terça-feira, 7 de agosto de 2012

3 Pontos para lidar com a critica


A critica faz parte da realidade humana, o julgamento está sempre presente e é esse um dos maiores medos que impedem as pessoas de serem elas próprias, o medo daquilo que os outros possam pensar delas,da reação que elas vão ter às suas ações.

Contudo aquilo que os outros irão pensar sobre aquilo que fazemos tem mais a ver connosco próprios do que com as outras pessoas, estas na verdade estão a projetar as ideias que temos sobre nós próprios,ainda que inconscientes em determinados casos.

O mais importante é a forma como iremos reagir a essas criticas,pois as criticas irão existir sempre, a única coisa que muda  é a forma como lidamos com elas e isso faz toda a diferença.Quando estamos perante uma critica podemos reagir, como acontece com a maioria das pessoas, na defensiva, rejeitando a critica ou assumindo o papel de vitimas. 

Esta é uma opção, pode no entanto usar as criticas e aprender com elas e evoluir,elevar o seu nível de consciência, e como pode fazer isso:

1 Ouvir a critica

Conhecer o conteúdo da critica, aquilo que é dito, em vez de a rejeitar de imediato e começar a defender-se
perceber qual o grau de verdade que está implícita naquela critica, pois de certeza que alguns dos aspectos da critica serão verdadeiros para si, ou já o foram em determinadas situações da sua vida. E o facto de nos "obrigarmos" a ouvir faz com que estejamos presentes e quanto mais presentes estivermos, melhor preparados estaremos para lidar com qualquer situação. 

2 Evitar reagir de imediato

Quando confrontados com uma critica teremos a tendência de reagir de imediato, não dando tempo de processar a informação e acabaremos por dizer aquilo que não gostaríamos de  ter dito e que mais tarde nos arrependemos. Evitando de reagir de imediato poderemos ver em nós que reações ocorrem após a critica e de que forma isso condiciona quem somos de verdade. Será que meras palavras podem diminuir a essência do nosso Ser? Pode, se o permitirmos, diminuir a consciência que temos sobre a nossa essência, pois a nossa essência é imutável e perfeita.

3 Aprender com os erros

Errar é natural todas as pessoas erram, uns podem errar mais do que os outros, normalmente erra menos quem não faz nada,mas isto por si só será um erro. A questão não se coloca no facto de se errar ou não, mas sim naquilo que fazemos com os nossos erros. Se optarmos por os aceitar, em vez de os rejeitar criando resistências que apenas aumentam os efeitos dos erros, aceitando-os, apreciando aquilo que eles tem para nos ensinar, sairemos mais fortes no final do processo. Logo haverão criticas que tem razão de ser, porque erramos e não tem mal nenhum, aceitemos essas criticas com gratidão pois elas nos farão crescer.


Aprender a lidar com a critica leva a um maior autoconhecimento, leva a uma escolha de liderança sobre a realidade e não apenas uma mera vítima das circunstâncias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...