segunda-feira, 29 de abril de 2013

A necessidade de ter razão aprisiona-te


A necessidade de ter razão impede-nos na maioria das vezes de perceber o quão feliz é a nossa essência e que basta uma escolha nossa para que essa felicidade se explane na nossa realidade e na das pessoas que dela fazem parte.

Os conflitos que vamos tendo resultam quase sempre desta necessidade de defender a nossa razão contra as ideias "erradas" dos outros, pois eles não conseguem ver as coisas como nós as vemos e achamos que como nós as vemos é que é o certo. E os outros é que tem a culpa por não conseguirem ver as coisas de acordo com a verdade, a nossa verdade.

E na defesa dessa verdade entramos em desacordo com o outro, fazemos do outro o nosso inimigo, pois se não estás comigo estás contra mim e se te esforçasses um pouco poderias ver as coisas como eu vejo, verias que a razão está do meu lado; e se a outra pessoa não muda o seu ponto de vista é porque é má pessoa, ou está mal intencionada.

Quando há uma troca de argumentos na defesa da sua verdade só prevalece a vontade daquele que tenha uma posição de poder sobre o outro, seja dentro de uma família, seja numa empresa; e isso acontece a um nível aparente, pois interiormente aquele que cede por obrigação de influência, continua a achar que a sua razão é que é a válida.

Um resultado da necessidade de ter razão é que a conversa tida, a troca de argumentos continua muito para lá do seu final factual, ou seja, depois de cada um ir para o seu lado a discussão continua na mente, a troca de argumentos faz-se sentir e novos argumentos e ideias que se gostaria de ter dito e não se disse, por não poder ser sincero ou por não se ter lembrado, fazem com que essa discussão se perpetue.

E nessa necessidade de defender a razão que continua na nossa mente para lá do fim da discussão aquela que é a nossa vida vai passando sem a nossa presença, continuando nós agarrados a esse momento passado e deixamos de percecionar a nossa essência feliz, que vale pelo que é, não precisa de ter razão para ser como é e nada a pode beliscar, nenhuma ideia a pode diminuir ou aprisionar.

Quando te apanhares no meio de uma discussão faz uma pausa, respira fundo e pergunta-te a ti mesmo se preferes ter razão ou ser feliz. E seja qual for a tua escolha será a certa para ti nesse momento, podendo a cada momento escolher de novo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...