sábado, 12 de julho de 2014

Amas de verdade?

                                           






Amas de verdade? Será amor aquilo que sentes pelas pessoas que crês amar?

Só ama de verdade quem não necessita do amor de outras pessoas. O amor não é uma relação de trocas, pois esse amor que vive apenas desse equilíbrio de trocas, desse deve e haver, esse amor é condicional, ele é limitado. Esse amor é dependente e acabarás por te desiludir, pois outra pessoa  ou pessoas, não te poderão dar aquilo que já tens, aquilo que és de verdade.

Em essência somos amor, puro amor. Este amor é incondicional, ele não necessita de nada do outro para se sentir pleno, para se sentir vivo e livre.

O amor condicional cria expectativas sobre o que o outro é e como deve esse outro retribuir, como ele deveria se comportar. Esse amor só pode falhar e ao fazer isso será bem sucedido, pois foi para isso que ele foi constituído, as bases que o fundaram foram frágeis e assentes em mera ilusão. 

A única certeza do amor condicional é que ele trará desilusão. Não significa isso que todas as relações fundadas nesse amor condicional tenham que terminar, muitas duram anos, uma vida inteira até, no entanto alimentam-se de resignação, de conformismo, de hábito de presença e não de puro amor.

Quer dizer que o amor condicional é errado?

Não, ele não é errado, o certo ou errado existe apenas na concepção de cada um de nós. É a nossa interpretação que o faz ser um ou outro. A nossa experiência humana, o jogo do ego que jogámos, pode ser esse mesmo para alguns de nós, o experienciar a ilusão de um amor condicionado ao que outros possam acrescentar. Pode passar pela vivência da desilusão de não ser inteiramente correspondidos, abandonados até. Podendo isso repetir-se várias vezes até que se esteja preparado para despertar, até que se desista de sofrer e em entrega total se abandone à essência.

Aquilo que somos é muito mais basto do que a imaginação humana pode alcançar. A imensidão da vida que somos não pode ser expressa em palavras, no entanto estas podemos ajudar-nos a aproximar-mo-nos um pouco, podem ajudar a reconhecer a ilusão e deixar que ela se desvaneça.

O amor verdadeiro, o puro amor é aquilo que somos, ele é pleno, é inteiro. Tendo consciência do mesmo, todas as relações em que estiveres serão plenas, tal como forem, pois sabes que independentemente dessas relações durarem muito ou pouco, elas durarão o tempo exacto e que nada disso belisca o que quer que seja a tua essência. 

Nada retira o que seja ao amor que és, esse amor só pode crescer. Ele cresce através da sua partilha incondicional. Amas sem necessitar de acreditar que precisas de ser retribuída. O amor incondicional nunca falta, é sempre suficiente, ele é o todo.

Amas de verdade quando aceitas o outro como ele é, amando os seus defeitos e virtudes. Cada ser humano dá o seu melhor. Isso não implica que tenhas de suportar todas as relações, algumas existem para que tenham de terminar, para que tenhas de experienciar o seu fim, aprendendo o que tens de aprender e seguir em frente.

Que o teu foco seja estar presente amando a realidade como ela é, partilhando o teu amor e desse modo fazendo com que cresça.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...