segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Dicas que te tornam mais resiliente




Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. A resiliência tem a ver com a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder demasiado à pressão, seja qual for a situação.

Aqui ficam algumas dicas que te ajudam a ser mais resiliente:

Deixar de se culpar a si próprio

Quando algo corre menos bem não tem que se martirizar por isso, não tem necessariamente que ser por culpa sua, não se trata de encontrar culpados, mas sim trata-se de responsabilidade. Ou seja, não devendo assumir culpas, mas sim assumir as suas responsabilidades nas situações em causa. E responsabilidade tem a ver com a sua capacidade, a sua habilidade de responder, de agir perante as situações por forma a encontrar as melhores soluções. Enquanto que a culpa apenas se foca no que está errado e não produz soluções.

Impedir que as situações negativas o "paralisem".

Todos estamos sujeitos a situações que julgamos como menos boas, como negativas e no entanto o que mais releva é o que escolhemos fazer com elas, que importância e poder concedemos a essas situações sobre nós e a nossa realidade. Deixamos que nos paralisem, que nos condicionem as nossas ações? Ou em função do que são escolhemos agir por forma a encontrar as melhores soluções e retirar os devidos ensinamentos? Escolher uma ou outra significa ser mais ou menos resiliente, ser mais ou menos pró-ativo.

Enfrentar a dor

Por vezes procura-se mascarar as dores a ver se passam despercebidas, se desaparecem sem causar incómodos e no entanto ela está lá. A dor quando surge não é por acaso, ela é um sinal de alerta, uma chamada de atenção para aspectos que temos negligenciado. E se, em vez de a negarmos, escolhermos olhá-la de frente, ver o que nos tem a comunicar, iremos aprender com ela e veremos que não é tão má como parece ser quando a tentamos ignorar, pois aquilo a que resistimos persiste e ganha poder sobre nós. Aquilo que enfrentamos mostra-nos que somos mais capazes do que por vezes cremos ser.

Pedir ajuda

Ninguém existe sozinho, o ser humano é um ser relacional, não só com outros humanos, como também com outros animais e com a natureza no geral. Existem situações que nos fragilizam mais, ou que exigem uma atenção e recursos maiores que são incomportáveis por uma só pessoa e aqui pedir ajuda a outros não se torna um sinal de fraqueza, mas sim um sinal de força e coragem. Saber reconhecer quando pedir ajuda é um sinal de força, ter essa humildade sem vergonha porque todos somos parte dessa imensa unidade que é a vida. Tudo está ligado, o que fazemos tem impacto naqueles que nos rodeiam. Pedir ajuda torna-te mais resiliente, é um contributo para lidar com a pressão.

Deixar de tentar controlar o que não pode controlar

Há situações que não estão sobre nosso controlo, nomeadamente o modo como os outros se comportam e escolhem viver as suas vidas, aquilo que controlamos sim, é o modo como escolhemos agir perante essas pessoas e o quanto permitimos que isso nos afecte e condicione a nossa vida. Se nos focarmos no que podemos controlar e deixando entregue a quem de direito aquilo que não controlamos, estaremos mais preparados para lidar com o que quer que surja e mais cientes dos recursos que temos para viver a nossa realidade mais em paz, mais em fluxo com a vida e desse modo também sermos um exemplo que outros se assim o entenderem possam seguir.

Estas dicas ajudam-lhe a ser mais resiliente no sentido mais puro do termo, ou seja de voltar ao seu estado natural, porque a sua natureza, a sua essência é perfeita tal como é e nada do que ocorra na sua realidade pode beliscar a sua essência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...