sexta-feira, 20 de abril de 2018

Como lidar com pessoas tóxicas


O que são pessoas tóxicas? São aquelas pessoas que de uma forma ou de outra interferem negativamente no nosso comportamento, que mexem connosco. E elas fazem parte das nossas vidas e é suposto, em maior ou menor grau, que façam parte da nossa vida. Aquilo que importa é o que fazemos com elas, com o comportamento delas.

Então como poderemos lidar com as pessoas que consideramos como tóxicas. Aqui ficam algumas dicas:

Tomar consciência da sua existência

É importante identificar as pessoas que são tóxicas para nós de uma forma recorrente, pois momentaneamente qualquer pessoa da nossa realidade pode demonstrar um comportamento que nos afecta negativamente em função de determinadas circunstâncias, já quando ocorre de uma forma persistente, aí a incompatibilidade é maior. Só tomando consciência dessas pessoas que mais carga negativa projetam em nós é que podemos tomar medidas para nos defendermos.


Aprender com essas pessoas

Nada ocorre por acaso na nossa vida e as pessoas que temos como tóxicas não são exceção, elas surgem na nossa vida para nos ajudar a elevar o nosso nível de consciência, para que possamos nos conhecer melhor e relembrar que somos muito mais fortes do que cremos ser. Só enfrentando dificuldades saberemos o quão forte somos aos suplantá-las. Se rejeitarmos à partida essas pessoas, se fecharmos a janela de oportunidade de crescimento que nos trazem poderemos ser confrontados como situações mais "pesadas" para aprender a lição que temos de aprender. Por isso naquilo que somos em essência essas pessoas acabam por ser nossas amigas, elas chamam a nossa atenção para aspectos nossos que viemos trabalhar e superar. 


Tudo tem a relevância que atribuis 

As coisas tem a importância que lhe atribuímos, é a nossa atenção e reação ao que nos acontece que determina os efeitos dessas coisas na nossa realidade. Nós vemos as coisas de acordo com a nossa interpretação daquilo que acontece e não as coisas como elas são de facto. Assim se passa com as pessoas que consideramos como tóxicas, elas tem poder sobre nós pela forma como reagimos, pela forma como deixamos que impactem em nós e condicionem a nossa realidade, condicionem a forma como vivemos a vida, seja por muito ou pouco tempo. Há pessoas tóxicas que permanecem pouco tempo na nossa vida e outras que nos acompanham ao longo dos anos, a exemplo de alguns familiares.  Mas és tu quem decide o poder de influência que essas pessoas tem sobre ti e a boa notícia é que seja qual for o passado podes escolher agora conceder uma importância diferente a essas pessoas e aprender com isso.

Comportamento gera comportamento

Se não te agrada o comportamento de certas pessoas, as pessoas que temos como tóxicas, se reagires de modo igual a elas por forma a que tenham o que "merecem" estarás a ser pior que elas, pois se criticas e fazes o mesmo isso só te diminui, não te enaltece. Cada um dá o que tem, se não te agrada o comportamento de outros responde com aquilo que tens. Responde com aquilo que és, fazendo o bem terás mais do mesmo. Se responderes na mesma moeda estarás a diminuir o teu nível de consciência, a baixar a tua frequência de vibração energética e a criar condições para que situações menos agradáveis possam ocorrer. O comportamento das outras pessoas fala por elas, o teu fala por ti e esse és tu quem decide em todas ocasiões qual queres que seja esse comportamento.



Deixe de aceitar o seu comportamento como um ataque pessoal

Há pessoas tóxicas porque estão de mal com a vida, elas passam por situações nas suas experiências pessoais que as torna mais amargas, mais negativas, mais amarguradas e desse modo procuram, muita das vezes inconscientemente, descarregar nos demais toda a frustração que sentem, toda a insatisfação por não saberem lidar com o que estão a sentir e o que se passa nas suas vidas, assumindo  o papel de vítimas das circunstâncias ignorando o seu poder criador da situação em que se vêem envolvidas e por isso procuram alívio arrastando outras pessoas para as mesmas situações, para que as "ajudem" a carregar tal fardo. Se aceitares esse "convite" escolhes diminuir quem és e a qualidade da tua experiência humana e fazes isso porque vês como um ataque pessoal o comportamento delas face a ti e na resposta a esses comportamentos podes perder-te e sofrer no processo. Logo deixando de aceitar o que se passa como sendo um ataque contra ti e sim como sendo uma chamada de atenção da vida para que olhes para ti, para que aprendas o que te quer ensinar e confiar na vida para que te inspire a tomar as decisões certas e fluir com a vida, verás como tudo fica bem, como tudo está bem.

quarta-feira, 11 de abril de 2018

How to accomplish real change



The human being is unsettled, it is always looking for the next thing and this drives a desire for change. But change will never come if its just a way to run away from dealing with what's happening in your life and you don't like it. 

Real change can only occur from within, from a place of connection with your reality. Nothing happens for no reason and the way you choose to deal with it will determine how your life unfolds moment by moment. If something happens and you don't like it  and choose to ignore it, the thing is that it will not go away. 

It will influence your reality until you learn what it is supposed to learn from it and evolve from it. If you deny it, if you choose to look the other way, reality will force it onto you until you have no choice but to deal with it.

In order for change occur you have first to be aware of the reality of the thing you wish to change. You have to acknowledge  its full extent, the way it impacts in you and then you can do something about it.

And that may imply to deal with things you dislike, with thing you wish never existed in you or in your reality, but if its there it is okay, it is supposed to exist, otherwise it wouldn't exist. Things have the power over you that you allow them. The more you resist something, the more power over you it will have.

Choosing to deal face-to-face with whatever is bothering you is the shortest fastest way to overcome it. Only you have real power over what can derail you or not. Things are what you allow them to be for you, reality is simple being as it is and only you can complicate it. You are your worse enemy when you allow disconnection to take place in you.

Your essence is perfect as it is, it embraces whatever happens in your reality your essence does not judges what happens is just accepts it because nothing can damage it, nothing can diminish its perfectness.

Real change occurs whenever you remember who you really are, whenever you embrace your inner life and allow your love to be shared wherever you go. By changing the way you see yourself your reality will mirror that, it will give you proofs of that change of perception. People will come and go in your life in order for you to learn from them and also to teach them and they will stay as much as needed to allow so.

Being willing to accept reality as it is, to accept yourself as you really are unconditionally you will realize that change, real change does not need to occur because there is nothing needed to be changed except the way you perceive yourself and your role in your reality.




quinta-feira, 5 de abril de 2018

Muda o teu mundo


A realidade pode ser bastante desafiante e colocar-te à prova em diversas situações e por vezes podes dar por ti a achar que ela está contra ti, que o mundo conspira contra ti e que nada te sai bem, nada acontece a teu favor. É normal isso acontecer e no entanto é o que fazes dessas situações que verdadeiramente conta para o teu bem-estar e evolução.

Perante tais momentos podes assumir o papel de vítima e deixar de fazer o que tens de fazer porque acreditas que nada do que faças poder mudar o que quer que seja. Ou então podes assumir o papel de líder da tua vida e aprender com o que de menos bom, na tua perspectiva, acontece e desse modo descobrir em ti forças que desconhecias ter.

Seja qual for a tua escolha em cada momento a boa notícia é que nada é definitivo, podes sempre escolher de novo e fazer diferente, escolher um caminho diferente que ainda que se possa revelar como não sendo melhor, pelo menos contribuirá para o teu crescimento enquanto ser humano.

Nada acontece por acaso, as pessoas que surgem na tua vida, seja por muito ou pouco tempo, surgem porque trazem algo para te ensinar e terão algo a aprender contigo. E sim, de verdade aquelas pessoas que mais contribuem para o teu crescimento não são as que gostas mais e que melhor te tratam e sim aquelas que menos gostas.

As pessoas que menos gostas são as que espelham aspectos teus que vens ignorando mas que residem em ti e é através do comportamento e ações dessas pessoas para contigo que esse lado teu surge à superfície e prende a tua atenção. Isto se não colocares a culpa plena nessas pessoas e assumas a tua quota parte na situação.

O mais fácil é culpá-las e desresponsabilizar-te das situações e desse modo perderes uma boa oportunidade de te conhecer melhor e integrar esses aspectos do teu lado sombra que se deixados de lado, deixados de serem lidados de frente continuarão a influenciar a tua realidade de uma forma solta sem a tua atenção.

O lado sombra só tem o poder que lhe concedes através da tua ignorância ou reconhecimento do mesmo. Quanto mais depressa o reconheceres como existente, como sendo parte de ti, mais depressa o poderás integrar, aprender com ele e deixar de estar sob o jugo da sua influência descontrolada.

O que isso te dará é uma visão nova da realidade menos sombria, menos sujeita ao papel de vítima das circunstâncias  e mais ao leme da tua realidade, mais recetivo ao que a vida te dá e mais grato pela experiência humana que te é dada a viver.

A vida cuida de ti sempre, em todas as situações, mesmo aquelas que julgas como más, como castigadoras, porque de facto para aquilo que és em essência, nada o pode beliscar, nada te pode diminuir.  Tendo isto em consciência ficas mais livre para desfrutar da realidade tal como ela é e deixarás de tentar controlar tudo o que acontece na tua realidade, sejam os comportamentos dos outros, sejam os resultados que acontecem.

Aquilo que controlas sempre, aquilo que é tua exclusiva responsabilidade é o que fazes com a tua realidade, a perceção que fazes, as ações que tomas e mudando aquilo que é teu para mudar, ou seja, as tuas ações e atitudes, verás como isso causa impacto na tua realidade e logo nos comportamentos dos outros. 

Mudando a forma como olhas para o mundo o mundo muda para ti.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...