quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O que te falta de verdade



A sensação de que te falta algo mais, condiciona a forma como vives o momento presente, pois se sentes que te falta alguma coisa nunca estás verdadeiramente satisfeita com o que existe no momento presente e na realidade apenas existe o momento presente. Logo estarás desperdiçando a sua vivência projetando num futuro idealizado que nunca se realizará porque o futuro não existe senão sob a forma de pensamento no presente.

Tudo aquilo que desejas de verdade, em essência, já existe no momento presente e a única forma de teres isso ciente é estando focada no aqui e agora. Sempre que não estejas presente estarás a divagar numa ilusão que leva a tua atenção para longe do que de facto já existe aqui e agora. Sendo que aquilo que é verdadeiramente essencial não se limita nos bens materiais, ainda que estes não se excluam.

O desejo de algo mais só te dará como resultado mais do mesmo, pois quando vislumbras alcançar o que antes tanto desejavas, novos desejos surgem para continuar a sugar a tua energia e atenção do presente. O que fazer então para solucionar isso? Começando apenas prestando atenção à vida que és, à vida que insufla o teu corpo e as milhentas funções que ocorrem agora mesmo dentro de ti à medida que lês estas palavras.

Faz uma pausa na leitura e observa as sensações que se manifestam em ti e ao teu redor. Seja a respiração a ocorrer. De que modo o ar entra em ti? Está quente ou frio? Que outras sensações surgem no teu corpo? E ao teu redor que sons ouves? Pouco a pouco vai notando nessas coisas que acontecem em simultâneo sem te prender em nenhuma, apenas permite-te observar onde a tua atenção te levar.

A atenção és tu quem controla, tu decides onde colocas a tua atenção e quanto mais ciente disso estás mais em contacto com o momento presente estás e mais ciente daquilo que ocorre estás, ganhando assim consciência de aspectos teus que desconhecias possuir. E quando conseguires estar presente descobres que o que acreditavas que te faltava na realidade não te falta.

Porque normalmente aquilo que associamos ao que cremos que nos falta não tem a ver com os objetos ou as pessoas em si e sim naquilo que nos fazem sentir, naquilo que despertam em sensações dentro de nós e são essas sensações que buscamos e não os objetos ou as pessoas em si. Ao estarmos presente no agora isso liberta-nos para desfrutar mais dos objetos que já temos e também da companhia das pessoas que fazem parte da nossa realidade, começando evidentemente por nós próprios.

Deixando de ser tão carentes podemos apreciar verdadeiramente as coisas como elas são e não como gostariamos que fossem para satisfazer os nossos desejos. Aquilo que temos como problemas na nossa realidade resulta desse desfasamento entre aquilo que julgamos deveria ser a realidade e aquilo que é essa realidade. 

Como não temos o controlo sobre a realidade e todos os que dela fazem parte resulta em frustração, em tristeza e quanto mais nos enredamos nessa teia, mais difícil se torna sair dela e sendo nós energia atrairemos mais situações que vibram nessas mesmas frequências. Deixando de combater a realidade descobrimos que tudo é mais simples do que pensamos que é e entrando em fluxo com a vida que somos, esta mostra-nos o caminho a seguir, sendo que passe o que passe tudo está bem, mesmo nos momentos em que não nos parece que assim seja.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...