segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tu mereces ser infeliz


O título deste post é provocativo e sem mais explicação, será até para alguns insultuoso, tudo isso na verdade resulta apenas da perceção, da interpretação de quem o lê, contudo aquilo que eu quero dar a entender com este post é o seguinte, para se ser infeliz temos que o merecer, no sentido que resulta da nossa ação.

A nossa essência é feliz, se quiseres  e usando um termo automobilístico  vimos equipados de série com felicidade, é o nosso estado natural. E chamo a atenção que felicidade não é um estado permanente de prazer, de euforia, a felicidade é muito mais que isso, é uma presença permanente de serenidade, de plenitude, que independentemente das circunstâncias em que se esteja, nada pode abalar essa plenitude,essa serenidade.

Logo para estar infeliz é necessária a nossa ação, a infelicidade resulta apenas da nossa perceção da realidade, ela não é a realidade em si; essa infelicidade emerge muita das vezes daquilo que desejámos que aconteça não acontece e é desta comparação permanente entre aquilo que acontece e aquilo que achamos que deveria de acontecer que resulta a insatisfação e quanto mais nos focamos nestas diferenças, mais nos afastamos do momento presente onde nos conectamos com a nossa essência.

Para sermos infelizes resulta num esforço continuado, é necessária a nossa ação para que a infelicidade se possa fazer sentir em nós, crias várias estórias sobre quem és e sobre o que os outros, que fazem parte da tua vida, são e aquilo que eles contribuem para a tua infelicidade, fazes deles os bodes expiatórios para aquilo que te acontece.

E neste processo esqueceste que está tudo na tua mente, tudo ocorre em ti e depois como és tu que crias, procuras e encontras as provas que sustentem aquilo em que acreditas e quanto mais crias, mais provas encontras e num ciclo sem fim, aprisionas-te nesse enredo; e isso pode ser assim pela tua vida fora ou pode ocorrer que despertes desse torpor e te dês conta da ilusão em que tens vivido.

O bom disto tudo é que aconteça o que acontecer nada pode condicionar, pode beliscar a tua essência, esta é perfeita assim como é e nada exige de ti a não ser a tua presença.

E podes pensar, "pois dizes isso porque não és tu que vives os meus problemas,senão não falavas assim."

Ao que eu te respondo, tens razão, se acreditas nisso tens razão e será real para ti enquanto quiseres que assim seja, no entanto a partir deste momento tomas consciência que tens alternativa, que podes escolher acreditar em algo de diferente; indo mais longe podes escolher deixar de acreditar no que quer que seja e apenas entregares-te ao Ser, ele sabe o que é o melhor para ti.

Todas as ideias que tens sobre ti são apenas estórias que surgem na tua mente e que as alimentas com a tua atenção e emoção e atrais até ti os "atores" que fazem parte do teu filme e que irão atuar de acordo com o papel que lhes atribuis, eles espelham situações tuas por forma a que lides com elas de frente e as possas superar; todos os desafios da vida servem para que aprendas, para que te conheças de verdade.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...