quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Como tornar melhor os teus relacionamentos



O ser humano é um ser relacional, estamos sempre a relacionarmos-nos com outros seres, não só humanos, como os animais e vegetais. O meu foco neste texto vai para os relacionamentos entre humanos, visto serem os mais centrais na nossa realidade.

A maior parte das pessoas relaciona-se com os outros a partir de um ponto de vista daquilo que eles fazem, do que dizem ou deixam de dizer ou fazer. Ou seja é uma relação mais reactiva do que pró-ativa, resultando dai uma "ilusória" perda de poder pessoal. Verifica-se tanto nos relacionamentos pessoais como profissionais.

A forma de melhorar os teus relacionamentos, sejam de que tipo for, passa por um maior autoconhecimento, este é a chave para que desbloqueia qualquer dúvida, qualquer problema, porque a realidade em que vives, tudo o que nela ocorre, é um reflexo da tua realidade interna.

Logo a solução passa por estares mais atenta ao que se passa dentro de ti em cada momento. Isto é simples porque possuis todos os recursos para o fazer. Já ser fácil ou difícil, depende apenas de ti e do grau do teu autoconhecimento. 

A maior dificuldade que o ser humano pode enfrentar é o confronto consigo mesmo. 

É difícil para a maioria das pessoas olhar para dentro, principalmente para o seu lado "sombra", para aquilo que não gosta em si, sendo mais fácil projetar esses aspectos que nos desagradam nos outros e culpá-los por nos fazerem sentir mal.

Os relacionamentos mais complicados que surgem na nossa vida são uma chamada de atenção para esse lado sombra que preferimos ignorar e essas pessoas mostram-nos que por muito que tentemos ignorar ele continua lá e influencia a nossa realidade e quanto mais o ignorarmos mais força e poder ganha sobre nós.

Tu possuis a resposta, o poder de solucionar essa situação e assim tornar mais pacifica a tua realidade. Essa resposta passa por estares mais ciente do que ocorre em ti no agora, que tipo de sensações surgem no teu corpo, que tipo de pensamentos surgem e que vais alimentando com a tua atenção.

Estar atenta ao que procuras evitar, seja sentir, seja pensar, pois aquilo que procuras evitar dá-te uma indicação do que necessitas de lidar e fazendo isso, lidando de frente com essas situações verás que não são tão más como acreditavas ser. 

Desse modo assumes o teu poder pessoal e deixas de estar refém do que quer que seja, escolhes liderar a tua vida e não ser liderada pelas circunstâncias ou por outras vontades. Independentemente do que acontece apenas tu tem o poder de decidir de que modo permites que mexa contigo, que importância tem sobre ti e o modo como escolhes agir.

Quanto mais em paz contigo estiveres mais isso se notará na tua realidade externa e nos comportamentos das pessoas que dela fazem parte. E isso permite que tudo flua como deve, ou seja, as pessoas permanecerão ou partirão da tua vida no momento certo, permanecendo o tempo adequado a sua aprendizagem e à tua também.

Estando mais ciente de quem és e do que és capaz descobres que a paz que sempre procuraste está onde sempre esteve, em ti, é parte da essência do que és e nada o pode alterar, circunstância alguma o pode afectar de verdade.

Os teus relacionamentos melhoram e muito quando cuidas do teu relacionamento mais importante e essencial a todos os outros. Esse relacionamento é aquele que estabeleces contigo mesma, com as ideias e crenças que alimentas sobre ti e o teu papel no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...