segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

O Ser não cabe em mim


O Ser não cabe em mim é o título do meu livro de poesia e de um dos poemas que o constituem. E o Ser não cabe em mim significa o quê? Este mim é esta ideia limitada que temos sobre nós, é o ego. Sendo este, o ego, limitado. O Ser, que é a essência, não pode ser contido nessa limitação, nessa ideia. 

Pois a essência é ilimitada, nenhum conceito, nenhuma barreira a pode condicionar, a pode encarcerar.

A personalidade que nos habituamos pensar ser a nossa é isso mesmo um hábito construído ao longo dos anos e como hábito que é funciona automaticamente. Acontece por si só e até aqui nada disso nos condiciona, aquilo que nos condiciona é crer que somos apenas isso. 

Limitando-nos a essa personalidade cremos na nossa finitude, cremos na inevitabilidade do sofrimento. E essa personalidade pode sim sofrer, pode adoecer, pode infligir dor, pode ser vítima das suas vontades, pode viver alegria intensa, realizar-se no encontro com o outro, que vê como separado de si.

Tudo isto é natural desta experiência humana, é real para quem vive essas experiências. Tudo o que acontece é perfeito, pois é o que acontece. E antes de acontecer já foi aceite pela essência, de outro modo não ocorreria.

Podemos escolher lutar, resistir contra a realidade que experienciamos e o resultado dessa luta será vermos a realidade a vencer sempre. Pois aquilo que é é. A outra escolha que temos é aceitar a realidade como ela é e deixarmos que esta nos mostre aquilo que é e desse modo aquilo que somos, pois nós somos a vida. Esta não é algo que nos acontece, mas sim aquilo que somos.

Esta ideia limitada que temos como sendo quem somos não consegue entender quem é de verdade, e o melhor é que não é suposto que o faça. Não precisa de o fazer, basta que esteja presente a viver a vida tal como ela surge. E por vezes ela parece surgir de uma forma tida como negativa e no entanto isso passa. Por vezes ela surge de uma forma tida como positiva e no entanto isso passa.

Tudo passa apenas a essência é permanente, é imutável. O Ser não cabe em mim, por forma a que este eu limitado possa descobrir a imensidão do Ser e desfrute na busca de o conhecer.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...