segunda-feira, 7 de julho de 2014

Aprender a lidar com as dificuldades



Enquanto humanos seremos sempre confrontados com dificuldades, seremos desafiados pela vida, a questão não se coloca se os terás ou não, mas sim aquilo que farás perante essas dificuldades, perante esses desafios. 

Essas dificuldades serão diversas e não são vistas de igual modo, de acordo com o momento da vida em que estiveres, de acordo com o teu nível de consciência, classificarás essas ocorrências como dificuldades ou não. Uma mesma situação poderá ser muito difícil para ti em determinado momento e no momento seguinte não o será.

Aquilo que temos como dificuldades, como problemas resulta da nossa interpretação, é o nosso julgamento que os classifica de um modo ou de outro. É a atenção que dedicas a determinada situação que irá relevar a importância que terá para ti e aquilo que irá exigir de ti.

Quando as dificuldades surgem podes deixar-te submergir nessas dificuldades, deixar que elas te aprisionem e quando assim é, parece que um infindável rol de dificuldades aparecem. Uma catadupa de situações originam outras, qual efeito de bola de neve, e por vezes dás contigo sem saber como agir.

Quanto mais te focas nos problemas, mais problemas tens. 

A boa notícia é que qualquer dificuldade, qualquer situação problemática possui em si mesma as soluções. Tu possuis os recursos para lidar com qualquer dificuldade, por mais difícil que seja, por mais improvável que te pareça que possas ter esses recursos. E é assim porque é aquilo que acontece, só acontece aquilo que estamos preparados para lidar. É desse equilíbrio que é feito a universo, a existência.

Libertando a tua atenção dos problemas permites que as soluções que ai estão se façam notar. Abre o caminho na tua atenção para que as soluções respirem em ti. Deixa que a tua inteligência natural tome conta de ti, deixa que o amor, o puro amor, que és em essência te guie e oriente ao encontro do melhor de ti.

Quando as dificuldades surgem em vez de as rejeitares de imediato procura saber aquilo que elas te querem comunicar, aquilo que elas te querem mostrar sobre ti. Tudo o que ocorre na nossa realidade é um reflexo da nossa realidade interna. Olhando para a nossa realidade poderemos conhecer um pouco mais sobre nós, sobre quem somos de verdade.

Este desafio de ser humano é um desafio de autoconhecimento, é um desafio com vista a responder a uma única questão, que é "quem sou eu?"

Na procura da resposta a essa questão o ser humano leva a que a consciência que somos se experiencie a si mesma. Sendo perfeita, a nossa essência, é através desta limitação humana que ela se experiencia, que ela dialoga consigo mesma.

Assim quando surgirem as dificuldades em vez de as rejeitares de imediato, procura saber o que te querem dizer, procura ter mente aberta para aprender e evoluir e confia que não estás sozinho, que toda a ajuda que for necessária te será dada. 

Quer isto dizer que irás sempre vencer? 

Do ponto de vista da essência, sim, pois nada pode beliscar ou afetar a tua essência, sendo ela imutável e intemporal. Do ponto de vista do ser humano nem sempre irás vencer as dificuldades, pois a cerne da experiência pode ser esse mesmo, o de experienciar aquilo que temos como derrota, o fracasso. Quanto mais rejeitarmos essa situação, mais força lhe damos e ela voltará insistentemente até que teremos de ceder e aprender aquilo que é suposto.

Será que podemos saber quando seremos vitoriosos ou quando temos de experienciar a derrota?

O querer saber isso é um desperdício de energia, quanto mais presente estiveres no agora, mais disponível estás para aceitar aquilo que a vida tem para ti e saberás sempre aquilo que fazer. Prescindindo da necessidade de saber dos porquês, poderemos desfrutar em pleno de cada momento com desapego e desse modo mais próximos da essência estaremos. 

Porque o que quer que ocorra na tua vida ocorre em ti e não a ti. Tu és vida, plenamente vida, nada ocorre fora de ti.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...