segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ser bem sucedido a obter as mudanças que deseja




Mudar é uma tarefa normalmente difícil e por isso, muitas pessoas desistem rapidamente de tentar e resignam-se. Se a mudança fosse fácil todos a faziam e na verdade menos valor teria, pois mais do que mudar, aquilo que é o mais relevante é o processo até alcançar a mudança.

Mais do que mudar o que releva é a forma como se faz a mudança.

Mudar por mudar não resulta em nada, por isso é relevante se desejas mudar, saber o porquê de desejares essa mudança.

O que te faz querer mudar? 

O que esperas conseguir com a mudança? 

O que achas que isso te trará?

Responde com clareza a estas questões, toma o teu tempo para evitares precipitações. 

Ser claro naquilo que queres mudar é um auxiliar para que possam resultar de verdade as mudanças que desejas, pois mais do que atingir rapidamente mudanças, aquilo que é importante é que essas mudanças sejam sustentadas.

Por vezes conseguem-se mudanças rápidas, por exemplo na perda de peso, mas que em pouco tempo são revertidas essas mudanças e até pioradas face à situação anterior. A razão para que tal ocorra deve-se ao facto de não terem sido consolidadas as mudanças.

A solução passa por fazer as mudanças que desejas em pequenos passos, pequenas mudanças distribuídas no tempo vão-se consolidando e dessa forma tornam-se sustentáveis e mais fáceis de conservar, permitindo uma evolução gradual.

Algo que pode ser também importante para sustentar as mudanças é encontrar pessoas que tenham encetado o caminho que tu desejas trilhar, ou seja, que já estejam a fazer, ou sejam, aquilo que desejas ser ou fazer. E assim aproveitar a experiência delas e aprender com os erros que elas cometeram e os obstáculos que tiveram de enfrentar. 

Mas que elas sirvam apenas como referência e não como algo que tenhas de copiar. Pois cada um trilha o seu caminho de acordo com a sua experiência e as suas necessidades de aprendizagem para evoluir, pois nada acontece por acaso na nossa vida.

As mudanças reais não acontecem de forma instantânea, mas sim de uma forma sustentada na tua atenção e dedicação, numa prática continuada que se vai refletindo pouco a pouco na tua realidade e é também importante que vás observando o quanto vais conseguindo ao longo do processo. Celebrar as pequenas mudanças serve de motivação para as que se seguem. 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...