quinta-feira, 27 de julho de 2017

O momento certo é quando acontece.



A vida é como é e no entanto tendemos, enquanto humanos, a achar que podemos controlar aquilo que a vida é e como ela se deve desenrolar. Achamos que sabemos o que é o melhor para nós e nesse sentido aquilo que deve ocorrer para que esse melhor aconteça. Na realidade muitas vezes somos confrontados com desilusões porque as coisas não são ou ocorrem como gostariamos que ocorressem.

E dai resulta a maioria das nossas frustrações e tristezas, o facto da realidade ser diversa do que desejaríamos que ela fosse e tendemos a entrar em guerra com a realidade, numa vã ilusão de que a podemos vencer. 

Acreditamos que podemos ser os donos do nosso destino, que podemos determinar o desenrolar da nossa realidade de feição aos nossos gostos e desejos, sejam as pessoas que dela fazem parte, sejam os acontecimentos e bens materiais que a constituem.

Nada mais ilusório poderíamos crer porque as coisas são como são, a realidade é aquilo que é e nós, de verdade, nada podemos contra essa realidade. Significa isso que devemos cruzar os braços? Que devemos desistir de tentar melhorar a nossa realidade?

A resposta é negativa, não devemos cruzar os braços, nem desistir de viver a realidade que se nos apresenta em cada momento, pelo contrário aquilo que nos é pedido é que desfrutemos dessa realidade de uma forma mais livre, de uma forma menos tensa e bélica. Só nos é pedido que estejamos presentes para a vida tal como ela se nos apresenta e agindo de acordo com o que a vida nos pede.

Porque de facto não temos como desistir da vida, não temos como deixar de a viver, por muito que tentemos fugir, porque nós somos essa vida em pleno, somos parte integrante total dessa vida. Não existe um eu e os outros. Não existe uma vida a acontecer ao "eu" que cremos ser, a vida não é algo que nos acontece de fora para dentro e que nos leva a reagir, bem ou mal.

A vida é aquilo que somos, a vida acontece em nós, por nós e para nós.

E como é bom que assim seja, o que isso significa é que passe o que passe nada pode beliscar a essência do que és de verdade, nada pode condicionar a vida que és, nada pode limitar a vida que és, nem mesmo essa personalidade limitada criadora de estórias que vai alimentando a ilusão de separação do todo.

Se estás vivo neste experiência humana, é perfeito que assim seja e não deveria ser de outro modo. Implica que tenhas valor só pelo facto de estares vivo, é teu pleno direito desfrutar da vida que és e ao mesmo tempo é uma obrigação tua cuidar dessa vida, cuidar de ti com amor e desfrutar desta experiência humana em pleno tal como ela surge.

Entramos nesta experiência humana sem nada e iremos acabar a mesma com esse mesmo nada porque o propósito disto tudo é o somatório de experiência vividas entre esses dois pontos e não o grau de acumulação material que atingimos. De nada serve guerreares com os teus semelhantes por algo que não poderás levar contigo no final desta experiência.

Tudo nos é emprestado e quanto mais partilharmos o que somos com os demais mais "ricos" seremos, riqueza essa que banco algum no mundo pode conter. Partilha aquilo que és genuinamente, com aqueles que te rodeiam, pois aquilo que és apenas tu podes ser, és unico, não existem cópias. 

Aproveita ao máximo, vive ao máximo sabendo que tudo ocorre no momento certo, nem antes, nem depois. Pode ser diferente do que achavas ser o melhor para ti e no entanto o momento certo é sempre, mas sempre o momento em que acontece. O que tiver de ser teu, teu será e ninguém te pode tirar isso. Desfruta do presente com amor e verás como tudo flui melhor. Experimenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...