terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Aprender a lidar com os pensamentos



Aprender a lidar com os pensamentos é a chave para a tua liberdade e maior desfrute da realidade em que vives. Os pensamentos ocorrem em ti mas eles não te limitam, a não ser que o permitas. E a tua permissão está na tua identificação total com aquilo que pensas. Normalmente os seres humanos tendem a acreditar que são apenas aquilo que pensam, aquilo que surge na sua mente na forma de pensamento.

De que forma os pensamentos ganham relevância na tua realidade, de seguida veremos algumas dessas formas:

A primeira é a identificação, quanto mais identificado com os pensamentos estás mais dependente dos mesmos estás, mais efeito em ti produzem. Essa identificação, essa colagem aos pensamentos leva a que se associe o que pensamos com a personalidade que acreditamos ser. Isto é o mais "normal" acontecer nos seres humanos e quando esses pensamentos são bons tudo corre bem, já quando os pensamentos são maus, são considerados por nós como negativos isso espoleta em nós efeitos que levados ao extremos são perniciosos e indutores de ações terminais. 

A segunda tem a ver com a emoção, ou seja quando associados aos pensamentos as emoções são potenciadoras dos efeitos dos mesmos na nossa realidade. Quanto mais imbuídos de emoção estão os pensamentos mais significativos se tornam, maiores os efeitos produzidos em nós e no modo como se reflectem nos acontecimentos que iremos experienciar. A emoção é uma espécie de amplificador físico dos pensamentos e que se manifesta de múltiplas formas em nós, seja no nosso corpo seja no nosso entorno.

A terceira tem a ver com a frequência, ou seja com o número de vezes que determinados pensamentos ocorrem em nós e serão tanto mais relevantes, terão tanto efeitos quanto maior for a frequência com que ocorrem os pensamentos. Pensamentos recorrentes acabam por te aprisionar aos efeitos desses mesmos pensamentos. Entra-se num loop crescente que limita a perceção do real para ti. E quanto mais pensas em algo mais pensamentos do mesmo género tende a ocorrer. 

A quarta tem a ver com a perceção, a qualidade dos pensamentos que alimentamos condiciona a perceção do que consideramos como sendo a realidade. Os pensamentos limitam a nossa noção do real, se nos falarem de algo que nunca pensamos antes a nossa realidade expande-se, se por outro lado fizermos sempre o mesmo e alimentarmos o mesmo tipo de pensamentos a nossa realidade fica confinada ao que sempre foi.

Então o que podemos fazer para aproveitar ao máximo a utilidade dos pensamentos, sim porque os pensamentos são essenciais à experiência de ser humano, à noção de personalidade que construímos enquanto humanos. Os pensamentos por si só não são um inimigo a abater, eles tem relevância de acordo com o bom ou mau uso dos mesmos que fazemos. 

Começa então a simplesmente observar os pensamentos que surgem na tua mente, toma nota do tipo de pensamentos que mais se manifestam em ti, aquele que mais prendem a tua atenção. Quando mais ciente deles estiveres mais capaz de agir te permites ser sobre os mesmos. 

Ao observar os pensamentos, sem rejeitar ou focar em nenhum em especial, começas a notar no espaço que existe entre os pensamentos, de início pode ser um pouco complicado, mas com prática vai ficando mais simples. Desse modo tomas consciência que és maior que os pensamentos, que não estás limitado por eles e que tens o poder de escolher que poder concedes aos mesmos.

Porque de facto os pensamentos associados às emoções induzidas, são criadores da realidade que experiencias enquanto humano. Mudando o tipo de pensamentos que alimentas através da tua atenção, do teu foco e das emoções que lhes associas, fazendo isso mudas a tua realidade, mudas a tua vida. Começa hoje mesmo a observar e a recuperar o poder imenso que tens em ti para que possas desfrutar ao máximo da vida que mereces. 


segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Dicas para estar bem consigo própria



Cada ser humano é uma realidade complexa por si próprio, ele é feito duma imensidão de características que o distinguem dos demais e como tal não existem receitas que sejam ótimas para todos de igual forma, sendo que existem situações, atitudes que se podem praticar que servem a todos ainda que de forma diferente, ou seja, uma mesma atitude terá efeitos diferentes de acordo com quem a pratica e os benefícios que retiram, ainda que sentidos de forma diferente, serão positivos por si só.

É por isso relevante a cada ser humano no meio da sua complexidade estar bem consigo próprio, só desse modo poderá estar recetivo a estar bem com os demais humanos que terá de interagir ao longo da sua existência, pois o ser humano é um ser relacional, ele não existe por si só, ele existe também pela relação que estabelece com os seus semelhantes.

Deixo de seguida algumas dicas que lhe permitem melhorar a relação consigo próprio e desse modo com todos os que fazem parte da sua realidade também.

Aceitar que não é perfeito

O ser humano não é perfeito e assim sendo isso é naturalmente perfeito, pois é na vivência das suas imperfeições que cada um de nós se vai descobrindo, que vai sendo chamado a melhorar e elevar o seu nível de consciência. O aceitar que não é perfeito permite deixar de ser extremamente exigente consigo mesmo, permite lidar melhor com as suas imperfeições e libertar espaço na sua atenção e energia para lidar com aquilo que é, pacificamente, sendo depois visível na sua realidade isso mesmo. 

A não aceitação das suas imperfeições leva-o a entrar em guerra consigo mesmo e isso será espelhado na sua realidade através do desconforto na sua "pele" e nas interações que estabelece com os demais.
Este aceitar que não é perfeito não significa resignação e nada fazer quando deteta essas imperfeições, o que significa sim, é que reconhece as suas imperfeições e lida com elas de forma a poder melhorá-las sempre que possível ou integrá-las na sua realidade quando não seja possível melhorá-las. 


Deixar de levar tudo pessoalmente

Aquilo que os outros fazem diz deles próprios, aquilo que você faz diz de si. Logo o que isso significa é que estar bem consigo própria passa por não levar tudo como um ataque pessoal, levar tudo que os outros fazem como se fosse direcionado a si, mesmo nas situações que o sejam de facto.
Só aquilo que aceitar como seu pode fazer efeito em si, ter influência naquilo que sente. As coisas são como são aquilo que pode variar é a interpretação que dá ao que acontece, é o poder que permite que esses acontecimentos tenham sobre si e a sua realidade. 

Tudo aquilo que pensa de desagradável sobre as outras pessoas, sobre as suas ações, resulta em desconforto para si, gera sensações e emoções negativas em si e é você quem as cria, quem lhes dá vida. Ainda que lhe pareça que a culpa é dessas pessoas, pelas atitudes que tomaram, na realidade é você que concede permissão para que essas sensações e emoções desagradáveis e dolorosas possam encontrar espaço para se manifestarem em si.

Se deixar de levar tudo como um ataque pessoal, permite-se ganhar um distanciamento sobre as ocorrências na sua realidade e desse modo pode escolher que influência, que impacto podem gerar em si. É a sua atenção que pode empoderar ou enfraquecer os efeitos em si em resposta ao que perceciona na sua realidade.


Observar os pensamentos

Os pensamentos são estórias acontecendo a todo o momento na sua mente e que na maioria das vezes você está totalmente identificado com os mesmos. Você crê ser aquilo que pensa. No entanto os pensamentos acontecem em si, mas são muito mais pequenos do que você é de verdade, daquilo que é a sua essência. E de que forma pode tomar consciência disso? Através da observação dos pensamentos, quando se permite observar os pensamentos cria uma espaço entre aquilo que são esses pensamentos e aquilo que é o observador dos mesmos. 

De início pode ser um pouco complicado devido à habituação de anos identificado totalmente com esses pensamentos, mas com prática isso vai acontecendo e vai reparando nos espaços entre pensamentos e pouco a pouco vai ficando mais notório e consciente em si.

Os pensamentos não são todos iguais, não tem todos o mesmo valor e autenticidade, aquilo que lhes confere valor é a sua atenção. Há pensamentos que passam rapidamente e você esquece-os, assim como existem outros que são recorrentes e ocupam muito espaço na sua atenção, podendo desse modo condicionar a forma como vê, como sente e experiencia a sua realidade.

A sua atenção e emoção dá vida aos seus pensamentos fazendo com que se tornem reais na sua experiência humana. Aquilo em que se focar torna-se real para si e como você é o criador dos mesmos encontrará evidências que reforçam essas criações.


Quanto melhor estiver consigo mesma, mais em paz com a sua realidade estará. Amando aquilo que é, pelo que é, deixando cair expectativas erradas de controlo sobre a realidade e como esta deveria de ser mais em harmonia com a vida estará, mais em fluxo estará e tudo fica mais simples.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

3 Dicas para potenciar o teu ano



Um novo ano deu inicio e em vez de renovares desejos sobre o que desejarias que mudasse na tua vida e que ao fim de alguns dias esqueces e mergulhas nas mesmas atitudes e ações de sempre desejando que produzam resultados diferentes que como sabes acabam por nunca acontecer. Tu podes fazer diferente e isso poderá levar a resultados melhores ou não, mas seguramente permitir-te-à crescer, evoluir. Aqui ficam algumas dicas que te ajudam a potenciar o teu ano.

Libertar bagagem

As mudanças que desejas na tua vida precisam de espaço para acontecer, quer na tua atenção, quer espaço físico. Enquanto estiveres apegado ao que te é conhecido, ainda que partes desse desconhecido já não te sirvam mais, mas continuas apegado porque já sabes com que contar, já sabes como lidar com isso. 

No entanto a frustração vai aumentando porque sabes que precisas de mudar e as mudanças não acontecem. Libertando espaço sem apegar ao que julgas ser o melhor para ti que possa surgir, tu permites que a vida te surpreenda e verás como ela está desejosa por o fazer. A vida sabe o que é o melhor para ti, mas respeita a tua vontade e a tua disponibilidade para aprender e evoluir, ela respeita os teus ritmos.

Deixando partir o que já não te serve mais, aquilo que já nada acrescenta porque já cumpriu a sua função, já te ensinou o que era suposto, tu permites que o novas situações surjam, novas pessoas surjam e te tragam novos desafios e confirmações também. Ninguém surge por acaso nas nossas vidas, seja por muito ou pouco tempo, as pessoas surgem e permanecem o tempo certo nas nossas vidas para nos ensinar e aprender connosco. E depois tal como surgem podem partir cada um levando um pouco do outro e mais ricos para enfrentar novas situações.

Aceitar a diferença

Todas as pessoas são diferentes, cada uma é a soma de todas as aprendizagens que foi tendo, de cada contacto das pessoas que foram surgindo nas suas vidas, são resultado das circunstâncias em que cresceram e foram educadas. Isso faz com que a perspectiva que cada um tem sobre o que é o melhor e o pior para si seja diferente. 

E em face a uma mesma situação, o modo como cada pessoa perceciona essa mesma situação é diversa. Assim sendo podes entrar em conflito com as diferentes visões dos outros ou aceitar as suas diferenças de opinião, aprender com elas aquilo que te for mais útil e ficarás assim mais rico sem deixar de lado aquilo que é a tua versão, poderás sempre manter a tua opinião ou evoluir essa mesma opinião. De uma  forma ou de outra ficas sempre a ganhar.

Aceitando a diferença descobres como é rico e abundante o mundo, ele aceita todas as opiniões, todas as perceções da realidade, não exclui nenhuma. A diferença é o que te permite evoluir, o que te permite expandir a tua perceção da realidade e elevar o teu nível de consciência. Porque diferente não implica que seja pior, que seja mau, é apenas isso mesmo, diferente e as coisas vão evoluindo ao longo dos tempos, temos hoje situações que à décadas atrás eram inaceitáveis e hoje são banais, como por exemplo o direito a votar para as mulheres, o direito ao divórcio, o casamento de pessoas do mesmo sexo, etc.

Praticar a presença no agora

O único momento real é o agora, tudo o resto é uma construção mental, existe apenas sobre a forma de pensamento. Seja um passado que já não podes alterar, a não ser no modo como permites que te afecte, seja um futuro que tanto anseias mas que nunca chegará porque quando ocorrer será sempre no agora. 

É possível praticares estar presente no agora e fazes isso tomando atenção aos pensamentos que surgem na tua mente e quanto mais observares esses pensamentos mais ciente ficas que tu és muito mais que esses pensamentos. Os pensamentos ocorrem em ti, mas não te definem, não te limitam a não ser que escolhas que o façam.

De inicio pode parecer difícil esta observação dos pensamentos e presença focada no agora, mas com prática vais conseguindo cada vez melhor porque de facto é o teu estado natural, é a tua essência viver o agora livre de limitações, livre de condicionalismos. Os pensamentos não são maus por si só, aquilo que se pode tornar "mau" é o apego aos mesmos e total identificação.

Tu és livre e tens tudo o que necessitas no agora para desfrutar em pleno da tua vida tal como ela é. Ao praticar a presença no agora relembras que assim é, experimentas que assim é. Mais do que palavras que ouças ou leias, é a experiência que verdadeiramente te comprova aquilo que és de verdade e o quão forte e poderoso és, sendo como és.

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Make it count



This is the beginning of a new year and many people set goals of things to accomplish or changes they want to make. But in fact instead of goals they are setting wishes, desires, because they do nothing to achieve the goals, they do not set a time schedule to achieve them. It is just a whim of new year, nothing more.

If you truly desire change to happen in your life, it can only star first within you. It is within you that real change occur, it is there that true answers can be found by yourself, if that is what you really want. If it is the truth that you are seeking, you will find it only within you, no matter how far you may travel, no matter how many people and so called experts you may consult, it is only within you that real answers can be known.

The change that you seek it is waiting you wherever you stand right now.

You know much more than you think you know. Your true essence is wise, it knows it all, it is all. There is nothing happening outside of it, no matter the name you put it, you are it. But the you I am talking about, it is not the you you think you are.

The you you think you are is just a limited part of your true self. It is known as ego, this personality that you've been raised to believed to be all of you. You are it also, it is part of you and it is helpful in the existence of this human reality. But you are more than just a body and the mind controlling it.

I am not telling you nothing new, you know this, your essence knows this. Just allow yourself to remember this. Go within and you will find proofs of that, not because I say so, but because you will experience for yourself, you will feel it for yourself.

Knowing this will set you free to experience even more this human life, this limited experience of self. There is nothing wrong with you, you are not perfect as a human being, but your essence is perfect. Your essence knows no difference between what you deem as wrong or right, it encompasses all, it embraces all.

So if it is change that you are looking for start by acknowledging your current circumstances  as they are. See what makes you feel good, satisfied and what makes you feel bad, angry, unsatisfied. Instead of avoiding this last ones, reach for them and learn from them. They point to you what can make you evolve your awareness of yourself and your role in this human reality.

This moment is a excellent moment to start. Now is always the best moment, because there is no other moment. If you wait to the perfect ideal moment for you to start, it will never come. So this is it, now is the time for you to embrace what you truly are and get in the flow of life. Enjoy the ride with all ups and downs, no matter what may come you still alright, your essence remains perfect as it is, nothing can change that. Make it count

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...