segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Como te livrares das estórias difíceis



Em certos momentos das nossas vidas somos confrontados com situações que preferiríamos que não existissem, que não estivessem lá, e no entanto estão lá; importando apenas, aquilo que fazemos com essas situações, que importância sobre nós, logo sobre a nossa vida, concedemos a tais situações.

A forma como escolhermos lidar com essas situações irá ditar a perceção que temos da felicidade e do quão simples ou complicada é a nossa vida. Assim proponho-te um desafio, que é pegares numa situação atual que preferisses não existir. Se não tiveres nada atualmente, pensa em algo do teu passado, mas que ainda te incomode.

Com essa situação em mente repara no que isso te faz sentir, que sensações surgem em ti e de que modo se manifestam, enquanto estás a pensar nessa situação. De preferência toma nota, ao escrever ganhas uma diferente perspectiva da situação. 

Chamo a atenção para o facto de que os pensamentos que tens sobre essa situação ampliam os efeitos que se manifestam em ti, observa isso e tira notas.

Esta exercício permite-te estar mais consciente da situação no seu todo e de que modo ela te afecta. Quanto mais perceção tiveres dos seus efeitos mais poder sobre ela tens e mais fácil se torna a sua resolução para ti. Assim como ganhas consciência que és maior que essa situação e todos os seus efeitos.

Após realizares este primeiro exercício, o que se segue serve para desapegares dessa situação e mesmo que ela não se altere, tu ficas livre dela e dos seus efeitos, podendo assim incrementar o teu poder de a solucionar.

E começa por responder a esta questão: Quem és tu sem essa estória? ( sim está com e, porque ela é uma ilusão, uma criação tua.) De que forma te sentirias se não tivesses essa situação na tua realidade?

Em vez de responder de imediato deixa que as perguntas mergulhem em ti, deixa que elas façam o seu trabalho, deixa que a tua intuição possa te ajudar. Porque a tendência da mente é controlar tudo, é justificar tudo, por forma a manter o controlo. Mas tu não és apenas essa mente, tu és muito maior, és esse espaço ilimitado onde tudo isso ocorre.

Quando observas essas questões e as deixas respirar, naturalmente as respostas começam a surgir e a tua verdadeira essência faz-se notar, pois ela nunca deixou de estar ai onde estás, pois nunca deixas de ser quem és em essência, por muito desconectada que possas estar, nunca deixas de ser quem és. Mas quem és, não é quem pensas que és, é muito mais do que isso que pensas ser.

E as situações como a que estás a trabalhar neste exercício, servem para que possas relembrar quem és de verdade e não para te diminuir como crês que é, quando estás totalmente identificada com essa personalidade que crês ser.

Aprendendo a questionar as estórias que a mente cria verás, que a mente, mente muitas vezes. E é a tua atenção que torna reais ou não essas estórias. No entanto todas elas servem de aprendizagem, podes aprender com elas e desse modo elevar o teu nível de consciência, assim como ficarás mais livre para desfrutar da realidade como ela é com desapego.

P.S: Aguardo os resultados dos teus exercícios, partilha pelo mail  r23.renato@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...