Meditação


Meditação para quem acha que não consegue meditar

Os benefícios da meditação estão deveras documentados e provados por diversos estudos científicos e acima de tudo por todos aqueles que o fazem e demonstram tudo aquilo que de bom a meditação traz ás suas vidas.  

Existem no entanto várias ideias sobre o que é a meditação e sobre como se deve meditar, no entanto a meditação não é algo estanque, nem é algo de definitivo e fechado, existem diferentes tipos de meditação e diferentes abordagens sobre o que é meditar.

Existe por vezes uma ideia de que meditar é complicado, que exige muito esforço por parte de quem o pratica, que exige muitos anos de prática para se aprender a meditar, que a meditação não é para todos; tudo isso são ideias feitas e se as pessoas acreditarem nisso, como qualquer outras crenças, então para essas pessoas isso é real, é verdadeiro para elas.

No entanto a meditação não tem a ver com o se fazer algo, mas sim com a intenção, com a disponibilidade na sua prática, isto significa que meditar é a disponibilidade que te permites de estar contigo próprio, de estares presente no momento presente.

Podes meditar estando em atividade, ou estando parado em descanso, pois tem a ver com a tua aceitação do momento presente como ele se te apresenta, com ser esse espaço de quietude que presencia a realidade que percecionas em cada momento. 

Nós percecionamos o mundo como nós somos e não como o mundo é, meditar é abdicar por um momento de tentar controlar a realidade, de julgar aquilo que percecionamos da realidade e estar presentes para aquilo que surge, que nos é presenteado pela realidade,pela vida como ela acontece.

Meditar é esse imenso espaço que fica livre quando suspendemos o julgamento e nesse espaço livre verificamos como respira fundo o nosso ser, a nossa essência; as cores ganham um novo brilho, o ar torna-se mais leve e tudo se encaixa, tudo é como deve de ser, tudo flui como deve fluir, fluímos com a vida, somos essa vida, e como tudo é simples, como tudo é perfeito sendo como é.

Se quer começar a meditar comece por reparar na respiração, sem forçar nada, repare como sente a respiração em si, seja o ar a entrar nas narinas, seja na expansão e contração do abdómen, simplesmente repare. Tome atenção aos sons ao seu redor, como acontecem sem os classificar apenas tomando atenção quando ocorram. Repare nos odores que existam nesse local, deixe-se mergulhar nesse fluxo de sentidos,sem os classificar, sem os forçar, sem dedicar a atenção a nenhum em particular, apenas esteja presente. Quando os pensamentos vem, apenas observe, se algo o distrair, repare e volte a estar presente.

E isto pode fazê-lo pelo tempo que quiser, podem ser trinta segundos, um minuto, cinco minuto, o que for, basta que esteja presente para si, que esteja consigo nesse momento,experienciando a vida como ela é, como você é. Experimente.





Introdução à meditação
sessões individuais e em grupo
Por marcação: r23.renato@gmail.com ou 934203963

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...