segunda-feira, 28 de julho de 2014

Aprender a estar mais presente

                        


Uma das maiores ilusões numa busca por ser mais espiritual é a de aprender a estar mais presente, a viver no agora. Muitas pessoas influenciadas por "gurus, mestres" e afins, procuram se focar mais no momento presente, viver no agora. De facto apenas o agora existe, apenas o momento presente é real, isso não está em causa, a única diferença é que não há uma forma de estar mais presente, não há como aprender a viver no agora.

Esta é uma ilusão criada pelo ego, essa ideia limitada de ti, que te mantém aprisionado nessa busca incessante por algo mais, por algo externo a ti e que venha melhorar a tua situação, a tua vida. O ego também se torna espiritual se isso servir para manter o seu controle, servir a sua existência.

O ego, no entanto, não é o teu inimigo, não é algo que tenhas que derrotar para por fim teres aquilo que mereces e é teu por direito. O ego existe em ti, ele não te limita, a não ser que o permitas. Tu és esse ilimitado espaço onde ele se manifesta, onde ele se apresenta.

Só quem crê em ataque necessita de ter defesas. Não existem inimigos para ti, aqueles que crês existirem são uma ilusão, não são aquilo que pensas que são. A forma de superares esses inimigos que acreditas existirem na tua realidade é através do amor. Ama essas ideias de que existem tais inimigos, torna-te ciente delas sem resistência e elas desvanecerão por si só.

Se de facto procuras estar mais presente no agora não há nada que tenhas que fazer, apenas ser quem és, tal como és.

Todas as tuas dúvidas, todas as crenças que permites que te limitem, todas essas ideias e pensamentos, ocorrem sempre no agora, sempre no momento presente. Podes-te iludir que estás desfasado do momento presente, mas de facto isso não é possível, estejas ou não ciente disso.

Deixa de resistir àquilo que és e isso começa mesmo por aceitar que resistes àquilo que és, por aceitar que gostarias de ser algo diferente daquilo que és. Aceita o que quer que se manifesta no momento presente, o que quer que seja não altera aquilo que és em essência. Seja isso percecionado como bom ou mau.

O que quer que ocorra já foi aceite pela tua essência, de outro modo não aconteceria. Tudo é parte do todo que és, nada é rejeitado, nada é perdido. Quanto mais livre dessa busca por ser especial, por ser algo mais, por procurar ser algo diferente daquilo que és, mais ciente  te tornas que já és tudo e muito mais do que poderias imaginar ser.

Isso não implica que enquanto humano todas as dúvidas terminem, que as dificuldades terminem e que tudo passe a ser um mar de rosas. A grande diferença que acontece é que estás ciente que nada disso belisca a tua essência e que o sentido desta experiência humana é mesmo essa vivenciar tudo aquilo que ocorre, tal como ocorre. Ou seja quando algo te doí, te faz sentir triste, vives isso, aceitas isso como é, tal como o fazes quando sentes prazer e alegria. Tudo isso são interpretações tuas sob um ponto de vista limitado daquilo que é a essência.

A tua resistência ao que não te agrada só incrementa o poder dessas situações sobre ti e a sua repetição até que as vivas sem resistência. E é perfeito que assim seja. A vida é simples, é equilibrada e tu és isso, tu és vida, ela não é algo que te acontece, é sim. aquilo que és.

2 comentários:

  1. "
    A tua resistência ao que não te agrada só incrementa o poder dessas situações sobre ti e a sua repetição até que as vivas sem resistência. E é perfeito que assim seja. A vida é simples, é equilibrada e tu és isso, tu és vida, ela não é algo que te acontece, é sim. aquilo que és."
    Agradeço .
    Tendo um familiar com dependência , que me tem roubado ......então como faço ?
    Deixo que ele me roube o restante ?
    Explique-me por favor esse não resistir, para que a "situação não seja reforçada "
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Não resisto e envolvo no Amor que Eu Sou , mas não vou condescender .
    A Vida que Eu Sou , orienta-me , pois situações e pessoas se apresentam , para eu me movimentar em relação á situação que estou a viver.
    Muito grata .
    Maria
    Maria .

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...