quarta-feira, 17 de abril de 2013

Tens cuidado da tua marca pessoal?



Tens cuidado da tua marca pessoal? E o que é isto da tua marca pessoal?

A marca pessoal é a ideia que tens sobre quem és, normalmente as pessoas, mesmo alguns profissionais do marketing pessoal, associam a marca pessoal à imagem que as pessoas tem sobre nós, aquilo que os outros pensam sobre nós.

Aquilo que defendo é que a nossa marca pessoal nada tem a ver com as outras pessoas, tem a ver apenas connosco, são as crenças que temos sobre nós que condicionam a ideia que as outras pessoas possam criar sobre nós, o foco está sempre dentro de ti.

Quanto melhor cuidares de ti, da tua relação contigo mesmo, melhor será a tua relação com a tua realidade, pois esta é um espelho do teu interior, é uma projeção das crenças que criaste sobre ti e sobre a tua vida.

Assim em vez de te preocupares com o que as outras pessoas pensam sobre ti, sobre a ideia que elas criam em relação a ti, vai dentro de ti e investe no autoconhecimento, quanto melhor te conheceres, melhor será a tua relação com a vida em todas as suas manifestações.

Como definir então a tua marca pessoal? 

Primeiro começa por te colocar a pergunta: "quem sou eu" e não te apresses a responder, reflete bem sobre a pergunta e vai tomando nota das ideias que vão surgindo, como te defines, quais as características que são mais evidentes em ti. E acima de tudo sê honesto contigo mesmo, a única pessoa que podes enganar és tu próprio, isto para te dizer que aquilo que tens ignorado, aquilo que preferes empurrar para o fundo do baú, é importante porque condiciona a tua vida, ainda que de forma inconsciente até que decidas olhar para elas de frente.

É tomando consciência sobre quem és e aceitando-te como és que ficas preparado para potencializar e evoluir a pessoa que és, pois enquanto humanos somos limitados e a realidade em que estamos inseridos serve para que despertemos e possamos elevar o nosso nível de consciência.

Um reflexo de quem és é aquilo que gostas de fazer, aquilo que fazes e que perdes a noção do tempo, reflete sobre isso e toma nota de tudo aquilo que fazes com gosto, com prazer, que fazes sem esforço.Outro aspeto importante é aquilo que és muito bom a fazer, isto pode ser ou não coincidente com o anterior,aquilo que te faz perder a noção do tempo. Por exemplo podes gostar de cozinhar, mas não és muito bom ao nível de um chef.

Para a tua marca pessoal aquilo que és muito bom a fazer é importante, pode ser uma base de sustentação para aquilo que pode ser a tua profissão, a tua carreira. Como complemento neste teu exercício sobre o que és bom a fazer, podes perguntar aos teus familiares e amigos aquilo que eles acham que tu és bom a fazer, isso pode ser uma ajuda para ti, no sentido de perceber se há congruência entre aquilo que achas que és bom e aquilo que transmites às outras pessoas.

Contudo as crenças que tens sobre aquilo em que és bom a fazer não são limitativas, pois através de uma prática deliberada, uma prática intencionada podes te tornar bom numa tarefa,ou atividade que sejas "básico" neste momento. Estudo científicos referem que um treino para te tornares especialista num tema requer cerca de 10000 horas, que a uma média de 20h por semana, leva cerca de oito anos a conseguir, tudo isto são só valores de referencia, valem o que valem, podes com a tua dedicação e empenho atingir um nível elevado em menos tempo.

Concluindo este post para cuidares da tua marca pessoal trata de te conheceres bem, estar recetivo a abandonar as ideias sobre o que achas que desejavas ser e aceitar aquilo que és, com todos os defeitos e virtudes e trabalhar a partir disso. Seja em algo que já sejas muito bom, seja em algo que escolhas tornares-te muito bom. 

Quanto melhor contigo mesmo estiveres melhor será a ideia dos outros sobre ti e melhor será a tua vida, pois como já disse, a realidade é um espelho do nosso interior.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...