segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Toma atenção


Crês existir onde estiver a tua atenção, onde colocas a tua atenção limitas a tua perceção da realidade a esse foco. Se a tua atenção estiver orientada para o passado e tudo aquilo que tens memória de ter acontecido. Obrigaste a reviver essas memórias pois é aí que colocas a tua atenção e aceitas como real para ti essas memórias e procuras provas que sustentem a tua atenção.

Esse é um foco interno suportado nas memórias. E tudo aquilo que ocorre no presente é visto não por aquilo que é, mas sim através das lentes dessas memórias, é visto à luz das tuas experiências passadas. No entanto mesmo essas memórias só podem ser vividas no momento presente.

O que quer que faças, onde quer que coloques a tua atenção, isso ocorre sempre e só no momento presente. Pois só este existe, mais nenhum momento no tempo existe fora do agora. Podes-te iludir sobre outros momentos no tempo, mas são isso mesmo, uma ilusão. Não são aquilo que julgas que são.

É a tua atenção que direcciona onde despendes a tua energia, é o teu "bem" mais precioso. Quando estiveres a desempenhar uma tarefa ou a conversar com alguém, a tua mais-valia é a atenção que colocas nesse momento.

Quando estás com outra pessoa se estiveres de corpo e alma com essa pessoa, com atenção plena, poderás vê-la de verdade. De outro modo estarás a relacionar-te não com ela, mas sim com a imagem que estabeleces dela, seja alguém que conheces pela primeira vez, seja alguém que te é familiar. 

Sendo essa imagem mais sobre ti do que sobre essa pessoa, esta apenas se torna numa projeção tua. Projetas nessa pessoa as referencias internas que possuis, porque só a poderás conhecer se estiveres presente para aquilo que ela é.

Estando atento a cada momento tomas consciência da imensidão daquilo que constitui esse momento, ele é pleno, tudo inclui, nada é perdido. O todo está presente em cada momento, pois este é um imenso agora. Possui cada momento tudo aquilo que necessitas para o desfrutar em pleno. 

Nada te falta, mesmo que uma ideia de falta surja, ela é isso mesmo, uma ideia, mas não a realidade em si. A realidade está muito além daquilo que julgas que ela é e quanto mais focares a tua atenção no agora, mais ciente daquilo que é ficas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...