quinta-feira, 16 de maio de 2013

Sem julgamentos a vida flui



A vida é um fluxo continuo em permanente expansão e que se manifesta em diferentes formas, uma das formas é esta ideia de ser humano, que se materializa em corpos e numa mente que o controla. E o ser humano baseia a ideia sobre si através do julgamento, é o julgamento que o faz percecionar aquilo que ele considera a sua realidade.

E como é feito esse julgamento? 

Sempre tendo como referência o passado, primeiro o dos progenitores que constituem o primeiro filtro da nossa realidade e que servirá de modelo para os filtros que cada ser humano vai construindo ao longo da sua existência.

São estes filtros que nos levam a julgar tudo o que ocorre, não pelo que acontece em si, mas sim de acordo com as memórias que são ativadas imediatamente quando perante qualquer situação; por si só, isto não será grave, poderá ser mais grave se esses filtros são "negativos", se estão condicionados a um mundo de escassez, a um mundo selvagem onde é cada um por si, onde apenas os mais fortes sobrevivem.

Se forem estes os filtros, então tudo o que acontece pode ser visto como uma ameaça à sobrevivência de cada um, cada ato poderá ser visto como um ataque pessoal, como se colocasse em causa aquilo que somos e leva-nos a ver os demais como concorrentes,quando não, como o inimigo.

E tudo começou nos filtros que usamos ao percecionar a realidade, sem tomarmos a consciência que a realidade é um espelho do nosso interior, tudo aquilo que ocorre seja bom ou menos bom, é uma projeção de algo que existe em nós. É fácil de aceitar aquilo que julgamos como bom, já aquilo que é menos bom, procuramos encontrar um culpado, que não nós mesmos.

Fazemos uma projeção por forma a evitar lidar com a situação que existe em nós, por forma a encontrar um bode expiatório que nos alivie dessa sensação de culpa, ainda que inconsciente, devida à projeção. Mas enquanto não lidarmos com essas situações, que julgamos, de menos boas, de frente, elas continuarão a surgir na nossa realidade de diversas formas, até que lidemos com elas.

Tudo porque o chip do julgamento, os filtros que nos conduzem ao julgamento, continua ativo em nós. Assim sendo continuaremos a julgar incessantemente até ao momento em que estejamos preparados e recetivos para sermos livres, para despertar e perceber que nada há a julgar.

Quando nos libertamos da necessidade de julgar surge na nossa atenção um imenso espaço, uma imensa paz, que nos permite estar presentes de verdade na nossa realidade, em vez de dispersarmos a nossa atenção no julgamento, permiti-mo-nos vivenciar aquilo que se nos presenteia cada momento pelo que ele é, como se visse-mos tudo pela primeira vez, um mundo de novas oportunidades, com plena liberdade para o desfrutar sem rancores, sem bagagem passada a toldar a nossa realidade.

Sem julgamento entramos em fluxo com a vida e com tudo aquilo que ela tem para nos dar, em vez de tentarmos controlar aquilo que deve de ser a nossa realidade, baseado em filtros passados, podemos aceitar aquilo que a vida nos traz, pois ela traz-nos sempre tudo aquilo que precisamos em cada momento, em vez daquilo que julgámos que precisamos em cada momento.

E quanto mais em fluxo com a vida estamos mais tomamos consciência que tudo é perfeito assim como é, que nada precisamos de fazer, que tudo aquilo que julgávamos precisar já existe em nós de facto, que fazendo menos, muito menos, teremos mais, muito mais para desfrutar e partilhar com todos aqueles que partilham desta aventura que é viver uma experiência humana.

Mas não acredite apenas porque eu lhe digo que assim é, experimente por si e verá os resultados, permita-se por uma hora, por um dia, uma semana, não julgar nada do que ocorra na sua realidade, permita-se aceitar o que ocorre pelo que é, deixando-se levar no fluxo da vida e tire as suas conclusões. Como disse, basta começar por apenas uma hora e ir aumentando gradualmente, permita-se experimentar de facto, não a tentar, mas sim a fazer mesmo, sem julgar apenas presente para o que vier. E se entender por bem poderá partilhar comigo a sua experiência no seguinte email r23.renato@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...