Yoga do Riso

Yoga do riso


Trata-se de uma actividade lúdica constituída por exercícios de respiração inspirados no yoga (Pranayama) e exercícios de gargalhada.

Foi criada em 1995 na Índia pelo Dr. Madan Kataria, médico de família que estando ao corrente de diversos estudos científicos que provavam que o riso e a gargalhada tem inúmeros benefícios para a saúde e que mesmo quando o riso é fingido, é provocado os efeitos são os mesmos que o riso espontâneo assim resolveu criar uma actividade que leva-se o maior número de pessoas possível a rir de uma forma regular. Em Portugal o Yoga do Riso foi introduzido por Joanne Gribler (Ana Banana) começando de forma esporádica em 2003 e de uma forma mais estruturada e consistente apartir de 2006 sendo formados vários Líderes do Riso, sendo hoje mais de 160 e 30 Clubes do Riso no país.


Benefícios físicos do riso entre outros podemos destacar diminuição do stress; reforça sistema imunitário; combate a depressão, ansiedade; alivio da dor que se deve à libertação de endorfinas, o analgésico natural corpo; oxigenação maior de todo o corpo; assegurar um bom sono e reduzir o ressonar; etc.


Benefícios espirituais, mentais e sociais, o riso permite uma maior interacção social, um aumento da auto-estima; permite-nos ter uma perspectiva menos negativa dos acontecimentos podendo fazer um melhor juízo dos mesmos e uma melhor tomada de decisões comparativamente às pessoas que não riem; por outro lado ajuda a viver mais intensamente o momento, a não dispersarem ;liberta da sensação de medo, de raiva e aborrecimento que se traduz numa diminuição dos conflitos e uma maior tolerância à diferença de opinião; ajuda ao crescimento do espírito de equipa; o riso é ainda importante no combate à inibição, no desenvolvimento das capacidades de liderança, no reforço da criatividade; no aumento da produtividade; no aumento da assiduidade; etc




As sessões de Yoga do Riso podem ser para vários tipos de grupo:

- público em geral


- instituições


- empresas


Se está interessado em realizar sessões de Yoga do Riso ou outro tipo de informações contacte com:





Paulo Renato

Consultor de Desenvolvimento Pessoal

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...