quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Permita-se sentir aquilo que está a sentir



Aprender a lidar com as emoções e sensações que se manifestam em ti é o caminho para viveres uma vida plena e de satisfação, tal como mereces e tal como te está destinada, se assim o permitires. De seguida deixo-te algumas dicas de como fazer para lidar com as emoções.

Tu não és limitado ao que sentes

As emoções e sensações manifestam-se em ti, elas não são a totalidade daquilo que és. Tu és muito mais do que as sensações e as emoções que vais sentindo, que vais vivendo. No entanto enquanto humanos a tendência encontra-se na identificação plena com aquilo que são as emoções e sensações e pensamentos associados que surgem em cada momento. O que resulta dai é uma limitação ilusória do teu poder e uma submissão ao que surge como uma inevitabilidade. Mas tu és muito mais do que isso, tu és o espaço de consciência onde tudo isso ocorre e tornando-te testemunha dessas sensações e emoções ganhas liberdade sobre os efeitos que elas produzem em ti.

Fazer amizade com aquilo que sentes

Aquilo que sentes não podes deixar de sentir porque é o que estás a sentir e no entanto muitos de nós por vezes não quer sentir aquilo que está a sentir e tudo tenta para deixar de sentir o que está a sentir. Só na realidade quanto mais se resiste a sentir o que se está a sentir, quanto mais se procura evitar sentir o que se está a sentir, o que daí resulta é que essas sensações, essas emoções que queremos a todo o custo evitar, ganha mais força sobre nós, ganha mais influência, resultando desse modo um resultado contrário ao que desejávamos. A forma de resolver passa por em vez de resistir aceitar aquilo que está a sentir, fazer amizade com o que está a sentir e isso significa reconhecer o que está a sentir pelo que é, na forma como se manifesta no seu corpo, no conjunto de pensamentos que lhe estão associados. Procurar apreender o que lhe está a comunicar, isso mesmo, fazer amizade passa por falar com essa emoções, dar-lhes espaço para que se manifestem e desse modo é você quem controla o poder que essas emoções tem sobre si e os efeitos por elas produzidos e tal como surgem elas partem após expressarem o que tem de expressar.

Estar alinhado com a essência

Alinhar com a essência é resultado de estar presente no agora vivendo aquilo que é pelo que é, sem rejeitar nada, mesmo o que não gosta, mesmo o que desejaria que fosse diferente, porque não pode deixar de lado partes daquilo que você é, o todo é indivisível, mesmo que procure ignorar, ele continua sendo como é. Quanto mais alinhado mais em fluxo com a realidade está, menos barreiras terá que superar para viver o que tem de viver e desfrutar mais daquilo que tem para viver, com menos resistência e mais em sintonia com a sua essência perfeita. Sendo visível na realidade o quão alinhado está com a sua essência, quanto mais desconfortável, quanto mais resistência sente na sua realidade isso significa que mais desalinhado está com a sua essência. Ao estar alinhado com a essência reconhece que nada acontece por acaso, tudo contribui para o seu crescimento, contribui para elevar o seu nível de consciência e desse modo a guerra com a realidade cessa e a paz que o habita torna-se manifesta na sua realidade.

Ser mais empático

A empatia significa perceber a realidade do ponto de vista do outro, procurar sentir como o outro está a sentir e não julgar desde o seu ponto de vista que é necessariamente diferente do ponto de vista do outro. Isso não implica que tenha de concordar, que tenha de aceitar como certo para si aquilo que o outro faz, aquilo que o outro está a sentir. O que implica é que se permite colocar no lugar do outro e desse modo verá que o outro procura fazer o seu melhor de acordo com o seu nível de consciência, mesmo aqueles que tem comportamentos que considera como desadequados, do ponto de vista deles existem razões plausíveis para tais comportamentos, mais uma vez reforço que isso não implica aceitação incondicional da sua parte porque se esses comportamentos forem desadequados ao que é tido como legal, como razoável, como agressivo perante os demais, esses comportamentos devem de ser lidados para colocar um termo aos mesmos, não deixando no entanto essas pessoas de serem seres humanos que devem de ser lidados como tal e como nada acontece por acaso, aquilo que eles vem ensinar à sociedade em que estão inseridos deve de ser lidada de frente em vez de ser ignorada ou chutada para canto. Lidando de frente a ocorrência desses comportamentos vai diminuindo e com empatia chegará o momento em que deixa de ser necessário a sua ocorrência.

Tempo livre para ser

É relevante que se conceda uma pausa nesta sociedade contemporânea tão acelerada, onde tudo acontece rapidamente e por vezes se esquece de valorizar aquilo que sendo básico é fundamental, é essencial para aquilo que somos, coisas como a respiração, o ar que respiramos são dados como adquiridos e desvalorizados a não ser quando nos falta. Dando valor ao que somos tal como somos, relembrando a quantidade de funções que acontecem em simultâneo para garantir a vida que somos. Cada ser humano é um universo por si só, dentro de si acontecem muitas funções que estão interligadas e que lhe permitem ser quem é. Por isso dar-se um tempo só para si, por mais pequeno que seja, é relevante para sentir a sua essência e relembrar o quão perfeito já é sendo como é. Para relembrar que tem muitos mais recursos em si do que julga possuir e tem muito mais poder do que julga ter. Ao tomar um tempo livre para si permite-se deixar respirar o ser pleno que é e que ele se manifeste no aqui e agora e lhe mostre o caminho a seguir.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...