer" juntamente com essa ideia limitada de nós. Somos um espírito vivendo uma experiência humana e nessa dimensão todos aqueles que fizeram, fazem e farão parte da nossa experiência humana continuam vivos, são ilimitados e intemporais.


Sejam quais forem as suas crenças sobre a vida, sobre aquilo que é de verdade, aquilo que mais importa é desfrutar do momento presente com tudo aquilo que ele traga, é apenas no agora que vive e para isso acreditar em vida após a morte ou não, acreditar que somos apenas um corpo ou não, deixa de ser relevante. Se se entregar ao momento presente, se o aceitar como ele é, e como você é experienciando esse momento, então valerá sempre a pena e poderá dizer que viveu de facto. Se se sentir triste, então sinta essa emoção em pleno e deixe que desapareça como apareceu.Se estiver contente,feliz, então sinta em pleno e deixe que desapareça como apareceu, pois a única constante é você, essa testemunha silenciosa que a tudo assiste.



segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Liberta-te da bagagem que carregas


Liberta-te da bagagem que carregas e que te impede de vivenciar em plenitude o teu Ser.
O passado só tem a importância que permitires que tenha através da atenção que lhe dedicas,através da emoção que colocas nele e que te faz recriar vezes sem conta a memória que tens desse passado, ou melhor dizendo da interpretação que fizeste desses acontecimentos passados.

O passado pode ser usado como um instrumento de aprendizagem, ele pode-te ensinar a conheceres-te melhor e isso pode contribuir para te percecionares como mais livre, mais próximo da tua essência.

Simplifica a tua existência desliga o complicómetro e deixa que a perfeição de cada momento se revele em ti, através de ti e para ti. Confia na orientação da tua intuição,da tua essência para que ela te mostre o caminho por forma a retirares o melhor de cada situação, para que encontres e reconheças o melhor de ti em cada ação, em cada pessoa que se cruze contigo.

Liberta-te do condicionamento da razão que te leva a uma necessidade de perceber tudo, de encontrar uma razão que justifique tudo o que acontece e dessa necessidade de controlar, de teres de definir o rumo da tua  vida, pois tudo isso resulta apenas da ação da ideia limitada de ti, do ego.

A vida de tão simples que é, é perfeita por si só.

Não é necessário que compliques aquilo que é simples e que é perfeito por si só, somos cada um de nós uma peça dessa engrenagem e o tempo que perdemos a perceber que tipo de peça somos é um tempo em que podíamos estar a vivenciar a plenitude simples da nossa perfeição, pois assim fomos criados.

Escolhe agora deixar partir essa bagagem que carregas e muito mais leve, viajarás com simplicidade e focado no momento presente para receber tudo aquilo que a vida tem para te dar.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Permitir que os milagres ocorram


Será que é possível ocorrerem milagres na nossa vida? E o que são milagres afinal?

Eu tinha uma noção de milagres que será a mais comum, muito ligada à tradição cristã e da religião católica, pois o sistema de pensamento dominante no ocidente é influenciado pelo cristianismo, ainda que possamos não ser religiosos. E a noção de milagres estava ligada às histórias que a maior parte de nós já ouviu sobre Jesus e os milagres que ele fez e também ligado a outras figuras das religiões como os santos e nessa noção de milagres julgávamos que estariam reservados apenas para alguns seres muito especiais  que não o comum dos mortais.

No entanto a minha noção de milagres mudou a partir do momento em que, no decorrer da minha caminhada de auto descoberta, de autoconhecimento, tomei contacto com Um Curso Em Milagres(UCEM) à cerca de 5/6 anos atrás, inicialmente ao ver o livro com esse nome a minha primeira reação foi, que se tratava de algo fanfarrão, algo menos sério, pois quem poderia aprender a fazer milagres, não cabia na minha noção de milagres, e não dei mais importância a tal livro, pois ainda não era a hora de lidar com os seus ensinamentos.

Continuei a minha caminhada e há três anos, em 2009, de novo surge no meu caminho este livro e aí resolvi ler e ver que mensagem continha e de facto este livro fez com que mudasse a minha noção de milagre  e veio cimentar muitas das mudanças que já haviam ocorrido na perceção que tinha sobre mim e sobre aquilo que era suposto fazer nesta vida.

E o que é este livro afinal, ele é, de uma forma pragmática, um curso de treino mental que visa corrigir uma perceção "errada" para uma perceção "correta" sobre o que somos,ele visa fazer a mudança do medo para o amor, da separação para a união.

O livro é a compilação de três livros num só, uma das partes é um livro de texto, com a teoria, para simplificarmos, outra parte é o livro de exercícios, com 365 exercícios, um por cada dia do ano, sendo assim uma das grandes vantagens deste curso, a sua aplicabilidade, o facto de ser muito prático.E a última parte é o manual de professores, aqui a noção de professor é no sentido de que todos somos professores e alunos ao mesmo tempo, pois aprendemos através daquilo que ensinamos e ensinamos o que somos pela forma como lidamos com os restantes e connosco.

E o UCEM diz-nos que o milagre é uma mudança instantânea de perceção, os milagres ocorrem sempre que mudamos a nossa perceção sobre a nossa realidade, ele diz-nos que não há uma ordem de dificuldade entre milagres, ou seja , que não existem milagres pequenos ou grandes, fáceis ou difíceis, eles são todos o mesmo, são todos expressão de amor e que ocorrem naturalmente.

O UCEM diz-nos que os milagres por si só não importam aquilo que importa é a sua fonte e a sua fonte é o puro amor, assim tudo o que vem do amor é um milagre. Os milagres são involuntários ou seja não resultam de uma escolha racional, eles surgem naturalmente a partir da essência.

Assim é a tua essência, ela é puro amor, é paz e alegria.

Permite que o teu amor se expresse na tua vida,assim permites que os milagres ocorram, eles são expressão de amor e trazem mais amor quer para quem dá como para quem o recebe. Partilha o teu amor incondicionalmente e verás como ele cresce exponencialmente na tua realidade.Os milagres demonstram que é tão abençoado dar como receber, pois eles aumentam a força em quem dá e fornecem força a quem recebe.

Os milagres desfazem as ilusões sobre quem és por forma a percecionares toda a luz e puro amor que residem em ti, eles libertam-te da prisão de condicionamento mental, eles corrigem os pensamentos falsos sobre ti,eles mudam a perceção que tens sobre ti e a tua realidade e o papel que tens na tua vida.

Permite que os milagres ocorram, basta-te permitir que elas aconteçam, ficares com atenção aos sinais, aceitando a realidade como ela é e tudo muda para ti.



quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

5 Ideias para um processo de mudança


Se procuras mudanças na tua vida fica a saber que elas são possíveis porque verdadeiramente depende apenas de ti a ocorrência dessas mudanças, pois possuis todos os recursos dentro de ti para mudar o que quer que desejes mudar na tua realidade, porque a tua realidade é apenas uma perceção tua, é uma interpretação tua.

Deixo-te de seguida algumas ideias para o teu processo de mudança:

1 Decide que queres mudar
Se estás insatisfeito com a tua realidade e a queres mudar então muda, é uma decisão que só tu a podes tomar e a partir do momento que te decidas, age de acordo. As verdadeiras mudanças só ocorrem dentro de ti pela forma como te percecionas e te relacionas com essas ideias sobre ti e a tua realidade, pois a tua realidade é um espelho do teu interior, podes olhar para a tua realidade e apreender os sinais que ela te dá para ires ao encontro de ti.

2 Muda o processo de pensamento
Os pensamentos que ocorrem na tua mente não te definem, a não ser que te deixes limitar por eles, tu és o espaço onde eles acontecem, começa por reparar nos espaços entre os pensamentos, limita-te a observar os pensamentos, sem resistência e deixa-os partir. Podes treinar a tua mente por forma a alargar o teu nível de consciência e desse modo poderás mudar o teu processo de pensamento através daquilo a que dedicas a tua atenção.

3 Acredita nas tuas potencialidades
Acredita em ti,pois as tuas crenças tornam-se reais para ti, tu crias dentro de ti aquilo que vais vivenciar na tua realidade e procurarás as provas que certifiquem as tuas crenças, o que faz com que estas sejam mais fortes, numa espécie de profecia auto-realizada. Ainda que tudo isto se passe a um nível inconsciente, podes tornar-la mais consciente. Acredita em ti, pois tu lideras a tua vida,mais ninguém a vive por ti.

4 Podes pedir ajuda
Ninguém existe sozinho, na verdade em essência somos todos um, logo quando pedes ajuda a outra pessoa, estás a pedir ajuda a ti mesmo. E estás a ajudar essa pessoa também, pois nada acontece por acaso, as pessoas que entram na nossa realidade, seja por muito ou pouco tempo, tem algo que nos ensinar e tem algo para aprender connosco. O pedido de ajuda não é um ato de fraqueza, mas sim de reconhecimento da imensidão do nosso Ser.

5 Confia na Vida
Confia, pois não estás sozinho nesta realidade, confia na vida, ela sabe o que é o melhor para ti, se assim o permitires ela guiar-te-à nesta tua caminhada para despertares, para te conheceres de verdade.Podes prescindir da necessidade de controle, da necessidade de perceber tudo o que acontece na tua realidade e a energia que gastas nessa procura, fica liberta para experienciares em pleno aquilo que és neste momento presente, pois só no agora vives de verdade, outro momento qualquer fora do presente é apenas ilusório.


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

7 Hábitos que cuidam de ti




Um hábito é algo que fazes continuamente, que repetes muitas vezes e que vais melhorando à medida que vais praticando, se forem hábitos positivos, pois de igual modo existem hábitos que são nocivos, que te fazem regredir, que te impedem de ser tudo aquilo que tens potencial para ser.E podes sempre escolher novos hábitos para ti, podes escolher fazer diferente do que tens feito, se aquilo que pretendes é obter resultados diferentes.

Deixo-te de seguida alguns hábitos que podes iniciar para melhorares a tua vida:

1 Sair da zona de conforto
Só entrando no desconhecido podes conhecer até onde podes ir, para testar os teus limites tens que ir mais além daquilo que te é familiar, só assim podes evoluir, só assim surge a inovação.

2 Pára de te comparar com os outros
A vida não é uma competição em que tenhas de estar sempre a concorrer com as restantes pessoas, sempre a comparar o que fazes com o que elas fazem, concentra-te no que fazes, pois ninguém pode viver por ti, apenas tu vives a tua vida.

3 Sê grato
Quando te focas em reconhecer tudo aquilo pelo qual podes sentir gratidão, mais motivos para ser grato terás. A sensação de gratidão conecta-te à abundância do teu Ser e mostra-te que possuis sempre tudo o que necessitas em cada momento.

4 Foca-te em retirar o melhor de cada situação
Se te focares em retirar o melhor de cada situação poderás sempre evoluir e aprender, mesmo naquelas situações que julgas como más à partida e o bom é que quanto mais alimentas este hábito melhor consegues desfrutar de qualquer situação em que estejas envolvido.

5 Relaxa e deixa-te ir
Confia na vida, não tens de controlar a tua vida, controlar cada aspecto do que te acontece, pois não tens consciência de tudo aquilo que faz parte da tua vida, não conheces a realidade como um todo, mas a vida conhece, ela sabe o que é o melhor para ti, e só te pede que confies.

6 Usa o teu tempo em coisas que te apaixonam
Quando fazes aquilo que te apaixona entras em fluxo e o teu tempo voa, ele deixa de existir pois estás conectado com a tua essência, tens a sensação de estar onde é suposto estares a cumprires o teu destino.Fazendo o que te apaixona tudo se torna mais simples e sem esforço da tua parte.

7 Contribui para a felicidade dos outros
Quando procuras fazer os outros felizes estás a contribuir para a tua felicidade também, é a lei da causa efeito, aquilo que semeias irás colher. A felicidade dos outros é a tua também, pois em essência somos todos um, e o contributo que dás para a felicidade dos outros tem de ser genuíno, ele é incondicional, é feito sem interesses pessoais escondidos.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...