sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Cuida do teu umbigo



O seres humanos necessitam de viver em conjunto, salvo raras exceções, precisam de conviver uns com os outros e isso pode ser feito de múltiplas formas, no entanto essas interações tendem a ser potenciadoras de conflitos. E é assim porque cada pessoa tem a sua perceção da realidade, não há uma mesma realidade para duas pessoas diferentes, porque elas são diferentes.

O facto de cada pessoa ter a sua visão do que é a realidade não as impede de encontrarem pontos comuns e conviverem pacificamente, sabendo lidar com as diferenças de cada um. Porque o facto de cada pessoa ter a sua versão da realidade, de acordo com as suas crenças e valores, não constitui um problema por si só.

O que pode degenerar num problema é a assumção de que a sua versão da realidade é que é a verdadeira e que os outros se não a veem de igual modo estão errados e faz questão de lhes mostrar quão errados estão.

E se não veem a realidade da mesma forma é porque não querem ou são más pessoas. Para defender a sua razão está disposto a lutar com todos os seus meios e argumentos para fazer valer a sua posição quando o pode fazer, ou então quando não o pode fazer fica a remoer por dentro, aumentando o seu ressentimento perante tal pessoa ou situação.

O local onde este conflito se dá com maior intensidade é dentro de cada pessoa, é de verdade uma guerra contra si próprio, contra a sua natureza, que se vê projetada nessa outra pessoa ou situação. Logo a solução para esse conflito encontra-se precisamente no mesmo sitio, dentro da pessoa. 

Quanto mais em paz consigo mesmo estiver mais isso se refletirá na sua realidade.

Use esse desconforto perante as diferenças, sejam de opinião ou outras, para se conhecer melhor, para perceber porque é que tais diferenças mexem consigo e o que isso lhe quer dizer, o que lhe quer comunicar sobre si e sobre a forma como se relaciona com a vida.

O que quer que critique nos outros existe em si de alguma forma, pode não ser tão evidente como o vê noutras pessoas, mas existe em si, já teve aquele tipo de atitude que critica nos outros em algum momento, faz parte da sua personalidade e a forma como escolher lidar com essa situação pode ajudar ou piorar a sua realidade.

Tem sempre duas escolhas que pode fazer e que é ter razão ou se feliz.

A felicidade é parte da sua essência e esta é imutável, é intemporal, mas quando escolhe, enquanto humano, defender a sua razão até aos limites do impossível, o que está a fazer é toldar a consciência dessa sua essência feliz e perfeita. 

O ser feliz não implica que esteja sempre em êxtase, mas sim que tem a noção, quando os momentos menos bons surgem, quando a dor surge, que aconteça o que acontecer a sua essência permanece perfeita como é e que tudo é temporário, tudo passa. 

Assim como abdicar de ter razão não significa que não tenha opinião própria e que a possa defender, mas sim que não vale a pena estar em guerra constante, sempre pronto a entrar em conflito com os outros, com o mundo, para defender essa razão. 

Isto porque existem aqueles que são os seus assuntos, aquilo que pode escolher como quer lidar com eles e o que permite que sejam para si.  Mas existem também os assuntos que são dos outros e que por muito que tenha opinião sobre eles, não cabe a si decidir, mas sim às outras pessoas.  

Cada pessoa tem o seu caminho a percorrer e por vezes esse caminho coincide com o seu, mas noutros momentos diverge do seu e é perfeito que assim seja. Escolhendo ser feliz e abdicar da razão passa por reconhecer isso mesmo e estar em paz com isso, porque sabe que só acontece o que tem de acontecer e quando e como tem de acontecer, de outro modo não aconteceria.


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Stop taking yourself too seriously




Life happens now and only now, but as humans we are so self-centered in ourselves, in this personality we believe to be, that we are missing our life as it is. Life is not something that happens to you, and sometimes it is good and others it is bad, but it is all of it, you. 

Be it perceived as good or bad, or some other way, be present to seize it all. Because living life rejecting life is what causes, what you judge as troubles. Whenever you reject something you are really rejecting yourself. 

The purpose of this human experience is what is happening moment by moment, from our human perspective. As humans we do not grasp it all, we can not see the big picture, where we would see how perfect it is and how everything happens as it have to happen and we may see it or not.

As humans we see ourselves as separate from each other, we think that we have to compete to be the best in a scarce world, where there is not enough for everybody and only the strongest survive. And we do that in much levels, even the smallest  things in order to defend ourselves, this idea of ourselves. 

When someone says something that we do not like, we take it as an attack to us, as a threat and we respond fiercely, but we could see it differently. We could use it to know ourselves better. When someone says something about us or manifests a opinion that we disagree, it means that in some level it exists in us, because reality is a mirror of what abides within.

Doing so we will realize that we are this space of awareness where all this experiences happen. We will realize how peaceful we are when nothing happening outwards affects us in what we are in essence.

Because our essence is perfect and immutable, remembering that we free ourselves to seize each moment of this human life as it is. Be it good or bad, all of it is us. Stop taking yourself too seriously, you are not what you think you are, so there is no point in suffering so much to defend this idea of personality.

Stop the war against what is, against what you are. You are the sole responsible for what happens in your life. Meaning that you have the ability to deal with whatever happens, otherwise it would not occur. Responsibility is not the same as blame, be aware. 

Deepen your understanding of what you are, question what you take for granted like the idea that you are what you think you are. You are not your thoughts. They occur in you but they are not you. Detaching from thoughts, not avoiding them, but being aware that they are not limitations for you, unless you allow it.

Thoughts creates this internal dialog that you are so used to, that it is incessant, you are so attached to it that you accept as truth what they say to you. They delude your attention from what is. You are not living your life, but the perception of it. And this creates discomfort, this generates what you dean as problems, when reality is something different from what you think it should be, as you desired it to be.  

Allow yourself to live life as it is, as you are. Just for now. try it.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Acreditar e escolher ser feliz.



As tuas crenças, aquilo em que acreditas pode potenciar ou limitar as tuas capacidades e o modo como desfrutas da tua realidade. Quando acreditas que és menos do que os outros, quando crês que tens de sofrer bastante até, quem sabe um dia, alcançar aquilo que desejas e ser feliz. Isso torna-se real para ti, pois a realidade é um espelho do nosso interior.

Essas crenças limitantes fazem com que estejas numa guerra constante com a realidade, com a vida. Vives a tua vida rejeitando essa mesma vida. A vida não é algo externo que te acontece e que pode ser boa ou má para ti. A vida é aquilo que tu és.

Tu és vida em plenitude e essas ideias que tens sobre a vida e sobre ti, também fazem parte da tua vida, logo a solução não passa por rejeitar essas crenças limitantes sobre ti, pois isso seria reforçar aquilo que elas representam e o seu poder sobre ti. A solução passa por as aceitar, tomar consciência que elas existem e saber que tu és muito mais que apenas as crenças que tens.

Nada do que ocorre na tua realidade é por acaso, se acontece é perfeito que aconteça e isso não significa que seja na tua perspectiva bom, mas sim é para o teu bem. Cada situação abre caminho para a seguinte numa sequência lógica que vista como um todo, se percebe que tudo encaixa perfeitamente e acontece como e quando deve acontecer.

Mas quando rejeitas alguma coisa na tua realidade aquilo que acontece são obstáculos que te levarão mais tempo a superar até que aprendas o que tens de aprender. Não existe apenas um caminho, a vida é feita de possibilidades infinitas e como não conhece tempo, nem espaço, elas estão sempre disponíveis aqui e agora até que estejas preparado para escolher uma ou outra.

Enquanto seres humanos a finitude é uma certeza, o corpo e a mente que o controla é finito, tem um começo e um fim, já a tua essência é ilimitada, é intemporal. Estas experiências humanas são uma forma da consciência se tornar ciente de si mesma, desde as visões limitadas de cada ser humano, interagindo uns com os outros e com a sua realidade.

Cada ser humano tem a sua perceção da realidade e tentar convencer os outros, ou mesmo obrigá-los, a verem as coisas como nós vemos é meio caminho para os conflitos, para a criação de problemas. Isto não significa que não devemos defender aquilo que acreditamos, mas sim que devemos aceitar que os outros possam não ver as coisas do mesmo modo.

Mais do que defender a nossa razão podemos escolher ser felizes e aceitar que sendo diferentes as crenças dos outros não precisamos de nos guerrear para defender o nosso ponto de vista e que cada um procura fazer o seu melhor e está no seu caminho de evolução e consciencialização.

Aceita a realidade como ela é e tudo fica mais simples. Aprende com as diferenças e com amor tudo se resolve e encontra o seu lugar.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

10 Frases de apoio e conforto para te dizeres a qualquer momento



Há dias que, do teu ponto de vista, são mais positivos e outros menos positivos e no entanto a verdadeira diferença entre eles é a forma como tu lidas com essas situações que vão ocorrendo, é o teu estado de espírito que te levará a ver as coisas de um modo ou de outro. E nesses dias em que as coisas parecem ocorrer menos bem, podes dizer a ti mesma frases de apoio e suporte que te ajudem a ultrapassar esses momentos.

Eis alguns exemplos de frases que podes dizer a ti mesma:

1 Aconteça o que acontecer tudo acaba bem.
Isto é assim porque a tua essência é perfeita e cuida de ti, seja de que modo for tudo se resolverá pelo melhor, ainda que não pareça à primeira vista.

2 Confia que é para o teu bem.
Quando as coisas acontecem de menos bom, tendemos a preocupar-nos em excesso e é essa preocupação que mais nos desgasta que propriamente a situação inicial. Se optares por confiar que aconteça o que acontecer é para o teu bem, então assim será, porque o é de facto.

3 Eu escolho ver o amor em vez disto.
Perante situações difíceis, que te façam duvidar esta frase ajuda-te a clarificar a tua confiança e a escolher focar-te nas soluções em vez dos problemas. E o amor é sempre a resposta para qualquer desafio que a vida te coloque.

4 Cuido dos meus assuntos e deixo os dos outros para eles.
A necessidade de controlo leva-nos a descentrar as nossas energias daquilo que é nossa responsabilidade, a nossa vida, daquilo que é responsabilidade dos outros, a vida deles e as escolhas que fazem. Cuidando dos nossos assuntos liberamos os outros a cuidarem dos deles.

5 A vida acontece sempre agora.
Por muitos pensamentos que tenhas sobre acontecimentos passados ou ânsias sobre o futuro, nada disso altera o facto de que a vida de cada um de nós acontece, só e apenas no momento presente. E é nesse momento que podemos viver e fazer as nossas escolhas e vivências. O resto é mero pensamento.

6 É apenas mais um pensamento.
Por vezes estamos de tal modo mergulhados na nossa mente, no novelo de pensamentos que acreditamos que somos aquilo que pensamos e no entanto esses pensamentos ocorrem em nós, mas não nos definem, a não ser que o permitamos e essa escolha é apenas nossa. Escolhendo desapegar dos pensamentos, observando-os podemos escolher a quais dispensamos a nossa atenção.

7 Apenas o amor é real.
O medo é uma história que criamos sobre a ideia de falta de amor, acreditando que nos falta amor criamos o medo de separação, a ideia de desconexão à vida que nos faz entrar numa espiral de busca de satisfação incessante que nunca chega verdadeiramente a ser cumprida. E no entanto a nossa essência de amor está sempre presente, somos amor, logo este não nos falta, indo dentro de ti o verás.

8 Tudo passa e a essência permanece perfeita como é.
Aconteça o que acontecer tudo passa, nada é permanente, tudo está em mutação, a única constante é a tua essência. Esta é imutável, é perfeita assim como é e no meio das mudanças permanentes que constituem a vida humana, tu permaneces igual, pleno de amor e perfeito assim como és agora. Se estiveres numa fase que julgas como má, diz a ti próprio isto vai passar.

9 Aceito o que a vida me dá neste momento e sei que é para o meu bem.
Aceitar aquilo que a vida nos dá, mesmo quando nos parece menos bom, é escolher confiar que a vida cuida de nós, que ela sabe o que é o melhor para nós e que aquilo que está a acontecer é mais um passo na direção de algo melhor para nós e que essa situação tem algo para nos ensinar e fazendo-o iremos evoluir.

10 Eu me perdoo 
O perdão é uma escolha que nada tem a ver com os outros, mas apenas contigo própria. Não importa o que os outros fizeram, não os perdoas, mas sim perdoas-te a ti mesma e escolhes ser livre desses pensamentos negativos. Isso não implica esquecer e aceitar o que o outro fez, que julgas como errado, mas sim, escolher viver livre sem as amarras desse episódio passado. Aprendes com ele e segues em frente vivendo aquilo que a vida te dá, mais plena, mais inteira, mais consciente da tua essência.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

4 Motivos em que dizer Não é positivo


A nossa atitude perante a vida em geral dita aquilo que experienciamos e a perceção da qualidade da mesma. O ter uma atitude positiva perante a vida, perante tudo aquilo que acontece em cada momento, não implica dizer sim a tudo. Por vezes o mais positivo a fazer é mesmo dizer Não. 

Eis alguns motivos pelos quais dizer não é positivo:

1 Não à ideia de vítima das circunstâncias
Por vezes perante as dificuldades da vida que nos submergem, tendemos a acreditar que tudo nos corre mal e que algo e/ou alguém conspira contra nós e sentimos como que indefesos, incapazes de reagir, de fazer algo. No entanto esta é uma ideia apenas e ao dizer não a esta ideia reforças a lembrança de que és muito mais capaz do que acreditas ser. Tu és responsável pela tua vida, significa que tens a capacidade de lidar com o que quer que ocorra na tua vida, pois de outro modo não ocorreria, se não tivesses essa capacidade.

2 Não à ideia de dependência do amor de outrem 
Por vezes dizer não à pessoa que amas é a maior prova de amor por ela que lhe podes dar naquele momento. Nem sempre temos de estar de acordo com as pessoas que amamos, não é pelo facto de discordar delas que as amamos menos, assim como não é amor de certeza usar esse sentimento como forma  de "chantagem" para obter a concordância do outro. Quanto mais livres para dizer não ou sim estivermos, mais inteiros estaremos nessas relações. E isso começa pela relação contigo mesma, por vezes é necessário dizeres não a essas ideias que tens sobre ti, que te diminuem e fazem acreditar que necessitas do amor dos outros para viver. Tu és amor e quanto mais presente isso tiveres, mais provas de amor terás.

3 Não à ideia de que não és suficiente assim como és
Acreditar que te falta algo faz-te entrar nesse jogo do ego, de busca mas não encontres. Jogo esse que é interminável até ao momento em que relembres quem és de verdade e te conheças para lá dessa ideia de personalidade que julgas ser. Essa ideia de personalidade é o ego e tu também és isso, mas não és só isso. E esta distinção faz toda a diferença na tua vida, na forma como te relacionas com a vida, na forma como te relacionas contigo. O que quer que julgues te faltar já existe em ti neste momento, nada do que faças pode melhorar a tua essência perfeita e plena, tal como é neste momento. E a forma de relembrares que assim é começa na aceitação do presente tal como ele é, a realidade é um espelho do teu interior, é um mapa que te leva à essência de ti. Deixa-te ir, entra em fluxo com a vida. Tu és vida, ela não é algo que te acontece e que por vezes é boa e outras é má, ela és tu em toda a sua plenitude.

4 Não às rejeições do que julgas como menos bom
A vida é um todo e aquilo que acontece é suposto acontecer, e isso aplica-se a todas as ocasiões sem exceções. No entanto aquilo que julgas como menos bom tendes a rejeitar, tendes a evitar viver e isso significa rejeitar a vida, rejeitares-te. Quando aquilo que julgas como mau for vivido como é, for sentido como é, verás como é também vida. E ganhas maior liberdade para seres como és, pois deixas de estar condicionada por aquilo que julgas como mau, e nada te limita mais. Ficas livre para abraçar a vida por inteiro e quanto mais o fazes, menos necessidade de julgar terás, menos resistência terás, logo menos provas a vida te colocará, pois estás em fluxo com ela, em fluxo com a tua essência.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Viver a vida rejeitando a vida



A vida conhece múltiplas versões, tantas quantas as pessoas que as vivem, isto do ponto de vista humano, pois a vida não se limita aos seres humanos. E no entanto a vida é perfeita assim como é e cada uma dessas múltiplas versões. 

A realidade é que nem todos os seres humanos terão essa perceção da vida, como sendo perfeita, pelo contrário, há muitas pessoas que discordarão fortemente desta afirmação e algumas até levarão a mal tal frase, sentindo-se indignadas perante aquilo que acreditam ver à sua volta e que de perfeito, na sua opinião, nada tem.

A perfeição da vida nada tem a ver com a opinião individual dos humanos, nem com a perceção momentânea do que se passa na sua realidade.

Sendo perfeita a vida nada exclui, a vida não faz julgamentos de certo e errado. Esses julgamentos são uma faculdade dos humanos, que usam e abusam dessa faculdade, sendo ela mesma originadora daquilo que a maioria classifica como problemas. 

Os problemas resultam da diferença entre aquilo que julgámos que deve de ser a realidade, a vida e aquilo que ela é de facto, aquilo que ela é em si mesma. E quanto mais se resiste àquilo que é a realidade mais afastados estamos daquilo que somos em essência e mais problemática parece ser a nossa realidade. 

É nestes momentos que tudo de mau parece acontecer, pois as coisas quando correm mal, parecem que surgem umas atrás das outras, um mal nunca vem só. É esta a perceção que resulta dessa desconexão daquilo que é a vida, tal como ela é, momento a momento.

Essa desconexão é uma rejeição da vida como ela se presenteia a cada um de nós, achando nós que está mal, que deveria de ser diferente e que se assim fosse então sim, seriamos felizes. Tudo seria perfeito, só e apenas só, se tudo fosse como achamos que deveria de ser.

Mas a vida é muito mais do que pensamos que ela é, a vida é muito maior que o somatório dos nossos pensamentos sobre ela e no entanto a vida não rejeita os nossos pensamentos, apenas não lhes dá mais importância do que eles tem efectivamente.

Aquilo que enquanto humanos consideramos como sendo bom, como sendo benéfico, aceitamos plenamente e dai nada de errado surge. No entanto quando consideramos algo como sendo menos bom, como sendo errado, então tendemos a rejeitar, a evitar a todo custo ter de lidar com tais situações. como se não fossem igualmente importantes como as primeiras.

Porque o que quer que aconteça na realidade humana não é obra do acaso, se acontece é perfeito que aconteça e já foi aceite pela nossa essência, de outro modo não ocorreria. Aquilo que importa é a escolha que fazes perante tais situações que não te agradam, mas que no entanto são plenos desafios que te colocam à prova e que quando aceites e enfrentados permitem-te evoluir, permitem-te elevar o teu nível de consciência.

E desse modo entender que a vida não é algo que te acontece, a vida é sim, aquilo que tu és, em toda a sua plenitude, nada sendo excluído.

Por isso quando o desconforto surge, quando as dificuldades surgem, quando a tristeza e a dor surge, tu tens a escolha de o aceitar como sendo vida, como sendo algo que tu és, que faz parte de ti, mas que não te limita. Ou então podes escolher, rejeitar, escolher lutar com todas as tuas forças contra essas situações, que no entanto o resultado final será sempre a tua "derrota" perante aquilo que és. 

Resultando numa entrega quando não puderes mais e quando achares que não sabes mais o que fazer. Acontecendo depois dessa entrega, desse desistir do controlo, uma abertura da tua mente para ver o que sempre esteve visível para ti, mas que teimavas em não ver. 

O facto de tudo ser parte de ti, de tudo ser como deve de ser e por isso tudo é perfeito assim como é. Todas as tua perceções, todos os teus pensamentos, são passageiros, já a tua essência é permanente, é intemporal.

Deixando de rejeitar a vida como ela é, ela mostra-te quem és de verdade e o quão perfeita és, sendo como és. Experimenta.






sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Just be here now



Every one is on their own path and they act accordingly with what they have to experience, what they have to learn. And in doing so, nothing happens for no reason. Whatever happens in our human experience has already been accepted in essence. Otherwise it would not happen. It is as it is, be it accepted by you or not, it still is.

You can pick a war against reality, trying to change it, trying to force it to be as you think it should be. But you will loose every single time, until you give up and give in to what is. It need not to be so complicated, because it is simple as it is. You will realize that by stopping to complicating it with your attachment to thoughts.

Thoughts arise within you, but they are not you, unless you allow yourself to be fully identified with them.

You are the one holding the answers you have been looking for. This "you" is not the you, you believe to be. The "you" you believe to be is the ego, a limited story occurring within your real you. But the idea here is not to try to understand it, to rationalize it, in doing so, you are,once more, complicating it, you are letting the ego control.

Your essence need not to understand anything, because it is all and whole.

Your essence also embraces ego. The ego is practical in this human experience, it allows you to function in the daily chores. But when you are fully attached  to it, you begin to complicate things, you believe to be limited and living in a scarce world fitted only for the best and strongest and then your troubles start to occur.

Because when you think to be only this body and personality, the separation seems the only reality, it is you and them. Always in need to choose what is good for you even if someone may get hurt in the process. It makes you believe that you live in a jungle and you have to "kill" or be killed. And someone or something in the universe conspires against you, if your are not alert all the time.

The solution is simple because you are not in danger whatsoever, no matter what happens in this human experience your essence remains perfect as it is. Accepting reality as it is, letting it be as it is, in the way you look at it, the way you perceive it, presents you the solution for everything.

This means that you carry on with this human experience, but more lightly, more aware of what happens moment to moment, knowing that you are connected to it all, you are it all in essence. 

And yes struggles will arise, what you consider problems will appear, you still feel joy and sadness. But it is as it is, and it will pass, it will change, all is temporary. Your essence is not temporary, it is limitless, it is timeless. Just be here now.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Be aware of the small things


When you don't value small things you cannot value the big ones also. You keep yourself busy pursuing big goals you've set for yourself, you create high expectations, but this same expectations are the ones that will render you frustration. 

Expectations are stories you create about how your life should be, how people should act and this can only limit your perception of the infinite possibilities that exist in your life. When you are expecting nothing you allow life to surprise you. 

Life is there to support you, to guide you, even when things appear to be bad for you, they will lead you to a greater good. Just trust it is so.

Trust is, all about believing that whatever happens it is for your well being and it will come up great for you. It happens only what you are capable to deal with and evolve form it. Trust ain't needed when things go exactly the way you think they should go and you like it. Trust is needed when you are being tested, when probation comes and you have it or not.

Being able to trust means that sometimes you are vulnerable, because you don't know everything, you can't control it all and to be in that position requires a lot of strength. Vulnerability is mostly seen as weakness,but it is quite the opposite, only a strong person allows itself to be vulnerable before life. 

Only a strong person can make the decision to let go of control, to let go the idea of being in charge and not knowing what comes next. Are you willing to see that person in you? Because it is there, within you.

Letting go of control doesn't mean to stay put and do nothing. No, what it means is doing what you do, you allow yourself to see things as they are, you allow yourself to see other people as they are, with their ideas, their fears and expectations too, without trying to change them, to force them to be and act the way you think they should.

Doing that you are not jeopardize by them, but you are recognizing that you are free. 

Free of what they may think of you, free of theirs acceptance and need to please them. When you stop trying to change others and focus on changing the way you deal with them and the way you perceive your role in this human experience, the changes naturally happen in your life.

Be aware of the small things you take for granted and they will show you how happy you already are, how perfect you already are, being yourself. It is the simplest thing in the world for you, to be you. Because you cannot be different from what you really are. 

You can only be deluded about how you perceive yourself and how much you need stuffs and people to act in a certain way, in order to be happy. But it doesn't change what you are in essence. You hold the key for a happy life here and now, not tomorrow, now. 






sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A beleza essencial



A ditadura da beleza física, recai sobretudo nas mulheres, e desvia a atenção da verdadeira beleza que possui e que muitas vezes passa despercebida. A verdadeira beleza é interior, esta é intemporal, não se desgasta e não está sujeita a modas. 

Isto não significa que a beleza física não seja também importante, mas não é tudo, ela é apenas uma ínfima parte da tua real beleza. A beleza física, de acordo com os ditames da contemporaneidade está mais orientada para as pessoas mais jovens, pois é nessas idades que o vigor físico se faz notar. 

Dai a relevância do saber amadurecer, pois o corpo vai perdendo a sua tonificação e vigor físico à medida que os anos se vão acumulando e por muito que se esteja bem vestido contra as leis da natureza nada se pode fazer. 

Ainda que muitos o tentem, sujeitando-se a operações estéticas com a finalidade de artificialmente criar a aparência de juventude. Qual tortura auto-infligida. A natureza continua fazendo o seu trabalho, continua sendo como é. 

Devemos  cuidar de nós como um todo, tendo cuidado com a  alimentação, sem entrar em fundamentalismos e ideias de superioridade de uma dieta alimentar sobre as outras, cada uma desde que equilibrada tem as suas qualidades e defeitos, tal como tudo o resto na realidade humana.

A prática de exercício físico é também relevante para o bem estar e uma boa saúde. E não tem de ser nada de muito exigente, uma simples caminhada praticada com regularidade já se faz notar em termos dos benefícios que traz.

E muito importante, mas muito ignorado também, ainda que comece a se alterar, é a sua "dieta mental", cuidar do diálogo interno que constantemente acontece na sua mente, sem freio e que tão significante é na qualidade de vida que tem. 

Ter hábitos de higiene mental é fulcral para conservar a sua beleza, em todas as suas dimensões, e esses hábitos tem de ser constantes, tal como cuida da sua higiene física todos os dias, também a mental o deve ser. Tomar atenção aos pensamentos que alimenta com a sua atenção, o quão apegado está a essas ideias que pululam na sua mente. 

Deixar de querer que a vida seja como julga que ela deve de ser e aceitar aquilo que ela é em cada momento confiando que a vida cuida de si, se assim o permitir. Este aceitar não significa resignação e nada fazer porque as coisas são como são, isso é apenas uma desculpa para se desresponsabilizar da sua vida, pela qual você é o único responsável.

Ser responsável quer dizer que é capaz de responder, capaz de agir em cada momento, sendo honesto consigo próprio, sem procurar encontrar bodes expiatórios quando as coisas são diferentes do que gostaria. Porque o ser diferente, e sendo-o é julgado como mau por si, não implica que não seja na realidade o melhor que lhe poderia acontecer naquele momento, pois não tem consciência onde essa situação o irá levar a seguir, não tem a imagem global da sua existência.

A sua beleza essencial é invisível ao escrutínio dos outros, ela não pode ser admirada apenas de relance, por isso você é a pessoa mais sortuda pois tem acesso a contemplar tal beleza em pleno, enquanto os outros apenas vão vendo pedaços da mesma, uns ficam-se pela beleza física, outros conseguem amar traços da sua personalidade.

No entanto a sua beleza essencial continua sendo perfeita como é, intemporal, ela não conhece idade, não conhece desgaste. Conheça-se melhor, cuide de si e o belo da vida nunca ficará longe da sua contemplação.  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...