terça-feira, 26 de abril de 2016

O teu maior desafio



O maior desafio que o ser humano tem de superar é o do confronto consigo próprio, é a forma como lida com aquilo que acredita ser e aquilo que aparenta ser. Normalmente perante a sociedade procura dar uma imagem de si que é trabalhada, muita das vezes de forma inconsciente, outras conscientemente.

Cada um procura dar uma boa imagem de si, procura demonstrar a sua melhor versão ou na ausência de uma boa autoestima, quando crê ser menos do que é, quando se julga inferior aos outros, sujeita-se a um julgamento interno castrador, que depois reflete-se externamente.

Nesse confronto incessante entre aquilo que julga que é e aquilo que quer transparecer para os demais, vai-se esvaindo as suas energias, pois nenhum ser humano é perfeito, nem consegue ser e assim sendo é perfeito que o seja. Porque perfeita já é a essência do que somos feitos e como tal nada há a aperfeiçoar.

A razão de ser da realidade humana é mesmo a vivência daquilo que se é no momento presente, do modo que se apresente essa mesma realidade. Independentemente do julgamento que seja feito da realidade, o ser bom ou mau e tudo o resto entre esses extremos, tudo isso é aquilo que somos e o que somos é indivisível, é uno.

Bom ou mau é uma estória criada na mente e que alimentamos com a nossa atenção, mudando o foco da nossa atenção, aquilo que é bom pode deixar de o ser, assim como aquilo que é tido como mau, também o pode deixar de ser.

Mas não acredites nisto que acabas de ler, apenas porque eu o escrevi, aquilo que te deves permitir é experimentar por ti, pois nada substitui a tua experiência. Muitas pessoas podem-te dizer aquilo que será o melhor para ti, aquilo que será o ideal, mas apenas tu podes viver a tua vida, mais ninguém o fará por ti.

Permite-te o desafio de deixar de resistir à realidade tal como ela se apresenta, permite-te temporariamente aceitares-te tal como és, fica atento e observa esse diálogo interno quando ele começa a criticar aquilo que és, quando começa a julgar a tua aparência, as tuas atitudes, quando começas a contar-te estórias sobre o quão afastado dos outros, que são melhores que tu, estás e o quanto tens de mudar para um dia talvez mereceres algo mais, algo melhor.

Observa apenas, sem julgar, sem lutares contra o que te desagrada, mas sim atento ao que sentes, atento às emoções que surgem, atento aos pensamentos que aparecem e quanto mais te permitires fazer este desafio mais ciente da verdade em ti estarás e mais em paz contigo estás. 

Começas desse modo a dar término a essa guerra constante que se dá dentro de ti e que crias acontecer apenas fora de ti. Descobrindo quem és de verdade, com tudo de bom e mau que existe em ti, encontras o maior dos tesouros, a maior das sabedorias e que é a perfeição daquilo que é.

Na verdade definição alguma pode descrever a verdade da essência em ti e o quão libertador isso é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...