sexta-feira, 3 de maio de 2013

A realidade é apenas um sonho



Aquilo que temos como sendo a nossa realidade é apenas um sonho, um sonho onde uma ideia limitada de nós se expressa através de um corpo e que se vê separado de outras ideias que se materializam em corpos e nessa interação de ideias limitadas, de egos, surge aquilo a que chamamos de vida, de realidade.

Mas dizes tu, para mim é real, eu sinto, eu respiro, eu vejo tudo aquilo que se passa ao meu redor, como dizer a alguém que sofre, ou alguém que tenha uma doença grave, que tudo é um sonho, que tudo é uma ilusão.

De facto é real para nós, mas como qualquer um de nós que se lembre de ter sonhado durante a noite esses sonhos também são reais para nós, podemos acordar de alguns sonhos e exibir fisicamente as provas desses sonhos, como por exemplo ritmo cardíaco acelerado, ataques de pânico, sudação, etc.

E no entanto quando despertamos realizamos que era apenas um sonho, que aquilo que vivenciamos como real, na verdade não aconteceu. Assim acontece para cada um de nós naquilo que consideramos a nossa realidade atual, é um sonho onde o tempo e o espaço cria uma ideia de certeza, uma ideia de acontecimento experiencial. 

Para te dar um exemplo imagina um dvd com um filme completo, em modo normal tem uma duração de duas horas, mas se o vires em slow motion ele durará muito mais dependendo da velocidade de desaceleração. E no entanto o filme é o mesmo não se altera apenas a tua perceção dele será diferente.

Assim aquilo que temos como real para nós é apenas uma ideia limitada daquilo que somos e todos os que fazem parte da nossa realidade são atores do nosso sonho e nós fazemos parte do sonho deles, tal como cada um de nós pode ter vários sonhos.

Seremos nós o sonho de uma entidade que não tem definição concreta, mas que podemos tentar uma aproximação intelectual para concluir o raciocínio e que poderá, de acordo com as tuas crenças, se chamar Deus, universo, essência, fonte ou outro qualquer que te seja confortável.

E como a ciência pode mapear os sonhos no cérebro humano, identificando uma zona específica onde eles se despoletam, poderemos considerar o planeta Terra como essa zona específica dessa entidade onde ocorrem estes sonhos que cada um de nós é. 

Só despertando do sonho conheceremos de verdade aquilo que somos e aquilo que somos não pode ser explicado por palavras apenas pode ser sentido, apenas pode ser experienciado.

Então o que fazer aqui neste sonho?

Aproveitemos ao máximo este sonho e poderemos trocar os pesadelos, os sonhos menos bons por sonhos melhores, por sonhos bons para irmos gradualmente despertando para a nossa essência até ao dia em que todos, sem exeção, despertem para aquilo que é a essência. 

Estando aqui vivendo este sonho, esta experiência humana podemos sempre escolher entre o medo e o amor, escolhendo este último estaremos cada vez mais perto do despertar, vivendo até lá a vida como ela é, sem julgamentos, aceitando e amando quem somos e todos os que da nossa vida fazem parte, pois nada é por acaso. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...