terça-feira, 6 de novembro de 2018

Aquilo que és já é o suficiente




Uma fonte de problemas emana da não aceitação daquilo que és, o facto de acreditares que não és suficiente assim como és, que tens de melhorar muito para poder almejar a ser alguém. E quanto mais acreditas nesta estória, mais desconfortável estás com aquilo que és, mais suscetível estás a sentir frustração e desânimo.

Acreditas que os outros são melhores do que tu, que tem melhores vidas do que tu . Achas sempre que te falta algo mais para poder ser feliz, para alcançar a vida que desejas e que vês outros a terem. Tens receio do julgamento dos outros, aquilo que eles pensam sobre ti e isso deixa-te desconfortável e a reparar mais nos teus defeitos.

No entanto os defeitos são parte daquilo que é ser humano, são estes que tornam mais evidentes as virtudes, sem não houvessem defeitos não saberíamos o que são as virtudes. É o mau que liberta espaço à apreciação do que consideramos como sendo bom. É a escuridão que permite à luz brilhar e ser mais notada.

Encontra o caminho até ti, o caminho de redescoberta, de autoconhecimento onde de facto notas na imensidão das tuas virtudes, relembras que tens muito valor e que és merecedora de desfrutar em pleno da vida em toda a sua amplitude, e sim, isso inclui o que julgas como menos bom. Tudo isso é parte de ti, não podes rejeitar partes de ti.

Quanto mais relembras quem és de verdade descobres que nada te falta de essencial, tudo aquilo que poderias desejar ser, já o és e isto está muito para lá dos bens materiais, das dúvidas que tenhas. O que és em essência não tem preço e não pode ser quantificado.

Isto que te estou a dizer já é do teu conhecimento, a tua essência sabe tudo isto, ela não vacila, não tem dúvidas, não julga, ela é como é e não se questiona. Enquanto ser humano tens uma visão limitada do que és em essência, e é suposto que assim seja. No entanto podes ir tornando mais ciente em ti a essência do que és e fazes isso estando mais presente no agora.

O momento presente é o único que existe, o único que é real, tudo o resto são considerações da tua mente, são estórias construídas com pensamentos e construções sobre o que é, o que passou, o que deveria de ser. E isso apenas te distrai do essencial e que acontece sempre no presente, no agora.

Neste momento em que lês estas palavras repara se te falta algo, faz isso sem tomar nenhuma ação, repara apenas, observa. Surgirão vários pensamentos que te dirão que sim, que te falta dinheiro, ou um par de sapatos novo, ou um emprego melhor, ou uma casa maior. Observa apenas esses pensamentos que surjam, sem atender a nenhum em especial. Nota nos espaços entre esses pensamentos, sente a paz que os envolve e começarás a vislumbrar a resposta, a senti-la.

Tudo sabes, a tua essência é perfeita tal como é e isso vai-se tornando mais evidente, mais presente à medida que vais deixando cair as barreiras que foste criando ao longo dos anos em redor de uma ideia de ti, de uma ideia de personalidade que crês ser e que também és tu, só que uma pequeníssima parte do que és. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...