segunda-feira, 11 de março de 2013

Estar presente para a mudança


A mudança é um processo e será mais ou menos demorado de acordo com o compromisso que se assumir em relação à mudança que se deseja e como tal esse compromisso tem a ver com uma entrega e uma prática continuada. 

Para a maioria dos humanos as mudanças são difíceis, se fossem fáceis ninguém se queixava e todos a conseguiam sem esforço, e quero ressalvar que isto é possível de ocorrer desse modo, mas para a maioria assim não é; e isso é assim porque as mudanças requerem o dispêndio de energia e dá trabalho, é necessário perseverança e resiliência para seguir em frente e alcançar as mudanças.

E as mudanças que ocorrem serão na maior parte das vezes diferentes das que desejávamos, mas serão aquelas que serão o melhor para nós, a vida dá-nos sempre aquilo que precisamos e não aquilo que achamos que é o melhor para nós, ainda que possam por vezes ser coincidentes.

Assim se desejas mudanças na tua vida o primeiro passo para conseguires que isso ocorra é estares presente, a tua vida só pode ser vivida por ti, mais ninguém a vive por ti, ainda que muita gente possa dar muitas opiniões sobre o que é o melhor para ti, só tu podes viver a tua vida. E para isso estar presente em cada momento é essencial.

E como é que faço para estar presente em cada momento, perguntas tu.

Estar presente significa estar com atenção plena, ou seja, onde estiveres está lá, o que estiveres fazendo estás a fazê-lo focado e não a vaguear nos teus pensamentos, por exemplo neste momento em que lês estas palavras estás focado nestas palavras, sem julgar, pois se ao leres estas palavras começares a julgar e isso será por exemplo ter pensamentos como, "pois isso é bonito mas é falado",ou "para mim isto é muito complicado", etc. Isso leva-te para fora deste momento presente.

Se te focares nas palavras deste texto e deixando que elas ressoem em ti, na tua vibração, nas sensações que passam no teu corpo e ficares apenas observando tudo isso, sem julgar, apenas presente.

Esta atenção plena é passível de ser treinada, podes começar por dedicares períodos curtos, 2 a 3 minutos a simplesmente estar, sem fazeres nada, apenas a estar observando as sensações e podes fazê-lo de olhos fechados ou abertos;se quiseres outra forma é focares-te na respiração, observa o ar a entrar a percorrer o corpo e depois a sair, apenas centrado na respiração e inicialmente bastam períodos curtos que podes ir alargando à medida que fores praticando e estando mais confortável com a prática.

A prática faz o mestre, isto aplica-se a tudo, um bebé até caminhar vai dando quedas, quando aprendeste a ler de inicio também parecia complicado e com a prática tornou-se simples; e muitos outros exemplos tens na tua vida disso mesmo.

Quanto mais praticares a presença, a atenção plena, mais ciente da tua presença serás e assim mais disponível para a vida estarás e para todas as mudanças e desafios que ela tem para ti, estarás mais recetivo aos sinais que a vida te dá e que te poderão orientar ao  melhor de ti. A escolha é tua, a decisão é tua e quando o escolheres será o momento adequado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...