quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Tu és único



Tu és único, mais ninguém é igual a ti e nada pode retirar o que quer que seja ao teu valor, pois o teu valor é inegociável, nem mesmo tu podes diminuir o valor que tens. E esse valor é-te dado pelo simples facto de existires, é a vida que és que te atribui esse valor. Ao nascer já és um vencedor, pois a vida que tens não tem preço, e nada nem ninguém pode retirar uma virgula que seja a esse valor.

Sejam quais forem as circunstâncias que se desenrolem ao longo da tua vida nada belisca a essência do que és. Dito isto por vezes a vida coloca-te situações limite, em que és colocado à prova, em que te vês confrontado com situações que julgas não ser capaz de enfrentar e superar. E no entanto se acontece, isso  implica que tenhas a capacidade e os recursos para superar o que quer que ocorra na tua realidade e é assim não porque eu o diga e sim porque é o que ocorre.

A vida só te dá situações que possas suportar, que possas lidar ainda que isso seja diferente do que julgas ser a melhor forma de resolver determinada situação, por vezes aquilo que crês ser o melhor para ti, aquilo que desejavas que ocorresse não é aquilo que melhor serve esta tua experiência humana e quanto mais resistires ao que a vida te dá mais alimentas aquilo que é o sofrimento.

Porque o sofrimento é opcional, é uma escolha tua, O sofrimento resulta das estórias que constróis em torno do que acontece na tua realidade. O sofrimento resulta da tua rejeição do que acontece, resulta da tua tentativa de forçar que a realidade ocorra de determinada forma e quando assim não é resulta em sofrimento, resulta em frustração.

Logo a melhor opção para ti é fazer as pazes com a tua realidade e isso não implica que aceitas tudo sem mais, que não possas julgar o que ocorre como bom ou mau, porque isso é anti-natura para o ser humano, é parte desta experiência humana essa capacidade de julgar em cada momento aquilo que somos, aquilo que acontece e por isso mesmo existem os contrastes, para que possamos escolher o que nos faz sentir melhor ou pior. 

No entanto tanto o que gostamos como o que não gostamos tem exactamente o mesmo valor para aquilo que é a nossa essência, nenhuma delas belisca o que quer que seja a nossa essência, tanto o que gostamos como o que nos desagrada são meras vivências para a nossa essência. Sabendo isto continuarás a ter as tuas preferências e no entanto aceitas o que ocorre pelo que é, sem ter de sofrer quando seja diferente do que gostas mais ou julgas ser o melhor para ti. 

A isso se chama liberdade, a isso se chama ser iluminado. Aceitar a realidade tal como ela é com desapego, continuando a agir enquanto humano, com todas as limitações que essa condição humana acarreta e com a certeza de que passe o que passe tudo está bem, tudo acontece como tem de acontecer e no momento certo para acontecer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...