segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conceitos limitam a vida



Os conceitos limitam a vida tal como a crês viver, esses conceitos são os filtros que te mostram ou escondem aquilo que tens como sendo o real, como sendo verdadeiro para ti. Desde a infância que nos são incutidos conceitos que vamos absorvendo e que definem quem somos e como nos comportamos face à realidade externa.

Desde logo o conceito de uma personalidade limitada por um corpo e com um nome próprio, que baliza essa personalidade. Alguém que é alguém tem um nome, é esse nome o fio condutor de um conceito. Conceito esse que vive em função da diferença entre si mesmo e tudo o resto que lhe é externo, que vive para lá dos seus limites.

Os conceitos são muralhas que criam pequenas ilhas existenciais gravitando numa realidade ilusória, pois esta não é aquilo que pensamos que ela é.

Em defesa desses conceitos surgem os grandes conflitos, as clivagens entre quem os aceita e os que os ameaçam. Uma dualidade permanente entre um eu e os outros, os meus conceitos e os conceitos dos outros, sendo sempre o nossos aqueles que estão certos, sem na maior parte das vezes considerar a possibilidade de os outros poderem igualmente serem admissíveis, serem verdadeiros.

Os conceitos que tanto se protegem são maioritariamente definições do passado que se preservam sem questionamento, alguém nos incutiu que era assim e assim passa a ser, sem questionar, sem conhecer de verdade tal como é no momento presente.

Contudo a partir do momento em que se define um conceito o objeto sobre que recai esse conceito deixa de ser visto, percecionado tal como é, ele deixa de existir como tal e passa na mente de quem o perceciona a ser limitado por esses conceitos. Por exemplo uma rosa cada vez que vê uma flor que identifica como uma rosa deixa de ver a verdadeira flor e apenas vê o conceito criado sobre esse tipo de flor e todas serão igualmente vista como tal, deixando assim de as conhecer de facto, mesmo o conceito de flor reveste-se de uma caixa maior que limita a perceção do real. Isto aplica-se a todos os conceitos.

 Mas então é mau existirem conceitos? 

Isso cabe a cada um de nós definir por si se será bom ou mau, na medida em que nos deixarmos limitar por esses conceitos, na medida em que nos fecharmos nesses conceitos e desse modo deixando de vislumbram todo um mundo de possibilidades infinitas que existe para lá de qualquer conceito e englobando esses mesmos conceitos. 

A vida que és não conhece limites, nem divisões, tudo acontece em ti sendo perfeito tal como é.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...