segunda-feira, 6 de março de 2017

Deixe de se colocar em último lugar





O ser humano é um ser relacional, vive em comunhão com outros seres e necessita disso para desfrutar em pleno esta experiência de viver o que é ser humano, o que é estar limitado num corpo e numa mente. E enquanto humanos há uma necessidade de aprovação de outros, umas pessoas necessitam mais dessa aprovação do que outras e também podem necessitar obter essa aprovação de um maior número de pessoas, enquanto outras lhes basta a aprovação da pessoa amada.

Uns e outros estão certos, sem estar totalmente certos, pois a necessidade de aprovação é intrínseca à condição humana e deve começar pela aprovação do próprio. Quanto melhor for a aprovação daquilo que é por si mesmo, melhor será a aprovação dos outros relativamente àquilo que é, os outros são um reflexo do modo como se vê, do modo como se trata.

Se se colocar sempre em último lugar, procurando agradar sempre aos outros, mesmo que não seja essa a sua vontade, com vista a obter a aprovação dos outros, mais cedo ou mais tarde verá que as concessões que tem de fazer tendem a aumentar e o seu grau de insatisfação também.

Permita-se cuidar de si, permita-se colocar em primeiro lugar. E isso não é egoísmo, é amor-próprio. Só será egoísmo se desconsiderar os demais, se passar por "cima" dos outros em busca da sua plena satisfação semeando mal-estar nos outros.

Quanto melhor se sentir consigo própria, melhor estará para cuidar dos outros, para criar relações empáticas com eles e sem descurar os seus desejos e sentimentos oferecer o melhor de si.

Permita-se fazer uma pausa do turbilhão do dia-a-dia, sempre em busca de fazer aquilo que julga ser o esperado de si, em busca da aprovação dos outros com medo de que se não fizer isso será rejeitada, será deixada para trás. Fazendo uma pausa olhe para dentro, olhe para essas sensações que se manifestam quando procura agradar aos outros e o que tem de abdicar para que isso aconteça.

Faça uma pausa e respire conscientemente, repare como respira, qual a cadência do seu respirar, qual a profundidade. Quanto mais consciente estiver da respiração mais centrada no presente estará, mais ciente da sua vivacidade estará e como isso lhe amplia os seus recursos internos para lidar com a realidade externa.

Permita-se ouvir a sua intuição, ela fala consigo se assim o permitir, ela diz-lhe o que é o melhor para si em cada momento. É a sua bússola interior,o seu gps, indicando o caminho a seguir, ao encontro do melhor de si e do melhor para si. 

A boa notícia é que normalmente aquilo que é o melhor para si contribui para o melhor daqueles que ama e deseja cuidar bem.

Seja honesta consigo, deixe de tentar mascarar os seus sentimentos, deixe de evitar sentir aquilo que a deixa desconfortável. O que quer que aconteça é perfeito que aconteça, mesmo quando dói, deixe doer, sinta a dor e ouça o que ela lhe comunica. 

Fazendo isso a dor como surge parte e desse modo não ganha controlo sobre si, como acontece quando a procura evitar a todo custo, seja com comprimidos, seja fazendo coisas que a mantenham ocupada e assim longe dessas sensações desconfortáveis. No entanto elas ficam latentes esperando o momento de se manifestarem até que lhes dê a devida atenção.

Por outro lado poderá tender a racionalizar demasiado aquilo que sente, principalmente naquilo que lhe desagrada, naquilo que mexe consigo e essa racionalização,mais uma vez, tem como objetivo único evitar viver as emoções, as sensações desconfortáveis para si. 

Enquanto as racionaliza, enquanto cria estórias sobre elas não as está a viver em pleno, como se isso as impedisse de existir, numa esperança que ao pensar nelas elas possam ir embora porque as tenta "compreender". E no entanto as sensações, os sentimentos são para se viver, para os vivenciar e assim aprender o que nos querem ensinar.

Escolha agora colocar-se em primeiro lugar, escolha viver a vida que é em toda a sua plenitude. Naquilo que considera como bom e também naquilo que lhe desagrada, naquilo que lhe é desconfortável e sentindo o que tiver de sentir avance no agora, no momento presente e verá como tudo está bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...