sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como deixar de sofrer


Se estás neste momento passando momento difíceis na tua vida e julgas que não há saída para ti, que nada podes fazer, se te lamentas pelos cantos, se te fartas de chorar e só te apetece desistir; tudo isso é real para ti, pois acreditas que é real, tudo isso teve origem na tua mente e manifesta-se na tua realidade.

Chamo a atenção que não tens culpa da tua situação, não se trata de culpa, mas sim de responsabilidade. Somos responsáveis pela nossa vida e como tal significa também que possuímos em nós a possibilidade de escolher diferente, de mudar aquilo que não está de acordo com a nossa essência. E não o tens de fazer sozinha podes pedir ajuda, pedir ajuda é um ato de amor próprio.

A origem do sofrimento está na diferença entre aquilo que desejávamos que a vida fosse e aquilo que ela é de verdade, e como estamos apenas focados naquilo que ela deveria de ser estamos desligados da nossa vida,estamos desconectados da nossa vida, estamos ausentes e no entanto a vida continua, e a nossa vida só pode ser vivida por nós, mais ninguém a vive por nós.

O sofrimento é uma estória que contas sobre ti, que te faz ver como vítima das circunstâncias, como impotente para fazer algo e que te leva para baixo, que te leva a baixar os braços e ai surgem as doenças, surgem as depressões.

E sim, se esse é o teu caso, é real para ti, e dói, e sim sofres de verdade, a questão é que foi criado na tua mente limitada essa ideia e como a criaste, procuras e encontras as provas que sustentam a tua estória e se te dizem que podes fazer algo por ti mesma, que possuis os recursos para mudar a situação, tu não acreditas, dizes "falas assim porque não é contigo", " não passaste pelo que passei"

Como fazer então para deixar de sofrer?

Deixando de acreditar naquele que criou a estória do sofrimento, aquele que sofre é uma ideia limitada de ti, é o ego, mas o ego é uma ilusão, é um pensamento como qualquer outro. Para um momento e repara se consegues ver o ego, se o consegues encontrar.

Sim podes ver um corpo, as emoções surgem, são reais, mas não há um sofredor, não há aquele que sente as emoções, elas ocorrem por si só, são manifestações da vida e podes apenas observá-las, tu és esse espaço ilimitado onde elas ocorrem, onde ocorrem essas estórias, onde o ego tenta te fazer crer que és apenas isso. 

Repara que a vida é perfeita por si só, o corpo funciona por si só, não controlas a milhentas funções que ocorrem no corpo, as células que se regeneram, a corrente sanguínea, etc. Os pensamentos surgem e não sabes de onde vem e quando vem, apenas podes escolher aqueles a que dedicas a tua atenção.

Podes optar por deixar cair as estórias, pode deixar de dar o controle ao ego e confiar na vida, deixar que esta te mostre o caminho, que te mostre a perfeição do Ser, a sua luz imensa, o puro amor incondicional e essa opção pode ser feita agora.

3 comentários:

  1. Olá Paulo, escreves: "não há aquele que sente as emoções," o que queres dizer com isto?

    ResponderEliminar
  2. O que quer dizer é que esse aquele é mais uma estória, um pensamento, uma ideia de limitação que ocorre nesse espaço de consciência ilimitado que somos em essência.Logo não há um alguém que sente, apenas as emoções a surgirem nesse espaço ilimitado.

    ResponderEliminar
  3. ahhh ok, obrigado. mas tenho a dizer que não está muito explicito. desculpa a franquesa, eu que estou dentro destes temas não percebi bem, imagino quem não estejas que é onde queres chegar acho eu. abraço, Duarte

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...