sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

3 Dicas para potenciar o teu ano



Um novo ano deu inicio e em vez de renovares desejos sobre o que desejarias que mudasse na tua vida e que ao fim de alguns dias esqueces e mergulhas nas mesmas atitudes e ações de sempre desejando que produzam resultados diferentes que como sabes acabam por nunca acontecer. Tu podes fazer diferente e isso poderá levar a resultados melhores ou não, mas seguramente permitir-te-à crescer, evoluir. Aqui ficam algumas dicas que te ajudam a potenciar o teu ano.

Libertar bagagem

As mudanças que desejas na tua vida precisam de espaço para acontecer, quer na tua atenção, quer espaço físico. Enquanto estiveres apegado ao que te é conhecido, ainda que partes desse desconhecido já não te sirvam mais, mas continuas apegado porque já sabes com que contar, já sabes como lidar com isso. 

No entanto a frustração vai aumentando porque sabes que precisas de mudar e as mudanças não acontecem. Libertando espaço sem apegar ao que julgas ser o melhor para ti que possa surgir, tu permites que a vida te surpreenda e verás como ela está desejosa por o fazer. A vida sabe o que é o melhor para ti, mas respeita a tua vontade e a tua disponibilidade para aprender e evoluir, ela respeita os teus ritmos.

Deixando partir o que já não te serve mais, aquilo que já nada acrescenta porque já cumpriu a sua função, já te ensinou o que era suposto, tu permites que o novas situações surjam, novas pessoas surjam e te tragam novos desafios e confirmações também. Ninguém surge por acaso nas nossas vidas, seja por muito ou pouco tempo, as pessoas surgem e permanecem o tempo certo nas nossas vidas para nos ensinar e aprender connosco. E depois tal como surgem podem partir cada um levando um pouco do outro e mais ricos para enfrentar novas situações.

Aceitar a diferença

Todas as pessoas são diferentes, cada uma é a soma de todas as aprendizagens que foi tendo, de cada contacto das pessoas que foram surgindo nas suas vidas, são resultado das circunstâncias em que cresceram e foram educadas. Isso faz com que a perspectiva que cada um tem sobre o que é o melhor e o pior para si seja diferente. 

E em face a uma mesma situação, o modo como cada pessoa perceciona essa mesma situação é diversa. Assim sendo podes entrar em conflito com as diferentes visões dos outros ou aceitar as suas diferenças de opinião, aprender com elas aquilo que te for mais útil e ficarás assim mais rico sem deixar de lado aquilo que é a tua versão, poderás sempre manter a tua opinião ou evoluir essa mesma opinião. De uma  forma ou de outra ficas sempre a ganhar.

Aceitando a diferença descobres como é rico e abundante o mundo, ele aceita todas as opiniões, todas as perceções da realidade, não exclui nenhuma. A diferença é o que te permite evoluir, o que te permite expandir a tua perceção da realidade e elevar o teu nível de consciência. Porque diferente não implica que seja pior, que seja mau, é apenas isso mesmo, diferente e as coisas vão evoluindo ao longo dos tempos, temos hoje situações que à décadas atrás eram inaceitáveis e hoje são banais, como por exemplo o direito a votar para as mulheres, o direito ao divórcio, o casamento de pessoas do mesmo sexo, etc.

Praticar a presença no agora

O único momento real é o agora, tudo o resto é uma construção mental, existe apenas sobre a forma de pensamento. Seja um passado que já não podes alterar, a não ser no modo como permites que te afecte, seja um futuro que tanto anseias mas que nunca chegará porque quando ocorrer será sempre no agora. 

É possível praticares estar presente no agora e fazes isso tomando atenção aos pensamentos que surgem na tua mente e quanto mais observares esses pensamentos mais ciente ficas que tu és muito mais que esses pensamentos. Os pensamentos ocorrem em ti, mas não te definem, não te limitam a não ser que escolhas que o façam.

De inicio pode parecer difícil esta observação dos pensamentos e presença focada no agora, mas com prática vais conseguindo cada vez melhor porque de facto é o teu estado natural, é a tua essência viver o agora livre de limitações, livre de condicionalismos. Os pensamentos não são maus por si só, aquilo que se pode tornar "mau" é o apego aos mesmos e total identificação.

Tu és livre e tens tudo o que necessitas no agora para desfrutar em pleno da tua vida tal como ela é. Ao praticar a presença no agora relembras que assim é, experimentas que assim é. Mais do que palavras que ouças ou leias, é a experiência que verdadeiramente te comprova aquilo que és de verdade e o quão forte e poderoso és, sendo como és.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...