quarta-feira, 2 de julho de 2014

Se tudo é simples, porque é tão difícil mudar?






Se respondes afirmativamente à questão levantada no título, se te é difícil mudar, se já o tentaste várias vezes e raramente és bem sucedido. Se é este o teu caso descansa, não és o único. É perfeitamente "normal". A mudança é difícil porque aquele que procura mudar é apenas uma parte limitada daquilo que és de verdade. É uma ideia de limitação, é o ego. E o ego coloca muitos entraves à mudança, ele cria muitas resistências.

E é perfeito que assim seja, não tem mal nenhum. Só te parece ser mau enquanto te identificas totalmente com essa ideia de limitação e te encontras insatisfeito, desejando que as coisas e o que és fosse diferente do que aquilo que julgas ser.

Necessitas de muita energia para tentar mudar aquilo que crês ser. São essas crenças que pululam na tua mente que controlam a forma como te percecionas e a realidade em que vives. Por muitos objetivos que estabeleças, por muitas ações que empreendas na persecução desses objetivos, eles serão infrutíferos, sempre que esbarrarem nas tuas crenças.

As crenças são essas ideias enraizadas na tua mente e que acreditas ser. Elas estabelecem os filtros, as lentes pelas quais vês e vives a tua realidade. De um ponto de vista da tua limitação, do ego, é possível com muito esforço mudar algumas coisas na tua vida e até algumas dessas crenças. Mas a regra principal deste jogo de ser humano, deste jogo do ego é "busca mas não encontres", faz parte desta experiência permitindo desse modo a consciência ser ciente de si mesma.

Na medida em que estiveres preparado para despertar, enquanto ser humano, para a verdade do que és irás concluir que em essência nada precisa de ser mudado, tudo é simples e perfeito assim como é. Todas as dificuldades, todos os desafios que te surgem, todas as coisas que tens como boas para ti. Tudo isso é perfeito assim como é, porque é como é.

Aquilo que temos como problemas enquanto humanos resulta desta resistência àquilo que é, desejando que seja outra coisa diferente do que é. Levando isso a que nos afastemos do momento presente, o único que é real, e desse modo complicando aquilo que é simples. 

Na verdade não o complicamos. mas cremos que sim, acreditamos que a nossa vida é complicada, que ninguém sofre como nós, que os nossos problemas são sempre os maiores, pois são aqueles que vivenciamos. Por vezes como consolo, como reforço da ilusão e desculpa para nada fazermos encontramos exemplos de alguém que está pior do que nós.

Quando estiveres preparado para isso, poderás escolher entre reforçar essa ideia limitada de ti, essa história do ego, tentando melhorá~lo, tentando que seja mais perfeito, sem no entanto o conseguires. Ou então escolher desapegar do ego e tornar ciente que és o espaço onde ele se manifesta, que a tua essência é perfeita tal como é, não podendo ser melhorada, ser mudada. Que tudo o que ocorre nela é perfeito, pois de outro modo não ocorreria, que nada é excluído.

E quando isso acontecer permitir-te-ás desfrutar da tua realidade como ela é com desapego. Desfrutar desta experiência de ser humano, como tudo aquilo que julgas como bom e mau, sabendo que nada disso belisca a tua essência. 

Sim é assim tão simples, vê por ti.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...