sábado, 20 de abril de 2013

6 Dicas para cuidares da tua marca pessoal



Todos temos uma marca pessoal que resulta das nossas características físicas, intelectuais e emocionais e da nossa interação  com o meio envolvente em que estamos inseridos, das ideias que temos sobre nós e das ideias que os outros constroem sobre nós. Quanto mais consciente estiveres da tua marca pessoal mais podes assumir a responsabilidade por forma a cuidar da mesma para que esta seja congruente com aquilo que és e aquilo que é percecionado pelos outros.

Deixo-te algumas dicas para cuidares da tua marca pessoal:

1 Reconhecimento da situação atual
Reconhecer a situação atual passa por aceitares a tua vida como ela se apresenta neste momento sem julgamentos, seja qual for a tua situação, pois quando julgas desfocas a tua atenção do momento presente e desperdiças as tuas energias que poderiam ser usadas de uma forma mais próativa.

2 Autoconhecimento
Investe no autoconhecimento, depois do reconhecimento da situação atual, procura conhecer-te melhor pois possuis em ti todos os recursos que necessitas em cada momento, foca-te nos teus pontos fortes e procura desenvolve-los, procura exemplos positivos com que te identifiques e extrai aquilo que mais te serve.Identifica oportunidades de crescimento pessoal em todos os domínios e que poderão sinalizar um caminho para ti. 

3 Posicionamento
O posicionamento passa por definires aquilo que é o teu valor acrescentado, aquilo que te propões ser como mais valia e que te diferencia dos demais. Tu és único mais ninguém é como tu no mundo, é fazendo valer o que te distingue e trabalhando na sua melhoria para dar a conhecer o que pretendes contribuir, o que pretendes agregar. 

4 Marketing Pessoal
O marketing pessoal é a divulgação, a promoção da tua marca pessoal, é usando o marketing que te dás a conhecer e difundes a ideia que queres que os outros tenham de ti e daquilo que tu te dispões a contribuir.Através do marketing dás-te a conhecer, pois se ninguém souber que tu existes, e aquilo que fazes,quais os teus atributos e habilidades; não sabendo que existes não serás requisitado. Sê criativo a divulgar quem és e o que te propões fazer, existem múltiplas plataformas ao teu dispor para usares nessa promoção, desde o mundo físico ao mundo digital. 

5 Empreendedorismo Pessoal
O empreendedorismo pessoal começa na tua atitude, é tendo uma atitude empreendedora positiva no sentido de te conheceres melhor, de arriscares a ir mais além, a sair da zona de conforto, pois só saberás até onde podes ir se entrares no desconhecido e ai todas as possibilidades existem. A atitude empreendedora passa pela ação, é agindo com atitude que poderás alcançar o que desejas ou algo que seja melhor para ti; e sim irás errar, falhar ao longo deste processo, mas um verdadeiro empreendedor vê-se ao lidar com os erros, estes servem de experiência, de aprendizagem e só serão definitivos se desistires de ti. Só quem desiste é derrotado, quem tenta uma e outra vez será bem sucedido, pois o erro é um caminho mais longo até ao sucesso

6 Responsabilidade Social Pessoal
A responsabilidade social pessoal é aquilo que estás disposto a dar de ti em prole da melhoria da sociedade sem esperar obter nenhum ganho pessoal, é aquilo que dás de ti de forma desinteressada e incondicional. E se achas que pouco podes fazer para tornar o mundo num local melhor, então faz esse pouco que podes fazer e verás como isso faz toda a diferença. Seja através de voluntariado, seja ajudando o vizinho do lado, há sempre algo que podemos fazer se a isso estivermos disponíveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...