sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Dicas para parar de se queixar


A realidade da maior parte dos humanos ao longo das suas vidas não é um mero passeio, os desafios e as dificuldades serão algo que terão de ser confrontados em algum ou alguns momentos das suas vidas. No entanto aquilo que é verdadeiramente determinante é o que fazem perante esses percalços, sejam eles mais ou menos duradouros e o que decidirem fazer dita a qualidade da sua vida percecionada.

Uma das atitudes mais comuns é o queixume, perante as adversidades procura-se encontrar sempre justificativa ou culpados para as mesmas. E ai tudo serve, desde o clima, ao tempo, às condições materiais, as pessoas envoltas na situação, etc.

O queixume é uma armadilha que o próprio cria para si.

Quanto mais se queixa uma pessoa, aquilo que irá obter é mais motivos para se queixar. Ela assume um papel de vitima, de injustiçado e quando não encontra mais nenhuma justificativa terrena, culpa a vida, Deus ou o universo, de acordo com as suas crenças.

O grau de queixume não é igual para todos, pois em algum momento das nossas vidas já nos queixamos de algo, e isso é parte da natureza humana, já quando fazemos do queixume uma constante, algo que se torna a primeira reação ao que quer que ocorra na realidade, deixa, então, de ser "natural" para ser uma identificação, como que uma característica pessoal.

E deixa de ser agradável estar na presença de alguém que está sempre a queixar-se, seja por que motivo for. Conduzindo isso a um afastamento gradual das pessoas, o que só pode incrementar os motivos de queixume.

O que fazer então para deixar de se queixar tanto?

1 Faça as pazes consigo mesmo
Quanto mais em paz consigo estiver, com aquilo que é no momento presente, mais razões terá para parar de se queixar. Poderá a sua realidade ser diferente daquela que acha que merecia, daquela que desejava que fosse a sua, mas o queixar-se disso não o vai ajudar a modificá-la, pelo contrário.

2 O passado é isso mesmo passado
Uma das maiores fontes de motivos para o queixume é o passado, pessoas que se arreigam no passado em algo que aconteceu e revivem vezes sem conta esse algo nas suas cabeças, ainda que já tenha terminado e que nada possam fazer. Continuam a alimentar e a viver emocionalmente esses acontecimentos e desse modo impedem-se de viver aquilo que a vida lhes dá agora.

3 Abertura ao novo
Ainda que acredite ter motivos para se queixar, se se fechar nesses motivos irá estagnar. Por outro lado se se abrir ao novo, tornará ciente um mundo de possibilidades infinitas que poderão ser muito melhores do que poderia desejar à partida. E para isso só é preciso a sua vontade, a sua disponibilidade.

4 Gratidão
Mude o foco da sua atenção, em vez de se queixar tanto pelo que não tem, procure agradecer tudo o que já tem, por muito pouco lhe pareça isso que seja, o seu bem mais precioso por si só já é motivo suficiente para se sentir grato todos os dias e que é o simples facto de estar vivo, o poder sentir o ar que respiram, as batidas do coração, a possibilidade de se emocionar. Como isso é belo e por vezes tão pouco valorizado, só quando estamos prestes a perder a vida é que reparamos no seu imenso valor.

5 Sorria
O simples facto de sorrir ajuda a ter uma perspetiva diferente sobre essas situações pelas quais se queixa. Sorrindo mais, verá que ninguém conspira contra si, que a vida, o universo não querem o seu mal ou se esqueceram de si, pelo contrário a vida está ai para o apoiar, para o guiar, até porque a vida não é algo que lhe aconteça de fora para dentro, mas é sim aquilo que você é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...