segunda-feira, 28 de maio de 2012

4 Passos para acalmar a mente



A mente está sempre a trabalhar e enquanto nos identificamos a 100% com ela estamos a limitando a consciência de quem somos de facto. Ela produz constante julgamento sobre a realidade em que vive,mas a realidade em que vive resulta e muito daquilo que ela perceciona e que depois vê projetar-se no seu exterior.   

São as crenças que se formam na mente que depois procuram na realidade externa as provas que validam essas crenças.Ocorrendo uma espécie de profecia auto-realizada. E enquanto não tomas consciência que és muito mais que apenas essa mente e o corpo que ela controla, como que, vives apenas em piloto automático, deixando de experienciar em pleno todo o teu potencial criador.

Como acalmar a mente?

Aqui ficam 4 passos para o fazer:

1 - Observa
Permite-te observar apenas o que se passa na mente,repara nos pensamentos que surgem e partem constantemente,sem te agarrar a nenhum.Observando apenas, repara na sua duração, no espaço que existe entre pensamentos.Sê um observador, sem julgamentos, sejam quais forem os pensamentos.

2 - Sente
De que forma esses pensamentos se refletem no teu corpo, quais as sensações que surgem,que emoções se despoletam com esses pensamentos.Sente e fica atento a todas as sensações,sejam elas mais ou menos confortáveis.

3 - Silêncio/Paz
Tu és esse imenso espaço onde esses pensamentos ocorrem e por forma a tomares consciência desse espaço, repara nos intervalos entre pensamentos,quanto mais praticas, mais consciente te tornas desse espaço.Sê apenas uma testemunha silenciosa de tudo o que se passa nesse espaço,sem interferências.

4 - Presente
A importância de estar presente em cada momento,quando te deixas divagar pelos pensamentos, deixas de estar presente e vives apenas nas memórias do passado ou na ilusão de um futuro imaginado.
Só estando presente entras em contacto com a tua essência e podes vivenciar a ilimitação e intemporalidade  do teu Ser.



Acalmar a mente pode te parecer difícil, mas é através da prática continuada e intencional que o consegues fazer,que tomas consciência de quem és de facto.Se estabeleceres como tua intenção conheceres a tua realidade como ela é,conheceres de facto o teu Ser, depois basta-te confiar e aceitar a ideia de que quando estiveres preparado para que isso aconteça, então acontecerá, sem pressas ou pressões da tua parte.
A ti só se pede que confies e entregues ao universo, à tua essência( ou outro nome que te for mais confortável) o momento certo para acontecer, e estando recetivo e vivendo cada momento presente, quando acontecer terás a consciência que acontece.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...